Autor: Bobbie Johnson
Data De Criação: 9 Abril 2021
Data De Atualização: 25 Junho 2024
Anonim
Decreto 3048 Completo   Aprova Regulamento da Previdência Social
Vídeo: Decreto 3048 Completo Aprova Regulamento da Previdência Social

Contente

Com sua garrafa marrom com aparência de meh, o peróxido de hidrogênio dificilmente é um produto empolgante de se comprar na farmácia local. Mas o composto químico apareceu recentemente no TikTok como uma forma moderna de clarear os dentes. Em um TikTok viral, alguém se mostra mergulhando um cotonete em peróxido de hidrogênio a 3% e usando-o para clarear os dentes.

No entanto, o clareamento dental não é o único hack de peróxido de hidrogênio que as pessoas estão delirando online. Alguns afirmam que também pode ser usado para remover a cera do ouvido e até mesmo para tratar a vaginose bacteriana.

Mas ... algo disso é legítimo? Aqui está o que você precisa saber sobre os usos do peróxido de hidrogênio para sua saúde.

Primeiro, o que é o peróxido de hidrogênio, exatamente?

O peróxido de hidrogênio é um composto químico que se apresenta como um líquido incolor e levemente viscoso. "A fórmula química é H₂O₂", diz Jamie Alan, Ph.D., professor assistente de farmacologia e toxicologia na Michigan State University. Em outras palavras, o peróxido de hidrogênio é basicamente água, mais um átomo de oxigênio extra, o que permite que ele reaja com outros agentes. Você provavelmente está mais familiarizado com o peróxido de hidrogênio como um agente de limpeza que pode esterilizar feridas ou desinfetar sua casa, mas também pode ser usado para descolorir roupas, cabelos e, sim, dentes (mais sobre isso em breve), explica Alan.


De um modo geral, o peróxido de hidrogênio é "bastante seguro", acrescenta Alan, o que pode ajudar a explicar por que ele é recomendado para tantos usos diferentes. Dito isso, a Food and Drug Administration observa que colocar peróxido de hidrogênio em sua pele pode causar irritação, queimação e formação de bolhas. O FDA também diz que obter peróxido de hidrogênio em seus olhos pode causar queimaduras e que respirar os vapores pode causar aperto no peito e falta de ar. Definitivamente, você também não deseja ingerir (leia-se: beber) peróxido de hidrogênio, pois isso pode causar vômitos e desconforto gástrico geral, de acordo com o FDA.

Vocês posso use peróxido de hidrogênio em seus dentes, mas não é realmente recomendado.

Graças às propriedades de clareamento do peróxido de hidrogênio, sim, você pode tecnicamente usar peróxido de hidrogênio a 3% para quebrar manchas em seus dentes e obter um efeito de clareamento (como você viu naquele TikTok viral), diz Julie Cho, DMD, dentista em Nova York City e membro da American Dental Association. Mas, observa o Dr. Cho, você deve proceder com cautela.


“Sim, você pode usar peróxido de hidrogênio para clarear os dentes”, explica ela. "Na verdade, os agentes de clareamento de consultório odontológico contêm 15% a 38% de peróxido de hidrogênio. Os kits domésticos têm uma concentração mais baixa de peróxido de hidrogênio (geralmente 3% a 10%) ou podem conter peróxido de carbamida, que é um derivado do peróxido de hidrogênio . "

Porém, quanto maior a concentração de peróxido de hidrogênio, maior a chance de causar sensibilidade dentária e citotoxicidade (ou seja, matar células), o que pode danificar seus dentes. "[É por isso] que você quer ser cauteloso", enfatiza o Dr. Cho.

Embora você possa tentar tecnicamente este hack, Dr. Cho diz que você realmente não deveria. “Eu não recomendaria o uso de peróxido de hidrogênio puro para clarear os dentes”, diz ela. "Existem centenas de produtos clareadores de venda livre, que são fabricados especificamente para clarear os dentes. É tão fácil e barato usar um clareador com infusão de peróxido OTC." (Veja: O melhor creme dental branqueador para um sorriso mais brilhante, de acordo com dentistas)


Dr. Cho também recomenda enxágue com um enxaguatório bucal de peróxido de hidrogênio OTC, como Colgate Optic White Whitening Mouthwash (compre, $ 6, amazon.com). "Outra opção é usar tiras ou bandejas de clareamento que [contêm] peróxido de hidrogênio", que são mais suaves do que o peróxido de hidrogênio puro, diz ela.

Quanto à frequência com que você pode usar tiras de clareamento com segurança ou um tratamento de clareamento, normalmente os resultados podem durar de seis meses a dois anos, dependendo de seus dentes e do que você usou, observa o Dr. Cho. É melhor consultar seu dentista diretamente sobre a frequência de uso de produtos de clareamento dentário, independentemente dos ingredientes. (Relacionado: Você deve escovar os dentes com pasta de dente de carvão ativado?)

Você também pode usar peróxido de hidrogênio em seu ouvido.

Você provavelmente já ouviu falar que usar um cotonete para retirar a cera do ouvido não é uma boa ideia (pode realmente empurrar a cera mais para dentro do canal auditivo em vez de removê-la). Em vez disso, é recomendado que você use gotas - como óleo de bebê, óleo mineral ou gotas de cera de ouvido comerciais - para tentar amolecer a cera de ouvido e depois deixe escorrer, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.

