Como usar tiras de ceto para medir cetose
Contente
- O que acontece durante a cetose?
- Medindo a cetose usando a urina
- Medindo cetose com sangue
- Quão precisas são as tiras de ceto?
- Como entrar em cetose com uma dieta Keto
- A linha inferior
A dieta cetogênica ou simplesmente ceto é uma dieta pobre em carboidratos, rica em gorduras e moderada em proteínas.
Oferece muitos benefícios à saúde, incluindo perda de peso, controle de açúcar no sangue e longevidade (1, 2, 3).
Um objetivo comum das pessoas que fazem dieta com ceto é atingir a cetose, um estado natural em que seu corpo queima gordura como combustível.
No entanto, pode ser difícil determinar se sua dieta precisa ser ajustada para alcançar e manter a cetose.
Por esse motivo, muitas pessoas usam tiras de ceto.
Este artigo explica como usar tiras de ceto para medir cetose e como atingir esse estado através de uma dieta cetogênica.
O que acontece durante a cetose?
Se você segue uma dieta padrão rica em carboidratos, suas células usam a glicose como principal fonte de energia, proveniente dos carboidratos da dieta, incluindo açúcares e alimentos ricos em amido, como pão, macarrão e legumes.
Mas se você limitar ou evitar esses alimentos - como quando você faz uma dieta cetogênica -, seu corpo não possui glicose suficiente para atender às necessidades de energia. Isso significa que ele deve procurar fontes alternativas de combustível.
Seu corpo faz isso dividindo a gordura armazenada em ácidos graxos e cetonas. Essas cetonas substituem a glicose e fornecem a maior parte da energia que seu cérebro precisa, resultando em um estado fisiológico chamado cetose na dieta (4).
Estar em cetose na dieta aumenta os níveis de cetona, detectáveis na respiração, na urina e no sangue (5).
Resumo Quando você restringe ou limita os carboidratos da sua dieta, seu corpo produz cetonas a partir da gordura, resultando no estado fisiológico da cetose.Medindo a cetose usando a urina
Se você quiser saber se está em cetose, as tiras de urina são uma maneira barata e conveniente de descobrir.
Eles foram originalmente desenvolvidos para pessoas com diabetes tipo 1 para determinar se estão em risco imediato de cetoacidose diabética, uma condição potencialmente fatal (6).
Você pode comprar kits de tira de urina vendidos sem receita na farmácia e no supermercado locais, bem como online. Eles são relativamente baratos e podem conter de 50 a várias centenas de tiras.
As tiras normalmente expiram dentro de três a seis meses após a abertura, portanto, lembre-se de quantas vezes você pretende usá-las (7).
Se você deseja verificar suas cetonas na urina diariamente, use um horário específico, como pela manhã ou várias horas após sua última refeição do dia, para melhor comparação (8).
O processo de usar tiras de ceto é assim:
- Lave as mãos e tire uma amostra de urina em um pequeno recipiente.
- Mergulhe a extremidade absorvente da tira na amostra por alguns segundos e remova-a.
- Aguarde o tempo indicado na embalagem para que a tira mude de cor.
- Compare a tira com a cartela de cores na embalagem.
- Descarte a urina e a tira de maneira apropriada antes de lavar as mãos.
A cor corresponde à concentração de cetonas na urina, que pode variar de nenhuma cetona a altas concentrações. Quanto mais escura a cor, maiores serão os níveis de cetona.
Resumo As tiras de urina são uma maneira fácil e conveniente de medir a cetose. Siga as instruções no kit para obter resultados mais precisos.
Medindo cetose com sangue
Os medidores de sangue cetônicos são uma maneira confiável e precisa de medir as cetonas em seu corpo (9, 10, 11).
Originalmente projetados para pessoas com diabetes tipo 1, eles também atraem aqueles que seguem uma dieta cetogênica como uma maneira mais precisa de medir a cetose (7).
Geralmente, você pode encontrar tiras de sangue em qualquer lugar que transporta tiras de urina. No entanto, você precisará de um medidor para ler as tiras de sangue também.
Muitos leitores de glicose no sangue também leem tiras de ceto no sangue, mesmo que as tiras de glicose sejam diferentes das tiras de ceto.
As tiras de sangue custam em média US $ 1 por faixa e geralmente duram de 12 a 18 meses antes de expirarem - muito mais do que as faixas de urina (7, 12).
