Como refrear o suor excessivo da cabeça e do rosto
Contente
- Suor excessivo
- Tipos de hiperidrose
- Por que isso afeta o rosto?
- Gatilhos
- Opções de tratamento
- Dicas para a vida cotidiana
- Cobertura do seguro
- A linha inferior
Suor excessivo
Todo mundo sua. É uma função corporal normal que ajuda a regular nossa temperatura. As pessoas geralmente suam mais do rosto, cabeça, axilas, mãos, pés e virilha.
Se você suar demais da cabeça e do rosto, em particular, pode ter uma condição conhecida como hiperidrose craniofacial.
Hiperidrose significa suar mais do que o necessário para manter uma temperatura corporal normal. Pode variar em gravidade, da umidade ao gotejamento.
Se você achar que seu rosto e sua cabeça estão muito suados regularmente, mesmo quando não está com calor, estressado, se exercitando ou comendo alimentos apimentados, pode estar enfrentando essa condição.
A transpiração excessiva da cabeça e do rosto pode parecer frustrante ou deixá-lo desconfortável em situações sociais. A boa notícia é que existem várias opções de tratamento possíveis.
Tipos de hiperidrose
Existem dois tipos principais de hiperidrose: primária e secundária.
A hiperidrose primária é o tipo mais comum. Isso significa que a transpiração excessiva não é causada por uma condição médica, atividade física ou aumento da temperatura. Geralmente afeta as mãos, pés, cabeça e rosto. Pode ocorrer em outras partes do corpo também.
A hiperidrose secundária está relacionada a uma condição médica ou medicamento que causa transpiração excessiva, como:
- doença cardíaca
- Câncer
- diabetes
- menopausa
- derrame
- lesões na medula espinhal
- uso de alguns antidepressivos
Por que isso afeta o rosto?
Embora a hiperidrose possa ocorrer em qualquer parte do corpo, há um grande número de glândulas sudoríparas no rosto e no couro cabeludo. Portanto, se você é propenso a transpiração excessiva, pode ser mais perceptível nessas áreas.
Um estudo constatou que 30 a 50% das pessoas que sofrem desse tipo de transpiração têm um histórico familiar.
Se você achar que seu rosto está frequentemente pingando suor, é uma boa ideia marcar uma consulta com seu médico. Eles podem ajudar a determinar se o seu suor é realmente devido a uma condição médica, o que pode ser sério.
Se o seu médico determinar que sua transpiração não está relacionada a outra condição médica, ele poderá ajudá-lo a descobrir a melhor opção de tratamento para você.
Gatilhos
Embora a transpiração excessiva do rosto e da cabeça possa ocorrer em situações incomuns, como durante o tempo frio ou quando você não está se exercitando, existem vários fatores que podem desencadear a transpiração. Esses gatilhos incluem:
- umidade
- clima quente
- estresse ou ansiedade
- emoções fortes, como raiva ou medo
- comer alimentos picantes
- exercício, até atividade leve
Opções de tratamento
Embora a transpiração excessiva possa ser frustrante, há um grande número de opções de tratamento disponíveis que podem ajudar. Algumas dessas opções incluem:
- Em cima do balcão antitranspirantes contendo cloreto de alumínio.
- Antiperspirantes prescritos contendo hexa-hidrato de cloreto de alumínio. Esses antitranspirantes fortes podem ser irritantes para a pele sensível do rosto e da cabeça. O seu médico deve poder ajudá-lo a desenvolver um regime para controlar a transpiração e também cuidar da sua pele.
Dicas para a vida cotidiana
Além de medicamentos e procedimentos, há várias coisas que você pode tentar ajudar a reduzir a transpiração excessiva na cabeça e no rosto. Alguns desses remédios caseiros incluem:
- tomar banho com frequência para reduzir a umidade e as bactérias da pele
- aplicar antitranspirante antes de dormir e de manhã
- manter uma toalha macia e absorvente na bolsa, na mesa ou no carro para ajudar a secar o excesso de suor
- usando pó facial simples e sem cheiro para ajudar a absorver a umidade
- evitando alimentos condimentados e cafeína, os quais podem aumentar a transpiração
- evitando temperaturas quentes ou se vestindo muito calor
- usando tecidos respiráveis que absorvem a umidade
- ficar bem hidratado
- carregando um pequeno ventilador portátil ou de encaixe para ajudar a manter o rosto fresco e seco
- comer refeições menores e mais frequentes para ajudar a regular a digestão, que produz calor
- não se exercite imediatamente antes do trabalho ou de outras atividades sociais, pois a transpiração pode continuar por algum tempo após o exercício
Procurando mais dicas para parar de suar? Aqui estão nove.
Cobertura do seguro
Muitas empresas de seguro de saúde ajudarão a cobrir medicamentos prescritos para tratar a hiperidrose.
Algumas companhias de seguros podem ajudar a cobrir tratamentos mais invasivos, como o Botox. Você pode ligar para sua companhia de seguros ou ler o guia de benefícios para descobrir se seu plano de seguro ajudará a cobrir esses tratamentos. Caso contrário, existem programas de assistência ao paciente para pessoas que desejam receber tratamento com Botox.
Se você estiver com dificuldades para obter cobertura de seguro para o tratamento recomendado pelo seu médico, ele poderá ajudá-lo a enviar uma carta de necessidade médica explicando por que esse tratamento é importante e necessário.
Participar de pesquisas pode ser outra maneira de receber tratamento sem nenhum custo.
É importante trabalhar com um dermatologista familiarizado com esse tipo de transpiração e ajudá-lo a encontrar a melhor opção de tratamento para você.
A linha inferior
A hiperidrose craniofacial é uma condição que causa transpiração excessiva da cabeça, face e couro cabeludo. A quantidade de suor produzido é mais do que o corpo precisa para regular a temperatura e pode ser muito incômoda.
Há várias opções de tratamento eficazes disponíveis. Se você se sentir envergonhado ou frustrado pela transpiração excessiva do rosto e da cabeça, converse com seu médico ou um dermatologista para determinar a causa e o melhor tratamento para você.