Autor: Helen Garcia
Data De Criação: 14 Abril 2021
Data De Atualização: 24 Janeiro 2025
Anonim
Dr Felipe Ades-Podemos tomar medicamentos vencidos?
Vídeo: Dr Felipe Ades-Podemos tomar medicamentos vencidos?

Contente

Você tem uma dor de cabeça latejante e abre a penteadeira do banheiro para pegar um pouco de paracetamol ou naproxeno, apenas para perceber que aqueles analgésicos de venda livre venceram há mais de um ano. Você ainda os leva? Correr para a loja? Sentar aí e sofrer? Considere isto:

É seguro tomar remédio vencido?

"Como regra geral, não há perigo em tomar um medicamento após sua data de validade", disse Robert Glatter, M.D., professor assistente de medicina de emergência na Northwell Health e médico assistente de emergência no Hospital Lenox Hill. "O único risco concebível é que o medicamento pode não reter sua potência original, mas não há perigo relacionado à toxicidade do medicamento em si ou problemas relacionados à sua degradação ou subprodutos." Embora os diferentes medicamentos variem nas datas de validade, a maioria dos medicamentos OTC expira dentro de dois a três anos, diz ele. (E quanto à proteína em pó expirada? Saiba se está tudo bem em usá-la ou se você terá que jogá-la fora.)


Se você está curioso sobre vitaminas e suplementos vencidos, eis uma curiosidade: os fabricantes desses produtos não são obrigados a colocar datas de validade nos rótulos, de acordo com O jornal New York Times. E isso é, em parte, porque o FDA não regulamenta vitaminas e suplementos. Se os fabricantes Faz decidir incluir uma data "validade" ou "prazo de validade" no rótulo de uma vitamina ou suplemento, a regra é que eles devem "honrar essas alegações". Basicamente, o que significa que os fabricantes são legalmente obrigados "a ter dados de estabilidade demonstrando que o produto ainda terá 100 por cento de seus ingredientes listados até essa data", disse Tod Cooperman, presidente da ConsumerLab.com. O jornal New York Times. Tradução: se você tomar uma vitamina depois de sua data de validade ou validade, não há garantia de que manterá sua potência original.

Por que a necessidade de datas de vencimento?

As datas de validade dos medicamentos são exigidas pelo FDA e ainda têm um propósito. O objetivo é fazer com que as pessoas saibam que os medicamentos não só são seguros, mas também eficaz para os pacientes, diz o Dr. Glatter. Mas muitas pessoas simplesmente não têm certeza sobre a segurança associada a essas datas, muito menos sobre a eficácia. Além disso, os fabricantes não são obrigados a testar a potência de um produto após a data de validade, então essa é geralmente uma variável desconhecida. É por causa dessa área cinzenta que a maioria dos consumidores tende a apenas descartar pílulas que poderia caso contrário, está bem para tomar. E então gastam mais dinheiro em novos remédios.


As empresas de suplementos não são legalmente obrigadas a incluir datas de validade nos rótulos de seus produtos.Normalmente, a vida útil média de um frasco de vitaminas é de cerca de dois anos, mas também pode depender do tipo de vitamina, bem como de onde e como você a armazena. Porém, não fique muito preso a isso: muito parecido com um remédio vencido, tomar vitaminas e suplementos fora do prazo de validade não causará nenhum dano ao seu corpo; eles apenas podem ser um pouco menos potentes. (Relacionado: As vitaminas personalizadas realmente valem a pena?)

No entanto, há um risco significativo a ser considerado.

Embora tomar o medicamento vencido não faça mal a você, a potência provavelmente diminuiu com o tempo. Dependendo da finalidade do medicamento, isso pode ser arriscado.

“Se você tiver infecções na garganta e estiver tomando amoxicilina vencida, o antibiótico ainda funcionará, mas talvez com 80 a 90 por cento de sua potência original”, o que é suficiente para tratar a infecção, diz o Dr. Glatter. No entanto, medicamentos vencidos e enfraquecidos para problemas de saúde graves ou alergias podem ser uma história diferente.


“EpiPens, por exemplo, pode ser usado após a data de validade em até um ano, mas a eficácia pode ser reduzida em 30 a 50 por cento em alguns casos”, diz ele. "Isso pode colocar em risco alguns pacientes que estão sofrendo uma reação alérgica grave ou anafilaxia", diz ele. (P.S. alimentos vencidos são realmente ruins para você?)

E se você acha que pode simplesmente tomar o dobro da dosagem de analgésicos OTC expirados para alcançar a eficácia com que está acostumado com menos, simplesmente não faça isso, diz o Dr. Glatter. “Nunca tome mais do que a dose recomendada, pois isso pode levar a efeitos adversos nos rins ou no fígado, dependendo de como o medicamento é metabolizado ou eliminado do seu corpo”, diz ele. (Observe que medicamentos como o ibuprofeno têm advertências no rótulo sobre danos ao fígado e rins em relação a altas dosagens, portanto, não exceda a dose diária máxima, a menos que seja aconselhado de outra forma por um médico.)

O resultado final: Essencialmente, todos os medicamentos - vitaminas e suplementos incluídos - podem se tornar um pouco menos potentes com o passar dos meses ou anos, mas isso por si só não levará a nenhum efeito colateral adverso. “Quando um medicamento expira, o problema é que ele pode não produzir o efeito desejado, seja ele relacionado à redução da febre, inibição do crescimento de bactérias ou fungos, alívio da dor ou redução da pressão arterial”, diz o Dr. Glatter. "Não é que a droga vencida em si seja perigosa, ou que existam metabólitos tóxicos que podem prejudicá-lo." Considere o propósito do medicamento e qual condição ou sintomas ele está tratando e discuta quaisquer perigos potenciais com antecedência com um médico. Se um medicamento enfraquecido pode significar um desastre para sua saúde, dirija-se à farmácia ou chame seu médico imediatamente. Melhor ainda, tenha um estoque de remédios importantes (e não expirados) de prontidão para a próxima vez que uma ressaca (er, dor de cabeça) surgir.

Revisão para

Propaganda

Soviete

Remissão de hepatite C

Remissão de hepatite C

A remião da hepatite C é poívelEntre peoa em todo o mundo, incluindo uma etimativa, têm hepatite C crônica. O víru e epalha principalmente por meio do uo de droga intrav...
Sete principais alimentos que podem causar acne

Sete principais alimentos que podem causar acne

Acne é uma doença de pele comum que afeta cerca de 10% da população mundial ().Muito fatore contribuem para o deenvolvimento da acne, incluindo a produção de ebo e querat...