Tudo sobre preenchedores de olhos
Contente
- O que são enchimentos para os olhos?
- Ácido hialurônico
- Ácido poli-L-láctico
- Hidroxilapatita de cálcio
- Transferência de gordura (enxerto de gordura, microlipoinjeção ou transferência de gordura autóloga)
- Prós e contras de cada tipo de preenchimento
- Como é o procedimento?
- Procedimento
- Recuperação
- Resultados
- Quem é um bom candidato?
- Quais são os possíveis efeitos colaterais?
- Minimizando efeitos colaterais
- Quanto custa isso?
- Como encontrar um cirurgião certificado
- Principais conclusões
Se você acha que seus olhos parecem cansados e desgastados, mesmo quando você está bem descansado, os preenchimentos oculares podem ser uma opção para você.
Decidir se você deve ou não fazer um procedimento de preenchimento do olho é uma grande decisão. Você precisará considerar coisas como:
- custo
- tipo de enchimento
- escolha do profissional para fazer o procedimento
- tempo de recuperação
- efeitos colaterais potenciais
Os preenchimentos oculares podem fazer maravilhas, mas não são uma solução milagrosa. Por exemplo, eles não são permanentes e não abordam algumas questões, como pés de galinha.
Conversar com um médico sobre os resultados que você espera é um primeiro passo importante.
Todo mundo merece ter confiança em sua aparência. Se você está pensando em usar preenchimento de olhos, este artigo irá informá-lo sobre o procedimento e o que você pode esperar em termos de resultados.
O que são enchimentos para os olhos?
Os preenchimentos oculares são usados para clarear a depressão lacrimal ou a área sob os olhos. Eles fazem essa área parecer mais gorda e brilhante. E reduzir as sombras sob os olhos pode fazer você parecer bem descansado.
Existem vários tipos diferentes de tratamentos para preenchimento dos olhos.
É importante notar que nenhum preenchedor é atualmente aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) para a área sob os olhos.
No entanto, existem alguns que são usados rotineiramente fora do rótulo. Esses incluem:
Ácido hialurônico
O ácido hialurônico é produzido naturalmente pelo corpo. Os preenchimentos de ácido hialurônico são feitos de um gel sintético que imita a substância natural do corpo. Os nomes de marcas populares incluem:
- Restylane
- Belotero
- Juvederm
Foi demonstrado que os preenchimentos de ácido hialurônico oferecem suporte à produção de colágeno na pele. A lidocaína, um anestésico que ajuda a anestesiar a área, é um ingrediente adicionado a alguns tipos de preenchimentos hialurônicos.
Por serem transparentes, fáceis de alisar e menos propensos a aglutinar, os preenchimentos de ácido hialurônico são o tipo de preenchimento mais comum usado na área sob os olhos
O ácido hialurônico fornece o resultado mais curto de todos os preenchimentos, mas é considerado por alguns profissionais como o que fornece a aparência mais natural.
Ácido poli-L-láctico
O ácido poli-L-láctico é um material sintético biocompatível que pode ser injetado por meio de um processo denominado rosqueamento linear.
Esta substância revigora significativamente a produção de colágeno. É comercializado sob a marca Sculptra Aesthetic.
Hidroxilapatita de cálcio
Este preenchimento dérmico biocompatível é feito de fosfato e cálcio. É capaz de estimular a produção de colágeno na pele e ajuda a apoiar e sustentar o tecido conjuntivo, adicionando volume à área.
A hidroxilapatita de cálcio é mais espessa que o ácido hialurônico. Muitas vezes é diluído com um anestésico antes da injeção.
Alguns praticantes evitam usar este preenchimento por preocupação de que a área sob os olhos se torne excessivamente branca. Outros apontam para a possibilidade de formação de nódulos sob o olho.
A hidroxilapatita de cálcio é comercializada sob a marca Radiesse.
Transferência de gordura (enxerto de gordura, microlipoinjeção ou transferência de gordura autóloga)
Se você tiver um rasgo profundo onde sua pálpebra inferior e bochecha se encontram, seu provedor pode recomendar o uso de uma injeção da própria gordura do seu corpo para construir a área.
