Autor: Judy Howell
Data De Criação: 27 Julho 2021
Data De Atualização: 18 Novembro 2024
Anonim
Tudo que você precisa saber sobre o impetigo
Vídeo: Tudo que você precisa saber sobre o impetigo

Contente

O que é impetigo?

O impetigo é uma infecção cutânea comum e contagiosa. Bactérias como Staphylococcus aureus ou Streptococcus pyogenes infectar as camadas externas da pele, chamada epiderme. O rosto, os braços e as pernas são mais afetados.

Qualquer pessoa pode ter impetigo, mas isso geralmente afeta crianças, especialmente aquelas com idades entre 2 e 5 anos.

A infecção geralmente começa com pequenos cortes, picadas de insetos ou erupções cutâneas, como eczema - qualquer lugar onde a pele esteja quebrada. Mas também pode ocorrer em pele saudável.

É chamado primário impetigo quando infecta pele saudável e secundário impetigo quando ocorre na pele quebrada. Nem sempre é fácil ou necessário fazer essa distinção.

O impetigo é uma doença antiga. O nome remonta à Inglaterra do século XIV e vem da palavra latina impetere, significando "atacar". "Ataque" parece uma descrição adequada para essa infecção facilmente disseminada.


As bactérias prosperam em condições quentes e úmidas. Portanto, o impetigo tende a ser sazonal, chegando ao pico no verão e caindo nos climas do norte. Em climas quentes e úmidos, costuma ocorrer o ano todo.

Estima-se que 162 milhões de crianças em todo o mundo tenham impetigo a qualquer momento. O impetigo é mais comum nos países em desenvolvimento e nas áreas pobres dos países industrializados. O maior número de casos ocorre em áreas como a Oceania, que inclui a Austrália, Nova Zelândia e vários outros países.

Causas

O impetigo é uma infecção causada por cepas de estafilococos ou bactérias estreptocócicas. Essas bactérias podem entrar no seu corpo através de uma ruptura na pele devido a um corte, arranhão, picada de inseto ou erupção cutânea. Então eles podem invadir e colonizar.

A condição pode ser contagiosa. Você pode pegar essas bactérias se tocar nas feridas de uma pessoa com impetigo ou tocar em itens como toalhas, roupas ou lençóis usados ​​pela pessoa.

No entanto, essas bactérias também são comuns em nosso ambiente, e a maioria das pessoas que entra em contato com elas não necessariamente desenvolve impetigo.


Algumas pessoas normalmente carregam bactérias estafilocócicas no interior do nariz. Eles podem ser infectados se a bactéria se espalhar para a pele.

Adultos e crianças correm maior risco de impetigo se:

  • viva em um clima quente e úmido
  • tem diabetes
  • estão em diálise
  • tem um sistema imunológico comprometido, como o HIV
  • tem problemas de pele como eczema, dermatite ou psoríase
  • queimadura solar ou outras queimaduras
  • tiver infecções de coceira, como piolhos, sarna, herpes simples ou varicela
  • tenha picadas de insetos ou hera venenosa
  • praticar esportes de contato

Sintomas

Os primeiros sinais de impetigo são feridas avermelhadas na pele, geralmente agrupadas ao redor do nariz e dos lábios. Essas feridas rapidamente se transformam em bolhas, escorrem e estouram e formam uma crosta amarelada. Os aglomerados de bolhas podem se expandir para cobrir mais a pele. Às vezes, as manchas vermelhas desenvolvem uma crosta amarelada sem que sejam observadas bolhas.


As feridas podem coceira e, ocasionalmente, dolorosas. Após a fase da crosta, eles formam marcas vermelhas que desaparecem sem deixar cicatrizes.

Os bebês às vezes têm um tipo menos comum de impetigo, com bolhas maiores ao redor da área da fralda ou nas dobras da pele. Essas bolhas cheias de líquido logo estouram, deixando uma borda escamosa chamada colarinho.

Impetigo pode ser desconfortável. Ocasionalmente, pode envolver glândulas inchadas na área do surto ou febre.

As fotos

Diagnóstico

É uma boa ideia consultar seu médico se você suspeitar de impetigo. O seu médico geralmente pode diagnosticar a infecção pela aparência.

