Como a sua primeira menstruação afeta a saúde do seu coração
Contente
Quantos anos você tinha quando teve sua primeira menstruação? Nós sabemos que você sabe - esse marco é algo que nenhuma mulher esquece. Esse número impacta mais do que apenas suas memórias, no entanto. Mulheres que menstruam antes dos 10 anos ou depois dos 17 são mais propensas a desenvolver doenças cardíacas, derrame e problemas relacionados à hipertensão, de acordo com um novo estudo da Universidade de Oxford. (Veja se você também corre o risco de contrair uma doença cardíaca pouco conhecida que assola as mulheres trabalhadoras.)
Agradeça muito se você recebeu a primeira visita de tia Flo aos 13 anos: O estudo massivo, publicado na revista Circulação, examinou mais de um milhão de mulheres e descobriu que aquelas que começaram nessa idade tinham o menor risco de desenvolver doenças cardíacas, derrames e pressão alta.
Enquanto isso, aquelas que "se tornaram mulheres" antes dos 10 ou depois dos 17 tinham um risco maior de hospitalização ou morte - especificamente, um risco 27% maior de doenças cardíacas, risco 16% maior devido a derrame cerebral e risco 20% maior devido a complicações associadas à hipertensão. Mais notícias ruins para os jovens que iniciam a doença: pesquisas anteriores também descobriram que começar o período em uma idade jovem aumenta o risco de câncer de mama e de ovário. (A pílula pode aumentar o risco de câncer de mama?)
Então, qual é o problema?
Não é só porque você ficou menstruada tão cedo, é porque você entendeu: a obesidade infantil está associada a meninas que começam a menstruar mais cedo, diz o autor do estudo, Dexter Canoy, M.D., Ph.D., epidemiologista cardiovascular da Universidade de Oxford. E crianças com sobrepeso e que começam a crescer tendem a permanecer com níveis de peso prejudiciais à saúde até a idade adulta. "A obesidade e seus efeitos adversos à saúde - incluindo hipertensão, diabetes e colesterol alto - podem predispor essas mulheres a desenvolver doenças cardíacas, outras doenças vasculares e alguns tipos de câncer na idade adulta", explica Canoy.
Fatores hormonais também podem estar em jogo, especialmente quando se trata do aumento do risco de câncer. "Mulheres que começam a menstruar precocemente costumam ter mais ovulações do que mulheres que começam depois dos 17 anos", diz Cheryl Robbins, Ph.D., epidemiologista do Center for Disease Control, que escreveu um estudo sobre a idade em que as mulheres que começam a menstruar podem afetar sua sobrevivência após o câncer de ovário. "Ovulações repetidas e picos hormonais podem causar mutações genéticas que podem contribuir para o câncer de ovário."
No entanto, Canoy adverte que os fatores hormonais e de peso explicam apenas em parte a relação entre os períodos anteriores e o risco de doenças. Seu ambiente, estilo de vida e desreguladores endócrinos (compostos que podem imitar certos hormônios e potencialmente impactar sua saúde) influenciam a idade em que você montou a onda carmesim - todos fatores que também podem afetar sua saúde a longo prazo. Canoy admite que os pesquisadores estão perplexos com a associação entre começar a menstruação após os 17 anos e maiores riscos à saúde vascular, então mais estudos são necessários para entender melhor essa conexão também.
O que você pode fazer a respeito?
Embora você não possa voltar no tempo e mudar o dia em que começou a menstruar, já pode correr menos riscos: Mulheres que seguem um estilo de vida saudável (como você!), Incluindo uma dieta saudável para o coração, nunca fumar , marcando pelo menos 40 minutos de movimento por dia e mantendo um IMC abaixo de 25, são mais de cinquenta por cento menos propensos a sofrer um acidente vascular cerebral do que mulheres menos saudáveis, de acordo com um estudo publicado no jornal Neurologia.
E se você ainda está trabalhando nesses hábitos saudáveis, agora é um bom momento para começar: perder apenas 5 a 10 por cento do seu peso atual em seis meses pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e outras doenças relacionadas (incluindo aquelas afetadas pela primeira período), de acordo com o National Institute of Health.
Não se esqueça dos outros hábitos saudáveis: comer uma dieta balanceada, praticar bastante atividade física e controlar o estresse reduzem o risco de obesidade, doenças cardíacas, derrame, câncer e muito mais. (Não sabe por onde começar? Experimente os 7 movimentos individuais de saúde com impacto sério.)