Medicina física e reabilitação
A medicina física e a reabilitação são uma especialidade médica que ajuda as pessoas a recuperar as funções corporais que perderam devido a problemas de saúde ou lesões. Este termo é freqüentemente usado para descrever toda a equipe médica, não apenas os médicos.
A reabilitação pode ajudar muitas funções corporais, incluindo problemas intestinais e de bexiga, mastigação e deglutição, problemas de pensamento ou raciocínio, movimento ou mobilidade, fala e linguagem.
Muitos ferimentos ou condições médicas podem afetar sua capacidade de funcionar, incluindo:
- Distúrbios cerebrais, como acidente vascular cerebral, esclerose múltipla ou paralisia cerebral
- Dor de longo prazo (crônica), incluindo dores nas costas e pescoço
- Grande cirurgia óssea ou articular, queimaduras graves ou amputação de membro
- Artrite grave piorando com o tempo
- Fraqueza grave após a recuperação de uma doença grave (como infecção, insuficiência cardíaca ou respiratória)
- Lesão da medula espinhal ou lesão cerebral
As crianças podem precisar de serviços de reabilitação para:
- Síndrome de Down ou outras doenças genéticas
- Deficiência intelectual
- Distrofia muscular ou outras doenças neuromusculares
- Transtorno de privação sensorial, transtorno do espectro do autismo ou transtornos do desenvolvimento
- Distúrbios da fala e problemas de linguagem
Os serviços de medicina física e reabilitação também incluem medicina esportiva e prevenção de lesões.
ONDE A REABILITAÇÃO É FEITA
As pessoas podem fazer reabilitação em muitos ambientes. Muitas vezes começa enquanto eles ainda estão no hospital, se recuperando de uma doença ou lesão. Às vezes, começa antes de alguém planejar a cirurgia.
Depois que a pessoa sai do hospital, o tratamento pode continuar em um centro especial de reabilitação para pacientes internados. Uma pessoa pode ser transferida para este tipo de centro se tiver problemas ortopédicos significativos, queimaduras, lesão na medula espinhal ou lesão cerebral grave por acidente vascular cerebral ou trauma.
A reabilitação muitas vezes também ocorre em uma enfermaria especializada ou em um centro de reabilitação fora de um hospital.
Muitas pessoas que estão se recuperando acabam voltando para casa. A terapia é então continuada no consultório do provedor ou em outro ambiente. Você pode visitar o consultório de seu médico de medicina física e outros profissionais de saúde. Às vezes, o terapeuta faz visitas domiciliares. Membros da família ou outros cuidadores também devem estar disponíveis para ajudar.
O QUE FAZ A REABILITAÇÃO
O objetivo da terapia de reabilitação é ensinar as pessoas a cuidar de si mesmas, tanto quanto possível. Muitas vezes, o foco está nas tarefas diárias, como comer, tomar banho, usar o banheiro e passar da cadeira de rodas para a cama.
Às vezes, o objetivo é mais desafiador, como restaurar a função completa de uma ou mais partes do corpo.
Os especialistas em reabilitação usam muitos testes para avaliar os problemas de uma pessoa e monitorar sua recuperação.
Um programa de reabilitação completo e plano de tratamento podem ser necessários para ajudar com problemas médicos, físicos, sociais, emocionais e relacionados ao trabalho, incluindo:
- Terapia para problemas médicos específicos
- Conselhos sobre como configurar sua casa para maximizar sua função e segurança
- Ajuda com cadeiras de rodas, talas e outros equipamentos médicos
- Ajuda com questões financeiras e sociais
A família e os cuidadores também podem precisar de ajuda para se ajustar à condição de seu ente querido e saber onde encontrar recursos na comunidade.
A EQUIPE DE REABILITAÇÃO
A medicina física e a reabilitação são uma abordagem de equipe. Os membros da equipe são médicos, outros profissionais de saúde, o paciente e seus familiares ou cuidadores.
Os médicos de medicina física e reabilitação recebem 4 ou mais anos extras de treinamento neste tipo de atendimento após concluírem a faculdade de medicina. Eles também são chamados de fisiatras.
Outros tipos de médicos que podem ser membros de uma equipe de reabilitação incluem neurologistas, cirurgiões ortopédicos, psiquiatras e médicos de cuidados primários.
Outros profissionais de saúde incluem terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, conselheiros vocacionais, enfermeiras, psicólogos e nutricionistas (nutricionistas).
Reabilitação; Reabilitação física; Fisiatria
Cifu DX, ed. Medicina Física e Reabilitação de Braddom. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016
Frontera, WR, Silver JK, Rizzo TD, Jr, eds. Princípios básicos de medicina física e reabilitação: distúrbios musculoesqueléticos, dor e reabilitação. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019.