Se as feridas não melhorarem com o tratamento, o médico pode querer cultivar a bactéria. Isso envolve pegar um pouco do líquido que sai da ferida e testá-lo para ver que tipo de bactéria o causou para determinar quais antibióticos funcionarão melhor contra ele.

Tratamento de impetigo

Antibióticos são eficazes contra o impetigo. O tipo de antibiótico que você recebe depende de quão difundidas ou graves são as bolhas.

Se você tiver impetigo em apenas uma pequena área da pele, os antibióticos tópicos são o tratamento preferido. As opções incluem creme ou pomada de mupirocina (Bactroban ou Centany) e pomada de retapamulina (Altabax).

Se o seu impetigo for grave ou generalizado, o seu médico poderá prescrever antibióticos orais, como amoxicilina / clavulanato (Augmentin), certas cefalosporinas ou clindamicina (Cleocin). Esses medicamentos podem funcionar mais rapidamente que os antibióticos tópicos, mas não são necessariamente melhores na eliminação da infecção.

Os antibióticos orais também podem causar mais efeitos colaterais do que os antibióticos tópicos, como náusea.

Com o tratamento, o impetigo geralmente cura em 7 a 10 dias.Se você tem uma infecção subjacente ou doença de pele, a infecção pode levar mais tempo para cicatrizar.

Impetigo em adultos

Embora o impetigo seja mais comum em crianças pequenas, os adultos também podem adquiri-lo. Por ser tão contagioso, o impetigo pode se espalhar por qualquer contato próximo. Os adultos que praticam esportes costumam pegá-lo pelo contato pele a pele.

Os sintomas do impetigo em adultos são feridas ao redor do nariz e da boca ou outras áreas expostas do corpo que se abrem, escorrem e crosta.

Geralmente, o impetigo é uma condição leve da pele, mas os adultos têm um risco maior de complicações do que as crianças. Esses incluem:

  • glomerulonefrite aguda pós-estreptocócica
  • celulite
  • linfangite
  • sepse

O impetigo não é a única erupção cutânea infecciosa que os adultos recebem. Aqui estão algumas outras condições de pele contagiosas.

Impetigo em crianças pequenas

As crianças são a faixa etária mais provável para desenvolver impetigo. A infecção parece diferente em crianças pequenas e em adultos. Os pais podem ver feridas no nariz e na boca do filho, bem como no tronco, mãos, pés e na área das fraldas.

Em crianças pequenas, muitas vezes a causa é arranhar uma picada de inseto ou arranhar a pele. Coçar permite que bactérias entrem na pele.

Continuar coçando pode causar uma infecção mais séria ou causar cicatrizes.

Os pais podem ajudar a prevenir complicações, cobrindo as feridas e cortando as unhas dos filhos.

Estágios de impetigo por tipo

Existem três tipos de impetigo baseados nas bactérias que as causam e nas feridas que elas formam. Cada tipo passa por uma série de estágios.

Não bolhoso

O impetigo não bolhoso é causado principalmente por Staphylococcus aureus. É a forma mais comum de impetigo, causando cerca de 70% dos casos.

Ele passa pelas seguintes etapas:

  • Geralmente começa com feridas avermelhadas e com coceira ao redor da boca e nariz.
  • As feridas se abrem, deixando a pele vermelha e irritada ao seu redor.
  • Forma-se uma crosta amarronzada.
  • Quando as crostas curam, há manchas avermelhadas que desaparecem e não deixam cicatrizes.

Bolhoso

O impetigo bolhoso é quase sempre causado por Staphylococcus aureus bactérias.

  • Geralmente forma bolhas maiores ou bolhas cheias de um líquido claro que pode ficar mais escuro e nublado. As bolhas começam na pele intacta e não são cercadas por áreas avermelhadas.
  • As bolhas ficam moles e claras e depois se abrem.
  • Uma ferida amarelada e áspera se forma sobre a área onde as bolhas se abriram.
  • As bolhas geralmente não deixam cicatrizes para trás quando se curam.

Ecthyma

Esta infecção mais grave é muito menos comum. Ocasionalmente acontece quando o impetigo não é tratado. O ecitoma penetra mais profundamente na pele do que as outras formas de impetigo, e é mais grave.

  • A infecção forma bolhas dolorosas na pele das nádegas, coxas, pernas, tornozelos e pés.
  • As bolhas se transformam em feridas cheias de pus com uma crosta mais espessa.
  • Muitas vezes, a pele ao redor das feridas fica vermelha.
  • As feridas do ecthyma curam lentamente e podem deixar cicatrizes após a cicatrização.