A gordura é geralmente retirada de:
- abdômen
- quadril
- nádegas
- coxa
Prós e contras de cada tipo de preenchimento
A tabela a seguir destaca os prós e os contras de cada tipo de preenchimento. Converse com seu médico sobre cada solução potencial para que você possa decidir qual é a melhor para você.
Tipo de enchimento | Prós | Contras |
Ácido hialurônico | transparente e fácil para um médico suavizar durante o tratamento Aparência natural pode ser facilmente espalhado e removido se ocorrer algum problema durante o procedimento | produz o resultado mais curto de qualquer enchimento |
Ácido poli-L-láctico | revigora dramaticamente a produção de colágeno dissipa dentro de alguns dias após a injeção, mas os resultados são mais duradouros do que o ácido hialurônico | mais espesso que o ácido hialurônico pode causar caroços sob a pele em alguns casos |
Hidroxilapatita de cálcio | mais espesso que os outros enchimentos pode ser mais difícil de suavizar por um praticante menos experiente mais duradouro do que os outros enchimentos | em casos raros, pode causar a formação de nódulos sob o olho alguns médicos acham que dá uma aparência muito branca |
Transferência de gordura | o tipo de enchimento de maior duração | requer lipoaspiração e recuperação cirúrgica tem mais tempo de inatividade e mais risco associado a ele devido à necessidade de anestesia não recomendado para pessoas que podem absorver gordura rapidamente por meio de fatores de estilo de vida, como atletas de elite ou fumantes de cigarro |
Como é o procedimento?
Os procedimentos variam um pouco com base no tipo de enchimento usado.
Seu primeiro passo será uma consulta de pré-tratamento. Você vai discutir sua situação e decidir sobre a solução certa. Nesse momento, seu médico também o orientará durante o procedimento e o processo de recuperação.
Procedimento
Aqui está uma análise geral do procedimento:
- O seu médico marcará a área onde a injeção será aplicada e esterilizará com fluido de limpeza.
- Eles vão aplicar um creme anestésico na área e vão deixá-lo ser absorvido pela pele por alguns minutos.
- Seu médico usará uma pequena agulha para perfurar a pele. Em alguns casos, eles injetam o enchimento na área por meio da agulha. Em outros casos, uma cânula de borda cega contendo o enchimento será inserida no orifício feito pela agulha.
- Uma ou mais injeções serão necessárias em cada olho. Se o enfiamento linear for feito, seu médico injetará um túnel de preenchimento no local enquanto a agulha é lentamente retirada.
- Seu médico alisará o preenchimento no lugar.
Se você estiver passando por uma transferência de gordura, primeiro será submetido a uma lipoaspiração sob anestesia geral.
Muitas pessoas não sentem praticamente nenhuma dor durante um procedimento de preenchimento dos olhos. Alguns relatam que sentiram uma leve picada. Haverá uma sensação de pressão ou inflação conforme o preenchimento é injetado.
Embora a agulha de injeção não seja inserida ao lado do olho, pode ser psicologicamente desconfortável sentir uma agulha chegando tão perto do seu olho.
Todo o procedimento dura de 5 a 20 minutos.
Recuperação
Em geral, isso é o que você pode esperar durante a recuperação:
- Após o procedimento, seu médico fornecerá uma bolsa de gelo para aplicar na área.
- Você pode ver alguma vermelhidão, hematomas ou inchaço depois, mas na maioria dos casos esses efeitos colaterais duram pouco.
- Seu médico irá recomendar uma consulta de acompanhamento em alguns dias para avaliar a área e determinar se uma injeção adicional de preenchimento é necessária.
- Várias injeções por um período de semanas ou meses podem ser recomendadas.
- Ao contrário dos enchimentos sintéticos, se você fez enxerto de gordura, pode antecipar um período de inatividade de 2 semanas.
Resultados
Os enchimentos são absorvidos pelo corpo ao longo do tempo. Eles não fornecem resultados permanentes. Veja quanto tempo cada enchimento vai durar:
- Enchimentos de ácido hialurônico normalmente duram de 9 meses a 1 ano.
- Hidroxilapatita de cálcio normalmente dura de 12 a 18 meses.
- Ácido poli-L-láctico pode durar até 2 anos.
- UMA transferência de gordura pode durar até 3 anos.
Quem é um bom candidato?
