É hora de dar às atletas olímpicas femininas o respeito que elas merecem
Contente
https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fattn%2Fvideos%2F1104268306275294%2F&width=600&show_text=false&appId=214241982281542&height=337
Os Jogos Olímpicos de verão de 2016 vão ao ar hoje à noite e pela primeira vez na história, a equipe dos EUA terá mais atletas femininas em sua equipe do que qualquer outro na história. Mesmo assim, as mulheres nas Olimpíadas não são tratadas da mesma forma. Um vídeo da ATTN mostra que os locutores esportivos olímpicos comentam sobre as aparições femininas duas vezes mais do que os homens. Em vez de serem julgadas por suas habilidades atléticas, as atletas femininas são julgadas com base em sua aparência - e isso simplesmente não está certo.
Um clipe no vídeo mostra uma locutora de esportes pedindo à tenista profissional, Eugenie Bouchard, para "girar" para que os espectadores pudessem ver sua roupa, em vez de discutir suas realizações atléticas. Outra mostra um porta-voz perguntando a Serena Williams por que ela não estava sorrindo ou rindo depois de vencer uma partida.
Sexismo nos esportes não é segredo, mas é ainda pior nas Olimpíadas. Depois de ganhar duas medalhas de ouro nas Olimpíadas de 2012, com apenas 14 anos, Gabby Douglas foi criticada por seu cabelo. "Gabby Douglas é fofa e tudo ... mas aquele cabelo ... na câmera", alguém tuitou. De acordo com a ATTN, até o ex-prefeito de Londres julgou as jogadoras olímpicas de vôlei por sua aparência, descrevendo-as como: "mulheres seminuas ... brilhando como lontras molhadas". (Sério, cara?)
Apesar do número de atletas do sexo masculino que choram ao vivo na televisão após uma grande derrota ou vitória, a mídia os descreve como fortes e poderosos, enquanto as atletas do sexo feminino são chamadas de emocionais. Não é legal.
Então, enquanto você assiste à cerimônia de abertura das Olimpíadas esta noite, tenha em mente que todas as mulheres naquela arena trabalharam tão duro quanto os garotos. Nenhuma pergunta, comentário, tweet ou postagem no Facebook deve ser capaz de tirar isso. A mudança começa com você.