Veja como um medidor de cetona no sangue funciona:
- Lave as mãos.
- Carregue a lanceta com a agulha, seguindo as instruções fornecidas.
- Insira uma tira de cetona no sangue no medidor de cetona.
- Pique o dedo para tirar uma pequena gota de sangue usando a lanceta.
- Deixe a tira entrar em contato com a gota de sangue e verifique os resultados.
- Descarte a tira e a lanceta, conforme sugerido nas instruções.
Um nível sanguíneo preferível de cetonas para cetose na dieta é de 1,5 a 3,0 mmol / L (15 a 300 mg / dL) (11).
Resumo Medir as cetonas no sangue é uma maneira mais precisa, mas também mais cara, de medir a cetose.Quão precisas são as tiras de ceto?
As tiras de urina são uma boa ferramenta para medir se você está em cetose durante as primeiras semanas de cetose.
Durante esse período, seu corpo não pode usar cetonas de maneira eficiente para obter energia e, portanto, você urina muitas delas (13).
Mas à medida que você se aprofunda na cetose, seu corpo se adapta ao uso de cetonas como combustível e fica mais otimizado em produzi-las, deixando menos uso (14).
Em outras palavras, se você estiver em um estado adaptado ao ceto por muitos meses, uma faixa de ceto pode indicar que sua urina contém apenas pequenas quantidades de cetonas, se houver. Isso pode induzir as pessoas a pensar que não estão mais em cetose, o que pode não ser o caso (14).
No entanto, usar tiras de urina quando você está apenas começando uma dieta cetogênica é uma maneira fácil e acessível de verificar se seus níveis de cetona estão subindo.
Por outro lado, se você segue uma dieta cetogênica há vários meses e deseja uma imagem mais precisa dos seus níveis de cetona, as tiras de ceto-sangue são uma opção mais adequada (11).
No entanto, é importante considerar o preço mais alto das tiras de sangue e se você deseja espetar seu dedo toda vez que medir seus níveis de cetona.
Resumo As tiras de ceto na urina podem ajudar a determinar se você está em cetose, mas possivelmente não a longo prazo. Se você deseja uma leitura mais precisa, as tiras de ceto são uma opção melhor.Como entrar em cetose com uma dieta Keto
Para indivíduos saudáveis, pode levar vários dias em uma dieta cetológica para entrar em cetose e mais algumas semanas depois para se adaptar ao ceto (5).
Uma dieta cetônica é rica em gordura, moderada em proteínas e muito baixa em carboidratos.
Algumas pessoas confundem a dieta ceto por ser pobre em carboidratos e rica em proteínas. Mas consumir muita proteína não permitirá que seu corpo entre em cetose (15).
Mais especificamente, a dieta permite 75% de calorias da gordura, 20% de proteínas e 5% de carboidratos.
Para comparação, as Diretrizes Dietéticas para Americanos de 2015 recomendam que as pessoas obtenham (16):
- 20-35% de calorias da gordura
- 10-35% de calorias da proteína
- 45-65% de calorias dos carboidratos
Geralmente, consumir menos de 50 gramas de carboidratos por dia leva você à cetose. Dito isto, todo mundo é diferente - algumas pessoas podem precisar comer menos enquanto outras podem se safar com mais (5).
Se você é novo na dieta cetônica e deseja garantir que sua dieta esteja no caminho certo, as tiras de urina podem ser uma ferramenta útil.
Resumo Uma dieta ceto-dietética é rica em gorduras, com pouco carboidrato e proteínas moderadas. Leva vários dias para seu corpo entrar em cetose e várias semanas depois para se adaptar ao uso de cetonas como combustível.A linha inferior
As tiras de cetona tornaram-se cada vez mais populares como uma forma de as pessoas seguirem uma dieta cetônica verificar se estão em cetose.
Existem dois tipos de tiras de ceto: urina e sangue.
As tiras de urina são ideais se você é novo na dieta cetônica e deseja uma maneira fácil e acessível de garantir que está caminhando para a cetose.
Uma vez que seu corpo se adapta ao ceto, as tiras de sangue são mais precisas, mas também mais caras.
Em ambos os casos, as tiras podem ajudá-lo a monitorar e ajustar sua dieta de acordo com a entrada e a manutenção de um nível de cetose.