A escuridão na área lacrimal costuma ser genética, mas uma série de outros problemas também podem causar isso, como:
- envelhecimento
- padrões de sono pobres
- desidratação
- muito pigmento
- vasos sanguíneos visíveis
Os preenchimentos para os olhos são mais eficazes para pessoas com cavidades escuras sob os olhos causadas por fatores genéticos ou de envelhecimento, ao contrário de fatores de estilo de vida.
Algumas pessoas naturalmente têm olhos fundos em vários graus, o que cria sombras sob a pálpebra. Os preenchimentos oculares podem ajudar a aliviar esse problema em algumas pessoas, embora outras possam achar a cirurgia uma solução mais eficaz.
O envelhecimento também pode causar olhos encovados e uma aparência escura e oca. Conforme as pessoas envelhecem, as bolsas de gordura sob os olhos podem se dissipar ou cair, causando uma aparência oca e uma separação profunda entre a área sob os olhos e a bochecha.
Nem todo mundo é um bom candidato a preencher os olhos. Se você fuma ou vape, seu médico pode alertá-lo sobre o uso de produtos para preenchimento dos olhos. Fumar pode dificultar a cura. Também pode reduzir a duração dos resultados.
Os preenchimentos oculares não foram testados quanto à segurança em mulheres grávidas ou amamentando e não são recomendados para uso durante esses períodos.
Quais são os possíveis efeitos colaterais?
Certifique-se de informar seu médico sobre quaisquer alergias que você possa ter para evitar uma possível reação alérgica ao enchimento.
Na maioria dos casos, os efeitos colaterais dos preenchimentos oculares serão mínimos e de curta duração. Eles podem incluir:
- vermelhidão
- inchaço
- pequeno ponto vermelho no (s) local (is) de injeção
- hematomas
Se o preenchimento for injetado muito perto da superfície da pele, a área pode ficar com uma aparência azulada ou inchada. Este efeito colateral é conhecido como efeito Tyndall.
Em alguns casos, o enchimento precisará ser dissolvido se isso ocorrer. Se o ácido hialurônico for o seu preenchimento, uma injeção de hialuronidase ajudará a dissolver o preenchimento rapidamente.
Minimizando efeitos colaterais
A maneira mais importante de evitar efeitos colaterais graves é escolher um dermatologista ou cirurgião plástico experiente e certificado para realizar este procedimento.
Praticantes menos qualificados podem causar efeitos colaterais graves, como aplicação irregular de preenchimento ou perfuração acidental de uma veia ou artéria.
Os efeitos colaterais graves incluem:
- resultados desiguais, como falta de simetria entre cada olho
- pequenas saliências sob a pele
- paralisia nervosa
- cicatriz
- cegueira
É importante observar que o FDA emitiu um documento sobre certos preenchimentos dérmicos. Certifique-se de discutir isso com seu médico antes do procedimento.
Quanto custa isso?
O preenchimento ocular é um procedimento cosmético, portanto não é coberto por nenhum plano de seguro saúde.
Os custos podem variar. Normalmente, eles variam de cerca de US $ 600 a US $ 1.600 por seringa para um custo total de até US $ 3.000 para ambos os olhos, por tratamento.
Como encontrar um cirurgião certificado
A American Society of Plastic Surgeons tem uma ferramenta de código postal que você pode usar para encontrar um cirurgião certificado em sua área, altamente qualificado e experiente.
Em sua consulta inicial, prepare uma lista de perguntas a serem feitas. Isso pode incluir:
- Quantos anos de prática você tem?
- Quantas vezes por ano você realiza este procedimento específico?
- Quantas vezes por ano você realiza este procedimento específico em pessoas da minha faixa etária ou com minha condição específica?
- Que tipo de enchimento você normalmente recomenda e por quê?
- Que tipo de preenchimento você recomenda para mim e por quê?
Principais conclusões
Os preenchimentos oculares são comuns para aliviar a escuridão sob os olhos, na área conhecida como cavidade sob os olhos.
Os materiais de enchimento são usados fora do rótulo porque ainda não foram aprovados pelo FDA. Existem vários tipos diferentes de preenchimentos que podem ser usados, incluindo o ácido hialurônico, que é o tipo mais comum.
Não importa o tipo de preenchimento que você decida ser o melhor para você, escolher um dermatologista ou cirurgião plástico altamente experiente e certificado é a sua decisão mais importante.