Existe um limite de quanto tempo você pode tomar pílulas anticoncepcionais?
Contente
- Tipos de pílulas anticoncepcionais
- Minipílulas
- Pílulas combinadas
- Segurança do uso de pílulas de longo prazo
- A pílula como opção de controle de natalidade de longo prazo
- Efeitos colaterais do uso de curto prazo
- Efeitos colaterais do uso de longo prazo
- Câncer
- Coágulos sanguíneos e ataque cardíaco
- Enxaqueca
- Humor e libido
- Fatores de risco a considerar
- Fumar
- Obesidade
- Opções alternativas de controle de natalidade
- Tomando uma decisão informada
- Perspectiva de longo prazo
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
visão global
As pílulas anticoncepcionais são convenientes e eficazes para muitas pessoas. Mas talvez você esteja se perguntando se é bom para seu corpo tomar pílulas anticoncepcionais por muito tempo.
Continue lendo para saber se há um limite para o tempo que você pode tomar pílulas anticoncepcionais e o que ter em mente.
Tipos de pílulas anticoncepcionais
As pílulas anticoncepcionais contêm pequenas doses de hormônios para prevenir a gravidez. Existem dois tipos básicos de pílulas anticoncepcionais.
Minipílulas
Um tipo de pílula contém apenas o hormônio progesterona. Às vezes é chamado de "minipílula".
Ele age engrossando o muco cervical e afinando o revestimento do útero, conhecido como endométrio.
Uma camada mais espessa de muco torna mais difícil para o espermatozóide alcançar e fertilizar o óvulo. Um endométrio mais fino torna mais difícil para um embrião fertilizado se implantar e crescer durante a gravidez.
Pílulas combinadas
Um tipo mais comum de pílula anticoncepcional contém progesterona e estrogênio. Isso é chamado de pílula combinada.
O estrogênio ajuda a impedir que os ovários liberem um óvulo na trompa de Falópio, que é onde ele pode ser fertilizado por um espermatozóide ou se desprender junto com o revestimento do útero durante a próxima menstruação.
Segurança do uso de pílulas de longo prazo
Se você está tomando pílulas anticoncepcionais há algum tempo e não teve efeitos colaterais, é provável que você possa continuar a usá-las pelo tempo que precisar e enquanto seu médico considerar que é uma escolha segura.
Para a maioria das pessoas saudáveis, as pílulas anticoncepcionais são seguras para uso a longo prazo. Existem exceções, é claro. Nem todo mundo tem a mesma experiência com pílulas anticoncepcionais.
Os comprimidos só de progestógeno são apropriados para todos os não fumantes. No entanto, quando se trata de fumantes, os comprimidos são adequados apenas para menores de 35 anos.
Quando chegar aos 35 anos, discuta as opções de controle de natalidade com seu provedor de serviços de saúde. Pílulas só de progestógeno podem não ser mais a melhor escolha para você.
Se você fuma, deve encontrar outro método anticoncepcional para diminuir o risco de complicações. Se você não fuma e tem mais de 35 anos, você e seu médico podem decidir o que é melhor para você.
As pílulas combinadas são geralmente seguras para não fumantes de qualquer idade. Mas aqueles que fumam devem evitar pílulas combinadas, independentemente da idade. O estrogênio aumenta o risco de coágulos sanguíneos.
A pílula como opção de controle de natalidade de longo prazo
Faça exames regulares com seu ginecologista e converse sobre como você está tolerando suas pílulas anticoncepcionais.
Também é importante renovar e preencher sua receita antes que você acabe. Como método anticoncepcional de longo prazo, as pílulas anticoncepcionais requerem uso consistente. Tome suas pílulas anticoncepcionais exatamente como prescritas.
Usá-los por alguns meses, parar por um ou dois meses e começar a usá-los novamente aumenta o risco de uma gravidez não planejada.
Perder uma dose de vez em quando geralmente não é um problema. Tome dois no dia seguinte, quando se lembrar. No entanto, isso aumenta o risco de gravidez acidental. Se você se esquece de tomar a pílula todos os dias, pode não ser o método anticoncepcional certo para você.
Lembre-se de que as pílulas anticoncepcionais não protegem contra infecções sexualmente transmissíveis (IST). Use preservativos junto com a pílula.
Compre Agora: Compre preservativos.
Efeitos colaterais do uso de curto prazo
Durante os primeiros meses de uso de pílulas anticoncepcionais, você pode ter um pequeno sangramento entre os períodos. Isso é chamado de sangramento de escape. É mais comum se você estiver tomando pílulas só de progestógeno.
Normalmente, ele pára por conta própria, mas informe ao seu médico se isso acontecer, junto com quaisquer outros efeitos colaterais.
Tomar pílulas anticoncepcionais pode causar dor nos seios e náuseas em algumas pessoas. Você pode reduzir esses efeitos colaterais tomando a pílula antes de deitar.
Tente tomar sua pílula na mesma hora todos os dias, principalmente se você usar uma pílula só de progestógeno.
Efeitos colaterais do uso de longo prazo
Se você não tiver problemas durante o primeiro ano de tomar pílulas anticoncepcionais, provavelmente poderá continuar a usá-las sem problemas por muitos anos.
Aqui estão alguns possíveis efeitos colaterais.