Opções de tratamento em casa

Antibióticos são o principal tratamento para o impetigo, mas você pode ajudar a infecção a curar mais rapidamente com tratamentos caseiros, além do recomendado pelo seu médico.

Limpe e deixe de molho as feridas três a quatro vezes por dia até que as feridas cicatrizem. Limpe cuidadosamente as feridas com água morna e sabão e remova as crostas. Lave bem as mãos depois de tratar as feridas para evitar espalhar a infecção.

Seque a área e aplique a pomada antibiótica prescrita conforme indicado. Em seguida, cubra levemente as feridas com gaze, se estiverem em uma área onde você possa fazer isso.

Para um pequeno surto, você pode usar uma pomada antibiótica de venda livre (OTC), aplicá-la três vezes ao dia após limpar a área. Em seguida, cubra a ferida com um curativo ou gaze. Depois de alguns dias, se você não perceber melhora, consulte seu médico.

Outro tratamento em casa é um banho de 15 minutos com uma solução muito diluída de alvejante doméstico (2,2%). Isso reduz o número de bactérias na pele, se você a usar regularmente.

Para um banho de tamanho normal, use 1/2 xícara de água sanitária. Enxágüe com água morna e seque depois.

Tenha cuidado se você tem pele sensível. Algumas pessoas têm uma reação alérgica ao alvejante.

Vários remédios caseiros também estão disponíveis em sua farmácia ou loja de produtos naturais. Usá-los corretamente pode aumentar as chances de que eles ajudem seu impetigo, embora não tenha sido demonstrado que eles tratam eficazmente o impetigo por conta própria.

Prevenção

As crianças com impetigo devem ficar em casa até que não sejam mais contagiosas se as lesões não puderem ser cobertas com segurança. Os adultos que trabalham em empregos que envolvem contato próximo devem perguntar ao médico quando é seguro voltar ao trabalho.

Boa higiene é o não. 1 maneira de evitar impetigo. Siga estas dicas:

  • Banhe e lave as mãos frequentemente para reduzir as bactérias da pele.
  • Cubra quaisquer feridas na pele ou picadas de insetos para proteger a área.
  • Mantenha as unhas cortadas e limpas.
  • Não toque ou arranhe feridas abertas. Isso irá espalhar a infecção.
  • Lave tudo o que entra em contato com as feridas de impetigo em água quente e água sanitária.
  • Troque roupas de cama, toalhas e roupas que entrem em contato com as feridas com frequência, até que as feridas não sejam mais contagiosas.
  • Limpe e desinfecte superfícies, equipamentos e brinquedos que possam ter entrado em contato com impetigo.
  • Não compartilhe itens pessoais com alguém que tenha impetigo.

O impetigo é contagioso?

As feridas abertas são altamente contagiosas. Coçar as feridas pode espalhar a infecção de um lugar na sua pele para outro ou para outra pessoa. A infecção também pode se espalhar a partir de qualquer coisa que uma pessoa infectada toque.

Por se espalhar tão facilmente, o impetigo às vezes é chamado de doença escolar. Ele pode se espalhar rapidamente de criança para criança em uma sala de aula ou creche onde as crianças estão em contato próximo. Pela mesma razão, também se espalha facilmente nas famílias.

A higiene é a chave para controlar a propagação do impetigo. Se você ou seu filho tiver impetigo, lave e desinfecte tudo o que a infecção possa entrar em contato, incluindo roupas, roupas de cama, toalhas, brinquedos ou equipamentos esportivos.

Antibióticos tópicos como a mupirocina geralmente podem esclarecer o impetigo em alguns dias e diminuir o tempo em que a doença é contagiosa. Os antibióticos orais impedem a infecção de ser contagiosa após 24 a 48 horas.

Impetigo vs. afta

Como o impetigo, as herpes labial são bolhas que se formam ao redor da boca. Você também pode vê-los no nariz ou nos dedos.

Fria feridas são causadas pelo vírus do herpes simplex (HSV). Este vírus vem em duas formas: HSV-1 e HSV-2. Geralmente, o HSV-1 causa herpes labial, enquanto o HSV-2 causa herpes genital.

