Pode haver bactérias infecciosas escondidas em sua bolsa de maquiagem, de acordo com um novo estudo
Contente
- Mas e se eu limpar meus produtos de beleza no registro?
- Como limpar seus produtos de beleza
- Revisão para
Mesmo que demore uma questão de minutos, vasculhar sua bolsa de maquiagem e limpar bem o seu conteúdo - sem falar em jogar fora tudo que você teve por umpedaço muito longo - é uma tarefa que de alguma forma consegue cair no esquecimento com mais frequência do que você gostaria de admitir. Mas os resultados de um novo estudo sugerem que o uso de produtos de beleza sujos ou vencidos não irá apenas colocá-lo em risco de um surto ocasional. Se você não estiver limpando e trocando a maquiagem regularmente, pode haver bactérias escondidas em seu estoque de beleza que podem deixá-la doente, de acordo com a nova pesquisa.
Para o estudo, publicado noJournal of Applied Microbiology, pesquisadores da Aston University no Reino Unido decidiram descobrir o potencial de contaminação bacteriana em cinco tipos populares de produtos de beleza, incluindo batom, brilho labial, delineador, máscara e liquidificadores de beleza. Eles testaram o conteúdo bacteriano de 467 produtos de beleza usados doados por participantes no Reino Unido.Os pesquisadores também pediram aos que doaram maquiagem que preenchessem um questionário sobre a frequência de uso de cada produto, a frequência com que o produto era limpo e se o produto havia caído no chão. E mesmo que o tamanho da amostra do estudo fosse reconhecidamente pequeno e limitado a uma região específica, as descobertas são suficientes para que você limpe tudo em seu arsenal de beleza o mais rápido possível.
No geral, os pesquisadores estimaram que cerca de 90 por cento de todos os produtos coletados estavam contaminados com bactérias, incluindo E. coli (mais comumente conhecida por causar intoxicação alimentar), Staphylococcus aureus (que pode causar pneumonia e outras infecções que, quando não tratadas, podem ser fatais) e Citrobacter freundii (bactéria que pode causar infecções do trato urinário). Quando esses tipos de bactérias chegam a áreas como boca, olhos, nariz ou cortes abertos na pele, eles são "capazes de causar infecções significativas", especialmente em pessoas com sistema imunológico comprometido que podem não ser capazes de lutar eliminar a infecção com a mesma facilidade (pense: pessoas mais velhas, pessoas com doenças auto-imunes, etc.), escreveram os autores do estudo em seu artigo. (Aliás, deixar de limpar a maquiagem também pode deixar você com centenas de ácaros que coçam nos olhos.)
Os resultados mais impressionantes do estudo: apenas 6,4 por cento de todos os produtos coletados tinhamsempre foram limpos - daí a presença significativa de bactérias encontradas nos produtos doados em todo o quadro. O produto limpo com menos frequência era a esponja do liquidificador de beleza: colossais 93 por cento das amostras do liquidificador de beleza nunca foram desinfetadas e 64 por cento dos liquidificadores doados foram jogados no chão - uma prática particularmente "anti-higiênica" (especialmente se você não os está limpando após o fato), de acordo com a pesquisa. Sabendo disso, não é surpreendente que essas amostras de esponja de beleza também tenham sido consideradas as mais suscetíveis à contaminação bacteriana: como muitas vezes ficam úmidas após a aplicação de produtos à base de líquidos, os liquidificadores de beleza podem facilmente estar repletos de bactérias como E. coli e Staphylococcus aureus, ambos os quais podem fazer você ficar gravemente doente, de acordo com as descobertas do estudo.
Mas e se eu limpar meus produtos de beleza no registro?
Mesmo se você estiver no topo da limpeza de seus produtos e ferramentas de maquiagem favoritos, você não está totalmente limpo. Compartilhar produtos com outra pessoa também pode aumentar suas chances de entrar em contato com bactérias prejudiciais, de acordo com os resultados do estudo. Então, você não vai querer apenas limparalgum produto antes de compartilhá-lo com alguém (e pedir gentilmente que façam o mesmo antes de devolvê-lo), mas você também pode querer ser cauteloso ao tentar testadores de maquiagem em lojas de beleza. Embora os pesquisadores não tenham analisado bactérias em testadores de beleza, eles notaram em seu artigo que esses produtos de teste muitas vezes "não são limpos regularmente e são deixados expostos ao ambiente e aos clientes que passam e podem tocar e experimentar o produto. "
Os pesquisadores também observaram que segurar os produtos após sua data de validade é uma grande falta de nenhum. Mesmo se um batom ou delineador vencidovisual bem e sem problemas, pode estar contaminado com as mesmas bactérias nocivas encontradas em cosméticos não limpos, de acordo com o estudo.
Como regra geral, a maioria dos produtos deve ser descartada entre três meses a um ano, dependendo da fórmula, escreveram os pesquisadores. Delineadores líquidos e máscaras devem ser mantidos por dois a três meses no máximo, enquanto o batom é geralmente seguro por um ano, desde que você não tenha tido nenhuma infecção, compartilhe-o com qualquer pessoa que possa ter tido uma infecção e o tenha limpado regularmente . (Relacionado: Como fazer a mudança para um regime de beleza limpo e não tóxico)
Como limpar seus produtos de beleza
Se esta nova pesquisa te assustar, não entre em pânico - não é uma questão de os próprios produtos serem contaminados quando você os compra, mas sim sua diligência na limpeza e substituição conforme necessário.
Portanto, uma vez por semana, reserve um tempo para limpar sua bolsa de maquiagem, incluindo aplicadores, pincéis, ferramentas,e a própria bolsa, maquiadora profissional, Jo Levy nos disse anteriormente. Ela recomenda usar um sabonete neutro sem fragrância, xampu para bebês ou sabonete facial para limpar e, em seguida, remover o excesso de água antes de deixar os produtos secarem completamente antes do próximo uso. (Relacionado: Por que você definitivamente não deve compartilhar pincéis de maquiagem)
Você também vai querer ter certeza de que seus dedos estão limpos antes de aplicar qualquer maquiagem com as mãos (ou opte por um cotonete limpo). "Cada vez que você mergulha o dedo em um pote de creme ou base, está introduzindo bactérias nele, contaminando-o", disse-nos anteriormente Debra Jaliman, M.D., do Mount Sinai Medical Center de Nova York. "A melhor coisa a fazer é limpar os produtos sempre que possível, como limpar pinças e rolos de cílios com álcool."
Quanto a produtos sólidos como batom, eles geralmente podem ser limpos com um lenço "para que você remova a camada superficial, o que removeria bactérias ou partículas presentes", David Bank, MD, diretor do Centro de Dermatologia no Monte Kisco, Nova York nos disse anteriormente. "Nunca é demais limpá-los uma vez por semana, mas se você estiver sendo cuidadoso e observador, pode esticar para duas ou quatro semanas", acrescentou.
Finalmente, para manter esses amados liquidificadores de beleza limpos, use um limpador de esponja especialmente projetado, limpador facial ou shampoo de bebê e seja gentil, para não rasgar ou danificar a esponja, Gita Bass, maquiador de celebridades e Simple Skincare Advisory Um membro do conselho nos disse em uma entrevista anterior: "Basta esfregar a esponja sobre o sabão para fazer espuma, enxaguar bem, repetir conforme necessário e colocar sobre uma superfície limpa para secar."