Como prevenir doenças cardíacas
Autor:
Sara Rhodes
Data De Criação:
14 Fevereiro 2021
Data De Atualização:
14 Fevereiro 2025
![Como prevenir doenças cardíacas - Medicamento Como prevenir doenças cardíacas - Medicamento](https://a.svetzdravlja.org/medical/how-to-prevent-heart-disease.webp)
Contente
- Resumo
- Quais são os fatores de risco de doenças cardíacas que não posso alterar?
- O que posso fazer para diminuir o risco de doenças cardíacas?
Resumo
A doença cardíaca é a principal causa de morte nos Estados Unidos. É também uma das principais causas de deficiência. Existem muitas coisas que podem aumentar o risco de doenças cardíacas. Eles são chamados de fatores de risco. Alguns deles você não pode controlar, mas há muitos que você pode controlar. Aprender sobre eles pode diminuir o risco de doenças cardíacas.
Quais são os fatores de risco de doenças cardíacas que não posso alterar?
- Era. O risco de doenças cardíacas aumenta à medida que você envelhece. Homens com 45 anos ou mais e mulheres com 55 anos ou mais correm maior risco.
- Sexo. Alguns fatores de risco podem afetar o risco de doenças cardíacas de maneira diferente nas mulheres e nos homens. Por exemplo, o estrogênio fornece às mulheres alguma proteção contra doenças cardíacas, mas o diabetes aumenta o risco de doenças cardíacas mais nas mulheres do que nos homens.
- Raça ou etnia. Certos grupos apresentam riscos mais elevados do que outros. Os afro-americanos têm mais probabilidade do que os brancos de ter doenças cardíacas, enquanto os hispano-americanos têm menos probabilidade de ter. Alguns grupos asiáticos, como os asiáticos do leste, têm taxas mais baixas, mas os sul-asiáticos têm taxas mais altas.
- História de família. O risco é maior se você tiver um membro da família próximo que teve uma doença cardíaca desde jovem.
O que posso fazer para diminuir o risco de doenças cardíacas?
Felizmente, há muitas coisas que você pode fazer para reduzir suas chances de contrair doenças cardíacas:
- Controle sua pressão arterial. A hipertensão é um importante fator de risco para doenças cardíacas. É importante verificar a sua pressão arterial regularmente - pelo menos uma vez por ano para a maioria dos adultos e com maior frequência se tiver pressão arterial elevada. Tome medidas, incluindo mudanças no estilo de vida, para prevenir ou controlar a hipertensão.
- Mantenha seus níveis de colesterol e triglicerídeos sob controle. Níveis elevados de colesterol podem obstruir as artérias e aumentar o risco de doença arterial coronariana e ataque cardíaco. Mudanças no estilo de vida e medicamentos (se necessários) podem reduzir o colesterol. Os triglicerídeos são outro tipo de gordura no sangue. Níveis elevados de triglicerídeos também podem aumentar o risco de doença arterial coronariana, especialmente em mulheres.
- Mantenha um peso saudável. O excesso de peso ou a obesidade podem aumentar o risco de doenças cardíacas. Isso ocorre principalmente porque eles estão ligados a outros fatores de risco de doenças cardíacas, incluindo níveis elevados de colesterol e triglicerídeos, pressão alta e diabetes. Controlar seu peso pode diminuir esses riscos.
- Coma uma dieta saudavel. Tente limitar as gorduras saturadas, os alimentos ricos em sódio e os açúcares adicionados. Coma muitas frutas frescas, vegetais e grãos inteiros. A dieta DASH é um exemplo de plano alimentar que pode ajudá-lo a reduzir a pressão arterial e o colesterol, duas coisas que podem diminuir o risco de doenças cardíacas.
- Faça exercícios regularmente. Os exercícios têm muitos benefícios, incluindo fortalecer o coração e melhorar a circulação. Também pode ajudá-lo a manter um peso saudável e reduzir o colesterol e a pressão arterial. Tudo isso pode reduzir o risco de doenças cardíacas.
- Limite o álcool. Beber muito álcool pode aumentar sua pressão arterial. Ele também adiciona calorias extras, o que pode causar ganho de peso. Ambos aumentam o risco de doenças cardíacas. Os homens não devem beber mais do que duas bebidas alcoólicas por dia e as mulheres não devem beber mais do que uma.
- Não fume. O tabagismo aumenta sua pressão arterial e aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame. Se você não fuma, não comece. Se você fuma, parar de fumar diminuirá o risco de doenças cardíacas. Você pode conversar com seu médico para obter ajuda para encontrar a melhor maneira de parar de fumar.
- Controle o estresse. O estresse está relacionado às doenças cardíacas de várias maneiras. Isso pode aumentar sua pressão arterial. O estresse extremo pode ser um "gatilho" para um ataque cardíaco. Além disso, algumas formas comuns de lidar com o estresse, como comer demais, beber muito e fumar, são ruins para o coração. Algumas maneiras de ajudar a controlar o estresse incluem exercícios, ouvir música, concentrar-se em algo calmo ou pacífico e meditar.
- Controle o diabetes. Ter diabetes duplica o risco de doença cardíaca diabética.Isso porque, com o tempo, o açúcar elevado no sangue causado pelo diabetes pode danificar os vasos sanguíneos e os nervos que controlam o coração e os vasos sanguíneos. Portanto, é importante fazer o teste de diabetes e, se tiver, mantê-lo sob controle.
- Certifique-se de dormir o suficiente. Se você não dormir o suficiente, aumenta o risco de hipertensão, obesidade e diabetes. Essas três coisas podem aumentar o risco de doenças cardíacas. A maioria dos adultos precisa de 7 a 9 horas de sono por noite. Certifique-se de que tem bons hábitos de sono. Se você tem problemas de sono frequentes, entre em contato com seu médico. Um dos problemas, a apnéia do sono, faz com que as pessoas parem de respirar brevemente várias vezes durante o sono. Isso interfere na sua capacidade de obter um bom descanso e pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Se você acha que pode ter, pergunte ao seu médico sobre a realização de um estudo do sono. E se você tiver apnéia do sono, certifique-se de receber tratamento para ela.
- Padrões de sono ruins podem aumentar o risco de doenças cardíacas em adultos mais velhos
- Estudo do NIH rastreia exercícios com aplicativos móveis para melhorar a saúde do coração