Cremes antivirais e pílulas tratam herpes labial, se necessário. Você pode espalhar ou pegar o vírus que causa herpes labial durante o beijo. As feridas permanecem infecciosas até que se espalhem, por isso evite beijar quem nunca teve herpes labial até aquele momento.

As feridas se formam em cinco estágios. Aprenda o que esperar depois de ver uma aparecer.

Óleos essenciais para impetigo

Os óleos essenciais são líquidos extraídos de plantas. Dezenas de óleos essenciais têm propriedades antibacterianas. Isso sugere que os óleos essenciais podem ser úteis no tratamento do impetigo, embora atualmente não haja pesquisas para apoiar isso.

Esses produtos podem ter vantagens sobre os antibióticos, porque algumas das bactérias que causam impetigo tornaram-se resistentes aos antibióticos atuais.

O gerânio, o patchouli e o óleo da árvore do chá são alguns dos óleos essenciais que podem ser úteis no tratamento do impetigo.

Antes de tentar qualquer óleo essencial ou outro tratamento alternativo, converse com seu médico. Alguns desses produtos podem causar efeitos colaterais e podem não ser seguros para todos.

Existem mais de 90 tipos diferentes de óleos essenciais. Cada um tem seus próprios benefícios exclusivos para a saúde.

Impetigo vs. micose

Micose é uma infecção fúngica da pele. O nome refere-se à forma de anel das manchas de pele vermelhas e elevadas que produz. Ao contrário do impetigo, a micose não causa crostas amarelas.

Você pode pegar micose através do contato direto ou compartilhando itens pessoais com pessoas infectadas. O anel pode aparecer no couro cabeludo, no corpo, na pele ao redor da virilha (chamada de jock itch) ou nos pés (chamado de pé de atleta).

O tratamento típico é com um creme antifúngico para a pele. Alguns produtos estão disponíveis sem receita. Outros exigem receita médica do seu médico.

Micose é um problema coceira e irritante. Uma boa higiene pode ajudar a impedir que ela comece ou volte.

Impetigo vs. erisipela

Erisipela é uma infecção bacteriana que afeta as camadas superiores da pele. É causada pelas mesmas bactérias estreptocócicas responsáveis ​​pela garganta inflamada. Semelhante ao impetigo, essas bactérias se infiltram na pele através de uma ferida aberta ou rachadura.

Erisipela causa bolhas no rosto e nas pernas. Outros sintomas incluem febre e calafrios.

Os médicos geralmente prescrevem antibióticos orais para tratar a infecção. Casos mais graves podem precisar ser tratados com antibióticos intravenosos em um hospital.

O tratamento é geralmente muito eficaz na eliminação da infecção. Não tratar erisipela pode aumentar o risco de complicações graves.

Impetigo vs. eczema

Eczema não é uma infecção. Em vez disso, pode ser uma reação a substâncias do ambiente, como detergente, metal ou látex, ou pode estar associado a alergias ou asma.

Os sintomas do eczema incluem:

  • pele vermelha e com coceira
  • pele seca

Um tipo chamado eczema disidrótico causa pequenas bolhas cheias de líquido nas mãos ou nos pés. Essas bolhas podem coçar ou doer.

Pessoas que têm alergias são mais propensas a ter eczema. Evitar a substância que causou a reação da pele pode impedi-la no futuro.

Eczema vem em sete tipos diferentes. Aprenda a identificá-los.

O takeaway

O impetigo é uma infecção bacteriana da pele altamente contagiosa que geralmente não é grave. Limpa-se mais rapidamente com antibióticos e requer boa higiene para evitar que se espalhe.

Se você suspeitar que você ou um ente querido tenha impetigo, entre em contato com seu médico para diagnóstico.

Certifique-Se De Olhar

6 coisas que você nunca deve dizer a alguém com doença de Parkinson

6 coisas que você nunca deve dizer a alguém com doença de Parkinson

e você tem a doença de Parkinon ou é cuidador de Parkinon, abe que a condição afeta mai do que apena movimento corporai. É muito mai do que apena tremore, rigidez e o oca...
Teste de proteína C-reativa

Teste de proteína C-reativa

A proteína C reativa (PCR) é uma ubtância produzida pelo fígado em repota à inflamação.Outro nome para a PCR ão: proteína C reativa de alta enibilidade (h-...