Sistema imunológico e doenças
![Things Mr. Welch is No Longer Allowed to do in a RPG #1-2450 Reading Compilation](https://i.ytimg.com/vi/xFwOOxtmFL0/hqdefault.jpg)
Contente
- Resumo
- Qual é o sistema imunológico?
- Quais são as partes do sistema imunológico?
- Como funciona o sistema imunológico?
- Quais são os tipos de imunidade?
- O que pode dar errado com o sistema imunológico?
Resumo
Qual é o sistema imunológico?
Seu sistema imunológico é uma rede complexa de células, tecidos e órgãos. Juntos, eles ajudam o corpo a combater infecções e outras doenças.
Quando germes como bactérias ou vírus invadem seu corpo, eles atacam e se multiplicam. Isso é chamado de infecção. A infecção causa a doença que o deixa doente. Seu sistema imunológico o protege contra a doença, lutando contra os germes.
Quais são as partes do sistema imunológico?
O sistema imunológico tem muitas partes diferentes, incluindo
- Sua pele, o que pode ajudar a prevenir que os germes entrem no corpo
- Membranas mucosas, que são o revestimento interno úmido de alguns órgãos e cavidades corporais. Eles produzem muco e outras substâncias que podem capturar e combater os germes.
- Glóbulos brancos, que combatem os germes
- Órgãos e tecidos do sistema linfático, como timo, baço, amígdalas, nódulos linfáticos, vasos linfáticos e medula óssea. Eles produzem, armazenam e transportam glóbulos brancos.
Como funciona o sistema imunológico?
Seu sistema imunológico defende seu corpo contra substâncias que considera prejudiciais ou estranhas. Essas substâncias são chamadas de antígenos. Eles podem ser germes, como bactérias e vírus. Eles podem ser produtos químicos ou toxinas. Eles também podem ser células danificadas por coisas como câncer ou queimaduras solares.
Quando seu sistema imunológico reconhece um antígeno, ele o ataca. Isso é chamado de resposta imunológica. Parte dessa resposta é produzir anticorpos. Os anticorpos são proteínas que atuam para atacar, enfraquecer e destruir os antígenos. Seu corpo também produz outras células para combater o antígeno.
Depois disso, seu sistema imunológico se lembra do antígeno. Se ele vir o antígeno novamente, poderá reconhecê-lo. Ele enviará rapidamente os anticorpos certos, então, na maioria dos casos, você não fica doente. Essa proteção contra uma determinada doença é chamada de imunidade.
Quais são os tipos de imunidade?
Existem três tipos diferentes de imunidade:
- Imunidade inata é a proteção com a qual você nasceu. É a primeira linha de defesa do seu corpo. Inclui barreiras como a pele e as membranas mucosas. Eles evitam que substâncias nocivas entrem no corpo. Também inclui algumas células e produtos químicos que podem atacar substâncias estranhas.
- Imunidade ativa, também chamada de imunidade adaptativa, se desenvolve quando você é infectado ou vacinado contra uma substância estranha. A imunidade ativa geralmente é de longa duração. Para muitas doenças, pode durar toda a vida.
- Imunidade passiva acontece quando você recebe anticorpos para uma doença em vez de produzi-los por meio de seu próprio sistema imunológico. Por exemplo, bebês recém-nascidos têm anticorpos de suas mães. As pessoas também podem obter imunidade passiva por meio de hemoderivados que contêm anticorpos. Esse tipo de imunidade oferece proteção imediata. Mas dura apenas algumas semanas ou meses.
O que pode dar errado com o sistema imunológico?
Às vezes, uma pessoa pode ter uma resposta imunológica, embora não haja uma ameaça real. Isso pode levar a problemas como alergias, asma e doenças auto-imunes. Se você tiver uma doença auto-imune, seu sistema imunológico ataca as células saudáveis do corpo por engano.
Outros problemas do sistema imunológico acontecem quando seu sistema imunológico não funciona corretamente. Esses problemas incluem doenças de imunodeficiência. Se você tiver uma doença de imunodeficiência, ficará doente com mais frequência. Suas infecções podem durar mais tempo e podem ser mais graves e difíceis de tratar. Freqüentemente, são doenças genéticas.
Existem outras doenças que podem afetar seu sistema imunológico. Por exemplo, o HIV é um vírus que prejudica o sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos. Se o HIV não for tratado, pode levar à AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida). Pessoas com AIDS têm sistemas imunológicos gravemente danificados. Eles adquirem um número crescente de doenças graves.