O centeio é sem glúten?
Contente
- Inadequado para distúrbios relacionados ao glúten
- Produtos de padaria
- Bebidas alcoólicas à base de centeio
- Algumas alternativas sem glúten
- O resultado final
Dado o recente aumento da popularidade da dieta sem glúten, vários grãos foram colocados em destaque para determinar se eles contêm glúten.
Embora o grão que contém glúten mais evitado seja o trigo, há outros grãos que algumas pessoas devem evitar.
O centeio é um parente próximo do trigo e da cevada e comumente usado para fazer produtos de panificação, certas cervejas e licores e ração animal.
Este artigo explica se o centeio é sem glúten.
Inadequado para distúrbios relacionados ao glúten
Recentemente, a consciência em torno dos distúrbios relacionados ao glúten aumentou drasticamente.
Existem vários distúrbios relacionados ao glúten, incluindo doença celíaca, sensibilidade ao glúten, ataxia ao glúten e alergias ao trigo (1).
Aqueles com esses distúrbios devem evitar o glúten para prevenir complicações de saúde potencialmente graves.
O centeio está intimamente relacionado ao trigo e à cevada, que contêm glúten, e também contém glúten.
Especificamente, o centeio contém uma proteína do glúten chamada secalin ().
Portanto, o centeio deve ser evitado ao seguir uma dieta estritamente livre de glúten, juntamente com trigo, cevada e aveia processados em instalações que processam outros grãos.
ResumoO centeio contém uma proteína do glúten chamada secalin. Portanto, não é adequado para quem segue uma dieta sem glúten.
Produtos de padaria
A farinha de centeio é mais comumente usada em uma variedade de produtos assados, como pães, pãezinhos, pretzels e até massas.
Ao assar com farinha de centeio, a farinha multiuso tradicional também costuma ser adicionada para equilibrar o sabor e iluminar o produto final, já que o centeio tende a ser bem pesado.
Alternativamente, as bagas de centeio podem ser cozidas e comidas sozinhas, da mesma forma que as bagas de trigo são comidas. Eles são ligeiramente em borracha e têm um perfil de sabor de nozes.
Embora a farinha de centeio tenha um teor ligeiramente mais baixo de glúten do que algumas outras farinhas, ela deve ser evitada ao seguir uma dieta sem glúten ().
Resumo
A farinha de centeio é usada em uma variedade de produtos de panificação, desde pães a massas. Devido ao seu conteúdo de glúten, deve ser evitado ao seguir uma dieta sem glúten.
Bebidas alcoólicas à base de centeio
Outra categoria em que o centeio é usado são as bebidas alcoólicas.
Embora mais comumente usado para fazer uísque de centeio, também é adicionado a algumas cervejas para dar uma camada adicional de sabor.
O uísque de centeio quase sempre é sem glúten, enquanto a cerveja não.
Isso se deve ao processo de destilação, durante o qual o glúten é retirado do whisky.
Apesar de ser amplamente isento de glúten, não pode ser rotulado como tal, considerando que é feito de ingredientes que contêm glúten (3).
Dito isso, indivíduos que são extremamente sensíveis ao glúten podem reagir a vestígios de quantidades presentes no uísque.
Portanto, é importante proceder com cuidado se você tiver um distúrbio relacionado ao glúten e quiser beber uísque.
ResumoO uísque de centeio é amplamente isento de glúten devido ao processo de destilação, embora alguns indivíduos possam reagir às suas pequenas quantidades de glúten. Portanto, é importante ter cuidado.
Algumas alternativas sem glúten
Embora o centeio contenha glúten, vários grãos alternativos podem ser apreciados, evitando-se o glúten.
Alguns grãos sem glúten que representam mais de perto os sabores do centeio são amaranto, sorgo, teff e trigo sarraceno.
Eles podem ser comprados como grãos inteiros ou farinhas para assar.
Sementes de cominho podem ser adicionadas ao fazer pão com essas farinhas para dar um sabor tradicional de pão de centeio.
Além disso, devido ao aumento na disponibilidade de pães sem glúten, algumas empresas agora produzem pães de centeio simulados sem glúten que oferecem um sabor semelhante ao dos pães tradicionais.
Usando essas saborosas alternativas ao centeio, uma dieta sem glúten pode ser menos restritiva e até bastante agradável.
ResumoEmbora o centeio contenha glúten, vários outros grãos fornecem um perfil de sabor semelhante ao do centeio quando usado na panificação.
O resultado final
O centeio é um grão intimamente relacionado ao trigo e à cevada. É conhecido por seu perfil de sabor de nozes e mais comumente usado para fazer pães e uísques.
Ele contém uma proteína glúten chamada secalin, o que o torna inadequado para quem segue uma dieta sem glúten, embora a maioria dos uísques de centeio sejam virtualmente sem glúten.
Várias alternativas próximas podem imitar o sabor do centeio em produtos assados, tornando uma dieta sem glúten um pouco menos restritiva.
Ao seguir uma dieta sem glúten para fins médicos, o centeio deve ser evitado para prevenir complicações.