Eu tentei discos FLEX e (pela primeira vez) não me importei em ficar menstruada
Contente
- Como é realmente usar um disco FLEX
- Por que eu nunca vou voltar aos absorventes internos
- Revisão para
Sempre fui uma garota tampão. Mas no ano passado, os negativos do uso de absorventes internos realmente me atingiram. Os ingredientes desconhecidos, o risco da síndrome do choque tóxico (SST), o impacto ambiental - sem falar no puro aborrecimento de ter que trocá-lo a cada poucas horas. (Relacionado: Qual é o problema com os tampões de ervas?)
Então, um mês atrás, descobri o FLEX. Eu estava lendo meu Insta no metrô (como de costume) quando descobri o produto em meu feed. Não era apenas esteticamente agradável, mas todo o mantra da marca realmente ressoou em mim. "Tenha o período mais confortável da sua vida", dizia a biografia. "Um novo produto de período para 12 horas de proteção."
Hum, 12 horas de proteção por apenas US $ 15 por caixa? Não demorei muito para fazer uma compra.
Como é realmente usar um disco FLEX
Então, o que é exatamente FLEX? O site deles o descreve como um "disco menstrual descartável que se adapta confortavelmente ao formato do seu corpo". E, por experiência pessoal, descobri que realmente importa.
Quando o pequeno pacote chegou pelo correio, rasguei-o como se fosse manhã de Natal. A pequena caixa branca parecia mais algo com que eu iria decorar minha mesa do que algo contendo produtos de época. Dentro, cada disco foi embrulhado individualmente em um invólucro preto chique (sim, chique) semelhante a uma calcinha. (ICYMI, as pessoas estão obcecadas com a menstruação agora.)
Os discos em si são redondos, realmente flexíveis e leves - mas para ser honesto, um pouco maiores do que eu esperava. É mais ou menos do tamanho da palma da sua mão ou da borda de uma taça de vinho. Considerando que nunca usei um anel Nuva ou algo semelhante em formato, fiquei um pouco intimidado. Pensei: "Como diabos vou colocar isso aí?" (Relacionado: este novo anel vaginal contraceptivo pode ser usado por um ano inteiro)
Depois de um pouco de tentativa e erro, peguei o jeito: você começa comprimindo o disco ao meio, para ficar parecido com o número 8. A partir daí, você o desliza para dentro da vagina como faria com um absorvente interno. Depois de colocá-lo o mais longe possível, o truque é "travá-lo" no lugar, colocando-o acima do osso pélvico. Parece estranho, eu sei, mas funciona como uma pequena prateleira mágica para o disco sentar. Depois de colocado no lugar (você saberá quando), o anel preto se desdobra sozinho, revelando uma película de plástico transparente que cria uma espécie de rede para detectar a menstruação. É impressionante. E a melhor parte? Você não consegue sentir o disco. É como se nem estivesse lá.
No meu primeiro dia de uso do FLEX, esqueci completamente que estava menstruada. Eu continuei meu dia de trabalho sem o estressor de ter que trocar meu absorvente interno ou estragar minha nova e fofa calcinha. Inicialmente, eu estava com medo de vazar, mas acabou não sendo um problema. (Dica profissional: para reduzir a chance de vazamento, coloque o disco de volta no lugar depois de usar o banheiro, pois ele pode mudar um pouco de vez em quando.)
Como cada disco dura 12 horas, só tive que trocá-lo pela manhã e antes de dormir. Tornou-se outra parte fácil da minha rotina, como escovar os dentes ou passar desodorante. Meu único momento de confusão, no entanto, veio depois de usar o primeiro disco: Como faço para descartá-lo? Eu reutilizo? Eu dou descarga? Ao contrário dos copos de época, FLEX é um produto descartável. Depois de retirar o disco, simplesmente esvazie o conteúdo, embrulhe-o e jogue-o no lixo. O processo posso ser bagunceiro no começo, então eu recomendo praticar em casa uma ou duas vezes.
Não importa se você tem um fluxo realmente leve ou pesado. O FLEX enviará a você um número personalizado de discos dependendo do que eles acham que você precisará durante cada ciclo. (Eu pessoalmente usei 10 durante os meus - dois por dia durante cinco dias.) E como eles não são feitos de algodão, a lubrificação natural da sua vagina os torna fáceis de deslizar para fora, mesmo que seu fluxo seja superleve - o que é ótimo, considerando que não há nada pior do que retirar um tampão seco.
Por que eu nunca vou voltar aos absorventes internos
As vantagens do FLEX não param por aí. Esses discos também têm um superpoder oculto: eles aliviam as cólicas em até 70%. "Há um elemento de cãibra que tem a ver com o preenchimento do tampão com fluido em 360 graus e, em seguida, pressionando contra a parede vaginal", diz Jane Van Dis, M.D., consultora médica da FLEX. Mas, como os discos se encaixam na base do colo do útero, dentro da vagina, eles reduzem imediatamente a sensação de cãibras. (Confira essas almofadas que afirmam ajudar a aliviar as cólicas menstruais.)
Além da pura alegria de me deixar dispensar minhas cólicas mensais, os discos FLEX têm uma infinidade de outros benefícios. Para começar, eles produzem 60% menos resíduos do que os tampões. Eles também não estão vinculados ao TSS e permitem sexo sem confusão durante o período. Sim, você leu certo. Você pode fazer sexo sem ter que remover o disco, e FLEX afirma que "é virtualmente indetectável por seu parceiro". Embora eu não possa falar com o último, é um grande bônus para todas as partes envolvidas. (P.S. THINX acaba de lançar um cobertor sexual de época)
Se você tem um dispositivo intra-uterino (DIU), pode estar se encolhendo um pouco, mas não há nada com que se preocupar, diz o Dr. Van Dis. "O FLEX é muito seguro para usuários de DIU. As mulheres estão preocupadas que, ao remover o FLEX, possam desalojar os fios do DIU e arrancá-lo. Nunca ouvi falar de uma cliente ser capaz de fazer isso enquanto usa o FLEX."
Para completar, os discos FLEX também podem ser uma grande ajuda se você lidar com infecções crônicas por fungos. Com os absorventes internos, "você está colocando papel na vagina. Mesmo que seja orgânico, ainda é papel e tem a capacidade de alterar o pH e o funcionamento da vagina", diz o Dr. Van Dis. (Sim, sua vagina tem pH. Aqui está o que você precisa saber sobre seu ecossistema vaginal.)
É por isso que a empresa tem sido incrivelmente transparente sobre o que usa para fazer seus produtos. Seu site explica que o FLEX é feito de um polímero de grau médico usado em ferramentas cirúrgicas. É registrado pelo FDA, hipoalergênico e livre de BPA e ftalato. Também é feito sem látex de borracha natural ou silicone.
Embora os absorventes ainda tenham o voto popular, com o passar do tempo, as mulheres estão começando a fazer perguntas como "o que é na realidade "Com mais alternativas como FLEX (e calcinhas de época) sendo colocadas no mercado a cada ano, os padrões estão aumentando quando se trata de tornar as menstruações mais saudáveis, mais sustentáveis e muito mais confortáveis.
"As mulheres estão possuindo seus corpos de uma forma que não possuíam antes", diz o Dr. Van Dis. "E isso também significa exigir produtos melhores que colocamos em nossos corpos."