Fiz um teste de DNA em casa para ajudar a personalizar meus cuidados com a pele
Contente
Acredito plenamente que conhecimento é poder, por isso, quando soube que havia um novo teste de DNA caseiro que fornece informações sobre sua pele, aceitei.
A premissa: HomeDNA Skin Care (US $ 25; cvs.com mais uma taxa de laboratório de US $ 79) mede 28 marcadores genéticos em sete categorias associadas a várias preocupações (pense na qualidade do colágeno, sensibilidade da pele, proteção solar, etc.) para fornecer a você uma visão mais completa compreensão da sua pele e do que ela precisa. Com base nos resultados, você obtém recomendações personalizadas para ingredientes tópicos, suplementos ingeríveis e tratamentos profissionais em cada categoria. Parece valer a pena, certo? (Relacionado: Esqueça a dieta e os exercícios - você tem o gene adequado?)
"Quanto mais você sabe sobre sua pele como um órgão, melhor para você", diz Mona Gohara, M.D., professora clínica associada de dermatologia na Escola de Medicina de Yale. A única desvantagem? “Às vezes você não pode mudar o futuro”, diz ela. "Os cremes muitas vezes não têm o poder de reversão necessário para combater a genética."
Vamos voltar ao básico por um minuto. Quando se trata de como sua pele envelhece, há dois tipos de fatores em jogo: Extrínsecos, que incluem fatores de estilo de vida, como fumar ou usar protetor solar (por favor digamos que você use protetor solar!) e intrínseco, também conhecido como sua composição genética. O primeiro você pode controlar, o último você não pode. E, na opinião do Dr. Gohara, mesmo o melhor tratamento para a pele não pode mudar o que sua mãe lhe deu. Ainda assim, aprendendo mais sobre sua genética por meio de um teste de DNA como este, você pode obter um conhecimento valioso sobre a melhor forma de cuidar de sua pele, não apenas no que diz respeito ao envelhecimento, mas também à saúde geral da pele.
O Dr. Gohara observa que isso é especialmente importante no que diz respeito ao câncer de pele. "Embora alguns possam pensar que a saúde da pele é fofura, o câncer de pele é o tumor maligno número um nos Estados Unidos", diz ela. "Alguém cuja pele carece de proteção solar ou antioxidantes pode estar em maior risco, e saber disso pode ajudá-lo a perceber que você precisa intensificar seu jogo de proteção solar." (Aliás, você sabe com que frequência você realmente deveria fazer um exame de pele?)
A propósito, quanto mais você souber sobre sua pele, melhor. Mas voltando ao teste em si. Todo o processo (que incluiu a criação de uma conta no site da empresa) levou dois minutos, no máximo. O kit vem com cotonetes e um envelope pré-pago; tudo o que você faz é limpar o interior das bochechas, colocar os cotonetes no envelope e enviar tudo de volta para o laboratório. A definição de rápido e indolor. Algumas semanas depois, recebi um e-mail informando que meus resultados estavam prontos. (Relacionado: Os exames médicos em casa ajudam ou prejudicam você?)
O relatório de teste de 11 páginas foi conciso e fácil de entender. Essencialmente, para cada um dos marcadores genéticos nas sete categorias, ele classifica seu perfil genético como não ideal, padrão ou ótimo. Eu vim como padrão / ótimo para linhas finas e rugas, sensibilidade à poluição, formação de colágeno, antioxidantes da pele e pigmentação. Na categoria de sensibilidade da pele, classifiquei como não ideal, o que faz todo o sentido, já que minha pele é super sensível e sujeito a todos os tipos de erupções cutâneas, reações e semelhantes. Minha formação de fibra de colágeno e depreciação de colágeno também não foram ideais. (Relacionado: Por que nunca é muito cedo para começar a proteger o colágeno em sua pele)
Meu relatório também veio com sugestões úteis sobre o que usar e fazer para reforçar especificamente essas áreas, o que o Dr. Gohara diz ser bom manter em mente ao ajustar um regime específico de cuidados com a pele. “Assim como todo mundo deve se exercitar e fazer uma dieta bem balanceada, todo mundo deve usar protetor solar e soro antioxidante”, diz ela. "Ainda assim, os resultados de um teste de DNA podem ajudar a identificar nuances pessoais. Por exemplo, se a sensibilidade à poluição é um problema para você, vale a pena usar um soro com ingredientes que protejam especificamente contra isso." No meu caso, ela recomendou evitar esfoliantes químicos agressivos (para não exacerbar minha pele sensível) e aumentar meu uso de retinóide (para ajudar com os problemas de colágeno).
No final do dia, achei o teste totalmente compensador - e recomendo para quem deseja saber mais sobre sua pele. Por mais que você possa * pensar * que sabe sobre sua pele, cavar mais fundo só pode ser uma coisa boa. Se você não sabe, agora você sabe.