Câncer
Uma preocupação comum sobre o uso a longo prazo de pílulas anticoncepcionais é como isso afeta o risco de câncer.
De acordo com o, o uso de pílulas anticoncepcionais pode diminuir ligeiramente o risco de câncer endometrial e de ovário.
O uso a longo prazo pode aumentar ligeiramente o risco de câncer de mama, fígado e colo do útero. Se esses tipos de câncer são comuns em sua família, não deixe de informar seu médico e discutir seus riscos.
Coágulos sanguíneos e ataque cardíaco
O uso de pílulas anticoncepcionais por longo prazo também aumenta ligeiramente o risco de desenvolver coágulos sanguíneos e ataque cardíaco após os 35 anos. O risco é maior se você também tiver:
- pressão alta
- uma história de doença cardíaca
- diabetes
Depois dos 35, é importante reavaliar suas opções de controle de natalidade com seu médico.
Fumar também piora essas preocupações com a saúde.
Enxaqueca
Se você tem histórico de enxaquecas, o estrogênio nas pílulas combinadas pode piorá-las.
No entanto, você também pode não sentir alterações na intensidade da dor de cabeça. Se as suas enxaquecas estiverem associadas ao seu período menstrual, você pode até descobrir que as pílulas anticoncepcionais aliviam a dor.
Humor e libido
Para algumas mulheres, tomar pílulas anticoncepcionais pode causar mudanças no humor ou na libido. No entanto, esses tipos de mudanças são incomuns.
Fatores de risco a considerar
As pílulas anticoncepcionais são medicamentos poderosos que exigem receita médica. Seu médico só deve prescrevê-los se seu histórico médico e saúde atual sugerirem que serão seguros e eficazes. Se você é saudável, deve poder tomar pílulas anticoncepcionais com poucos efeitos colaterais ou problemas.
Se você já experimentou pílulas anticoncepcionais e experimentou efeitos colaterais desagradáveis, converse com seu médico sobre suas experiências.
Tente se lembrar que tipo de pílula você tomou anteriormente. Provavelmente, um tipo diferente de pílula permite que você use pílulas anticoncepcionais sem sentir os efeitos colaterais anteriores.
Fumar
Se você fuma ou tem doenças cardíacas ou outras doenças cardiovasculares, pode não ser um candidato ideal para pílulas anticoncepcionais.
De modo geral, as mulheres que fumam podem usar pílulas anticoncepcionais de maneira eficaz. Ao chegar aos 30 anos ou mais, fumar enquanto toma a pílula aumenta o risco de complicações.
Fumar pode diminuir a eficácia do estrogênio em pílulas combinadas. Fumar também aumenta o risco de doenças cardíacas, coágulos sanguíneos e câncer.
Obesidade
As pílulas anticoncepcionais às vezes podem ser um pouco menos eficazes para mulheres obesas. Se você for obeso, converse com seu médico sobre se os comprimidos são sua melhor opção.
Opções alternativas de controle de natalidade
Se você está procurando opções alternativas de controle de natalidade de longo prazo, pode considerar um dispositivo intrauterino (DIU). Dependendo do tipo de DIU que você escolher, ele pode durar de 3 a 10 anos.
A maioria das pessoas também pode usar preservativos masculinos e femininos sem problemas. Eles também ajudam a prevenir a transmissão de DST, o que as pílulas anticoncepcionais não fazem.
As opções de controle de natalidade natural incluem o método do ritmo. Neste método, você monitora cuidadosamente seu ciclo menstrual e evita sexo ou usa preservativos ou outros métodos de barreira durante seus dias férteis.
Alguns casais também praticam o método de abstinência. Nesse método, o pênis é puxado para fora da vagina antes de ejacular.
Os métodos de ritmo e de abstinência apresentam um risco maior de gravidez não planejada do que as pílulas anticoncepcionais ou outros métodos anticoncepcionais. Também existe um risco maior de contrair DSTs.
Tomando uma decisão informada
A menos que você esteja tentando engravidar ou já tenha chegado à menopausa, as pílulas anticoncepcionais podem ser uma boa opção. Dependendo do tipo de pílula anticoncepcional que você usa, você está protegida da gravidez após 7 a 10 dias do início do uso.
Faça sua pesquisa e converse com seu médico. Se você tem um parceiro sexual, converse com ele sobre o uso de anticoncepcionais.
Se você achar apropriado, também pode conversar com familiares e amigos. No entanto, tenha em mente que a experiência de outra pessoa com pílulas anticoncepcionais ou qualquer outra forma de anticoncepcional não será necessariamente igual à sua experiência.
A escolha certa de controle de natalidade para você é aquela que se adapta ao seu estilo de vida e necessidades de saúde.
Perspectiva de longo prazo
Supondo que você seja saudável, o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais não deve ter nenhum impacto adverso em sua saúde. Fazer uma pausa de vez em quando parece não ter nenhum benefício médico.
O uso de anticoncepcionais de longo prazo geralmente não prejudica sua capacidade de engravidar e ter um bebê saudável depois que você não o toma mais.
Seu ciclo menstrual normal provavelmente retornará dentro de um ou dois meses após você parar de tomar seus comprimidos. Muitas pessoas engravidam poucos meses depois de parar com as pílulas anticoncepcionais e têm uma gravidez saudável e sem complicações.