Canetas de insulina
![Como usar canetas para aplicação de insulina](https://i.ytimg.com/vi/uHxCIhd4V4Q/hqdefault.jpg)
Contente
visão global
O controle do diabetes geralmente requer injeções de insulina ao longo do dia. Os sistemas de aplicação de insulina, como as canetas de insulina, podem tornar a aplicação de injeções de insulina muito mais fácil. Se você atualmente usa um frasco e uma seringa para administrar sua insulina, mudar para uma caneta de insulina pode facilitar a administração de insulina e aumentar sua adesão.
Sobre canetas de insulina
As canetas de insulina não eliminam a necessidade de se cutucar com uma agulha. Eles simplesmente tornam mais fácil medir e administrar sua insulina.
As canetas de insulina fornecem de 0,5 a 80 unidades de insulina por vez. Eles podem fornecer insulina em incrementos de meia unidade, uma unidade ou duas unidades. A dose máxima e a quantidade incremental variam entre as canetas. A quantidade total de unidades de insulina nos cartuchos também varia.
As canetas vêm em duas formas básicas: descartáveis e reutilizáveis. Uma caneta de insulina descartável contém um cartucho pré-cheio e toda a caneta é jogada fora quando o cartucho fica vazio. Canetas reutilizáveis permitem que você substitua o cartucho de insulina quando estiver vazio.
A caneta de insulina que você usa depende do tipo de insulina de que necessita, do número de unidades normalmente necessárias por injeção de insulina e das canetas disponíveis para esse tipo de insulina. As agulhas das canetas de insulina vêm em diferentes comprimentos e espessuras, e a maioria cabe em todas as canetas de insulina disponíveis. Converse com seu médico ou profissional de saúde para decidir qual caneta é a melhor para você.
Como armazená-los
Semelhante aos frascos de insulina, as canetas de insulina não requerem refrigeração constante depois de abertas. As canetas de insulina requerem apenas refrigeração antes do primeiro uso. Após o uso inicial, basta manter a caneta de insulina longe da luz solar direta e em temperatura ambiente.
As canetas de insulina normalmente permanecem boas por 7 a 28 dias após o uso inicial, dependendo do tipo de insulina que contêm. No entanto, se o prazo de validade impresso na caneta ou cartucho tiver expirado, você não deve usar a insulina.
Como usar uma caneta de insulina
Cada vez que você usa sua caneta:
- Verifique a data de validade e o tipo de insulina (se tiver mais de um tipo de caneta).
- Certifique-se de que a sua insulina não é grossa e de que a insulina de ação rápida é límpida e incolor.
- Role a caneta em suas mãos e incline suavemente a caneta se for uma mistura de insulina.
- Remova a tampa da caneta e limpe a parte superior com álcool esterilizado.
- Coloque a agulha na caneta. Use uma agulha nova a cada vez.
- Prepare a caneta e depois ajuste a dose correta. Verifique a dose antes de injetar.
- Remova a tampa e escolha um local limpo para injetar. Segure a agulha em um ângulo de 90 graus, a menos que você seja instruído a fazer o contrário pelo seu médico.
- Aperte o botão para injetar a insulina e espere de cinco a 10 segundos para ter certeza de que toda a insulina foi absorvida.
- Remova a agulha e descarte-a adequadamente.
Se você acidentalmente marcar uma dose muito alta, as canetas de insulina oferecem a capacidade de corrigir seu erro de forma rápida e fácil. Algumas canetas expelem o excesso de insulina pela agulha de forma que ela não entre na pele, enquanto outras têm a opção de redefinir a caneta para zero unidades e começar de novo.
Riscos potenciais
Se você não verificar a condição ou a data de validade da insulina, ela pode não funcionar corretamente. A insulina expirada não funciona tão bem quanto a insulina que não expirou. Se a insulina contiver qualquer tipo de partícula, não a use. Essas partículas podem entupir a agulha e impedir que você administre uma dose completa.
Marcar uma dose muito alta ou não verificar a dosagem pode resultar no fornecimento de muita ou pouca insulina. Se isso ocorrer, monitore seus níveis de glicose de perto após a injeção. Muita insulina pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue caiam muito, e pouca insulina pode fazer com que o açúcar no sangue aumente para níveis perigosamente altos.