"[Mas] um dos remédios mais fáceis para a cera do ouvido é apenas o peróxido de hidrogênio regular", sugere Gregory Levitin, M.D., um otorrinolaringologista da New York Eye and Ear Infirmary do Mount Sinai. Normalmente, os pequenos pelos dentro do canal auditivo se levantam e expelem a cera por conta própria, mas às vezes a cera pode ser mais pesada, excessiva ou simplesmente acumular com o tempo, diz o Dr. Levitin. Nesses casos, "o peróxido de hidrogênio pode ajudar a soltar qualquer cera que adira ao canal auditivo e, então, ela simplesmente sai por conta própria", explica ele.

Para tentar a remoção da cera do ouvido com peróxido de hidrogênio, aplique algumas gotas do composto químico no canal auditivo, deixe descansar por um momento com a orelha inclinada para cima para permitir que o peróxido de hidrogênio escorra para o canal e, em seguida, incline de volta para deixar o líquido escorre. “É tão simples e pode minimizar e prevenir o acúmulo de cera em excesso”, diz o Dr. Levitin. "Não há necessidade de instrumentos ou seções especiais." Apenas certifique-se de usar uma concentração segura de peróxido de hidrogênio: o peróxido de hidrogênio OTC, que geralmente tem uma concentração de 3%, é adequado para remoção de cera de ouvido, observa o Dr. Levitin.

Embora este seja um método geralmente seguro de limpar seus ouvidos, o Dr. Levitin não recomenda fazê-lo com frequência - afinal, seus ouvidos usam cera para se protegerem - portanto, converse com seu médico sobre o que faz mais sentido para você rotina de cuidados pessoais.

Algumas pessoas também afirmam que você pode usar peróxido de hidrogênio para infecções de ouvido, mas isso não é verdade, diz o Dr. Levitin. “As infecções de ouvido do canal auditivo causadas por uma bactéria ou fungo devem ser tratadas por um médico de ouvido, nariz e garganta ou profissional médico com colírios de antibióticos”, diz ele. Mas, acrescenta ele, há poderia ser algum uso para o peróxido de hidrogênio depois de a infecção é tratada. "Depois que a infecção desaparece, geralmente há pele morta residual ou detritos, e o peróxido de hidrogênio pode certamente ajudar a esclarecer isso de maneira semelhante à cera de ouvido", diz o Dr. Levitin.

A pesquisa é mista sobre o uso de peróxido de hidrogênio para tratar a vaginose bacteriana.

Caso você não esteja familiarizado com ela, a vaginose bacteriana é uma condição causada por uma mudança na quantidade (geralmente um crescimento excessivo) de certos tipos de bactérias que normalmente vivem na vagina. Os sintomas da VB normalmente incluem irritação vaginal, coceira, queimação e corrimento com cheiro de peixe.

A infecção geralmente é tratada com antibióticos, embora algumas pessoas afirmem online que você pode tratar a VB embebendo um tampão com água oxigenada e inserindo-o na vagina. Mas há "opiniões mistas" na comunidade médica sobre esse método, diz a especialista em saúde feminina Jennifer Wider, M.D.

Alguns estudos menores e mais antigos encontraram um benefício. Em um estudo de 2003 com 58 mulheres com BV recorrente que não respondiam ao tratamento com antibióticos, as mulheres receberam 30 mL de peróxido de hidrogênio a 3% via irrigação vaginal (também conhecida como ducha higiênica) todas as noites durante uma semana. Durante um acompanhamento de três meses, os pesquisadores descobriram que o tratamento eliminou o cheiro característico de "peixe" do BV em 89% das mulheres. "O peróxido de hidrogênio representa uma alternativa válida aos tratamentos convencionais para a vaginose bacteriana recorrente", concluíram os autores do estudo. No entanto, é importante notar que os especialistas recomendam fortemente contra a ducha em qualquer contexto, pois pode aumentar o risco de doença inflamatória pélvica e outras infecções.

Em outro estudo (ainda mais antigo e menor), os pesquisadores pediram a 23 mulheres com VB para fazer uma "lavagem" vaginal (novamente: ducha) com peróxido de hidrogênio a 3%, deixá-lo descansar por três minutos e depois drená-lo. Os sintomas da BV desapareceram completamente em 78% das mulheres, melhoraram em 13% e permaneceram os mesmos em 9% das mulheres.

Mais uma vez, porém, isso não é algo que os médicos recomendem com pressa. "Esses são estudos pequenos, e o uso de peróxido de hidrogênio no tratamento da VB poderia usar um estudo maior para apoiar essas alegações", diz o Dr. Wider. Ela também observa que o uso de peróxido de hidrogênio na vagina pode "causar irritação vaginal e vulvar e pode potencialmente perturbar o equilíbrio do pH, matando as bactérias boas junto com as más". (Veja por que sua bactéria vaginal é importante para sua saúde.)

No geral, se você está interessado na ideia de usar peróxido de hidrogênio para algo diferente do que está no rótulo, não é uma má ideia verificar com seu médico primeiro, apenas para estar no lado seguro.

Revisão para

Propaganda

Posts Interessantes

As melhores dietas amigáveis ​​ao diabetes para ajudá-lo a perder peso

As melhores dietas amigáveis ​​ao diabetes para ajudá-lo a perder peso

IntroduçãoManter um peo audável é importante para todo, ma e você tem diabete, o exceo de peo pode dificultar o controle do nívei de açúcar no angue e pode aum...
Maneiras de trabalhar para ficar em pé

Maneiras de trabalhar para ficar em pé

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar por meio do link deta página, podemo ganhar uma pequena comião. Aqui etá noo proceo.O apoio de m...