É perigoso correr com tênis de corrida antigos?
Contente
"Cada corredor terá que tomar algumas decisões importantes em sua vida. Com quem se casar, onde trabalhar, como dar o nome aos filhos ... Mas nada é tão importante quanto o tipo de tênis que ela escolhe", diz o médico de medicina do esporte e triatleta Jordan Metzl, MD Afinal, os pés e tornozelos, joelhos e quadris dos corredores são mais fortes do que a maioria das pessoas, portanto, é fundamental encontrar a proteção adequada para os dedos dos pés. (Confira Os melhores tênis para acabar com suas rotinas de treino.)
Mas digamos que você encontrou seu par perfeito, correu com ele por muitos quilômetros felizes e, finalmente, os gastou, sem ter um backup à mão. Você deve continuar usando os mesmos sapatos até chegar à loja (ou runningwarehouse.com) para comprar um novo par? Ou é mais seguro para o seu passo bater na calçada com um par de tênis mais novo, mesmo que os únicos pares que você tem não contam como tênis de corrida?
Isso depende da idade real de seus tênis de corrida, diz o Dr. Metzl. Está desgastado e existe desgastado. E você não pode passar por quantas milhas você registrou nos sneaks; você tem que ir pelo tato. "A meia-vida dos tênis de corrida ficou mais longa à medida que a tecnologia dos calçados melhorou, especialmente no meio da sola dos sapatos", diz o Dr. Metzl. "O que costumava morrer depois de cerca de um mês agora dura muitos meses sem problemas."
Portanto, ao invés de aposentar seus sapatos após os 500 milhas padrão, continue correndo com eles até que "correr não seja tão confortável", diz ele. Para cada corredor, isso significará algo diferente. Você pode notar que seus tornozelos começam a ficar bambos depois de um quilômetro ou mais, ou seus joelhos estão doendo depois de uma corrida, ou você apenas se sente "mal" no geral.
Se você alcançou aquele ponto ligeiramente desconfortável (Dr. Metzl chama de "a ponta da cauda do ruim") e você não tem um sobressalente, você pode espremer mais alguns quilômetros deles - e você deve, antes de trocar para seus cross-trainers, diz o Dr. Metzl. Até mesmo um tipo de tênis de corrida antigo fornece um suporte de corrida melhor e mais completo do que o tênis de corrida novo em folha.
Mas, a partir de certo ponto, os tênis de corrida passam de "desconfortáveis" para "terríveis", observa o Dr. Metzl. Novamente, isso é subjetivo, mas se lesões antigas começarem a aparecer em sua corrida, ou a sensação de "desligamento" se transformar em uma sensação de "ai", é definitivamente hora de colocar os sapatos para descansar - e se você está desesperado para uma corrida , você pode calçar seus cross-trainers ou tênis de musculação. (Ou talvez seja um sinal para começar a explorar o mundo da corrida descalça.)
Mas quando você está correndo com tênis nada ideal, o Dr. Metzl alerta para ser curto e suave. "Sem corridas longas, sem treinos de velocidade", diz ele. "Basta correr para a loja de sapatos e comprar tênis de corrida novos."