Ketonuria: o que você precisa saber
Contente
- Quais são as causas da cetonúria?
- Dieta cetogênica
- Níveis baixos de insulina
- Outras causas
- Quais são os sintomas da cetonúria?
- Como a cetonúria é diagnosticada?
- Testes caseiros
- Intervalos de teste
- Como a cetonúria é tratada?
- Complicações da cetonúria
- Cetoacidose
- Desidratação
- Na gravidez
- Qual é a perspectiva para a cetonúria?
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
O que é cetonúria?
A cetonúria ocorre quando você tem níveis elevados de cetonas na urina. Essa condição também é chamada de cetoacidúria e acetonúria.
Cetonas ou corpos cetônicos são tipos de ácidos. Seu corpo produz cetonas quando gorduras e proteínas são queimadas para obter energia. Este é um processo normal. No entanto, ele pode entrar em overdrive devido a alguns problemas de saúde e outros motivos.
A cetonúria é mais comum em indivíduos com diabetes, particularmente diabetes mellitus tipo 1. Também pode ocorrer em mulheres grávidas ou amamentando.
Se os níveis de cetona subirem muito por muito tempo, seu sangue ficará ácido. Isso pode prejudicar sua saúde.
Quais são as causas da cetonúria?
Dieta cetogênica
A cetonúria é um sinal de que seu corpo está usando principalmente gorduras e proteínas como combustível. Isso é chamado de cetose. É um processo normal se você estiver em jejum ou em uma dieta cetogênica com baixo teor de carboidratos. Uma dieta cetogênica normalmente não representa um risco para a saúde se for feita de forma equilibrada.
Níveis baixos de insulina
A maior parte da energia que seu corpo usa vem do açúcar ou da glicose. Normalmente vem dos carboidratos que você ingere ou dos açúcares armazenados. A insulina é um hormônio vital que transporta açúcar para todas as células, incluindo músculos, coração e cérebro.
Pessoas com diabetes podem não ter insulina suficiente ou não conseguir usá-la corretamente. Sem insulina, seu corpo não consegue mover o açúcar de forma eficiente para as células ou armazená-lo como combustível. Deve encontrar outra fonte de energia. As gorduras e proteínas corporais são decompostas para gerar energia, produzindo cetonas como um produto residual.
Quando muitas cetonas se acumulam na corrente sanguínea, pode ocorrer uma condição chamada cetoacidose ou cetoacidose diabética. Esta é uma condição com risco de vida que torna o seu sangue ácido e pode prejudicar seus órgãos.
A cetonúria geralmente ocorre junto com a cetoacidose. Conforme os níveis de cetona aumentam no sangue, os rins tentam se livrar deles pela urina.
Se você tem diabetes e desenvolveu cetonúria, provavelmente também tem níveis elevados de açúcar no sangue ou hiperglicemia. Sem insulina suficiente, seu corpo não consegue absorver adequadamente o açúcar dos alimentos digeridos.
Outras causas
Você pode desenvolver cetonúria mesmo se não tiver diabetes ou estiver em uma dieta cetogênica estrita. Outras causas incluem:
- beber álcool em excesso
- vômito excessivo
- gravidez
- inanição
- doença ou infecção
- ataque cardíaco
- trauma emocional ou físico
- medicamentos, como corticosteroides e diuréticos
- uso de drogas
Quais são os sintomas da cetonúria?
Cetonúria pode ser um sinal de que você tem cetoacidose ou pode causar cetoacidose. Quanto mais altos os níveis de cetonas, mais graves são os sintomas e mais perigosos eles podem se tornar. Dependendo da gravidade, os sinais e sintomas podem incluir:
- sede
- hálito com cheiro de fruta
- boca seca
- fadiga
- náusea ou vômito
- micção frequente
- confusão ou dificuldade de foco
Seu médico pode encontrar sinais relacionados de cetonúria:
- açúcar elevado no sangue
- desidratação significativa
- desequilíbrio eletrolítico
Além disso, pode haver sinais de doenças como sepse, pneumonia e infecções do trato urinário que podem levar a níveis elevados de cetona.
Como a cetonúria é diagnosticada?
A cetonúria é comumente diagnosticada por meio de um teste de urina. Seu médico também examinará seus sintomas e seu histórico médico.
Os testes comuns para cetonas na urina e no sangue incluem:
- teste de sangue cetônico com punção digital
- teste de tira de urina
- teste de acetona respiratório
Você também pode passar por outros testes e varreduras para procurar a causa:
- eletrólitos do sangue
- hemograma completo
- Raio-x do tórax
- Tomografia computadorizada
- eletrocardiograma
- exames de hemocultura para infecções
- teste de glicose no sangue
- triagem de drogas
Testes caseiros
A American Diabetes Association aconselha a verificação de seus níveis de cetonas se você tiver diabetes, especialmente quando o açúcar no sangue é superior a 240 miligramas por decilitro. Você pode testar a presença de corpos cetônicos com uma simples tira de teste de urina.
Alguns monitores domésticos de glicose no sangue também medem as cetonas no sangue. Isso envolve picar o dedo e colocar uma gota de sangue em uma tira-teste. Os testes caseiros podem não ser tão precisos quanto um teste de urina ou sangue no consultório do seu médico.
Compre tiras de teste de cetona e máquinas que você pode usar em casa
Intervalos de teste
O teste regular de cetonas é muito importante se você tem diabetes. Sua tira de teste de urina mudará de cor. Cada cor corresponde a uma gama de níveis de cetona em um gráfico. Sempre que as cetonas estiverem acima do normal, você deve verificar o nível de glicose no sangue. Tome medidas imediatas, se necessário.
Alcance | Resultados |
Menos de 0,6 milimoles por litro | Nível normal de cetona na urina |
0,6 a 1,5 milimoles por litro | Acima do normal; teste novamente em 2 a 4 horas |
1,6 a 3,0 milimoles por litro | Nível moderado de cetona na urina; chame seu médico imediatamente |
Acima de 3,0 milimoles por litro | Nível perigosamente alto; vá para o pronto-socorro imediatamente |
Como a cetonúria é tratada?
Se a sua cetonúria se deve a jejum temporário ou a mudanças em sua dieta, ela provavelmente se resolverá por conta própria. Você não precisa de tratamento. Teste seus níveis de cetonas e seu açúcar no sangue e consulte seu médico para consultas de acompanhamento para ter certeza.
Em situações mais graves, o tratamento com cetonúria é semelhante ao tratamento para a cetoacidose diabética. Você pode precisar de tratamento que salva vidas com:
- insulina de ação rápida
- Fluidos IV
- eletrólitos, como sódio, potássio e cloreto
Se sua cetonúria for causada por doença, você pode precisar de tratamento adicional, como:
- antibióticos
- antivirais
- procedimentos de coração
Complicações da cetonúria
Em casos graves, a cetonúria pode causar complicações que afetam sua saúde. Isso pode resultar em coma ou morte.
Cetoacidose
A cetoacidose diabética é uma emergência de saúde que pode levar ao coma diabético e até à morte. O aumento das cetonas no sangue aumenta os níveis de ácido no sangue. Estados com alto teor de ácido são tóxicos para órgãos, músculos e nervos e interferem nas funções corporais. Essa condição pode acontecer a qualquer pessoa com diabetes, mas é mais comum em pessoas com diabetes tipo 1.
Desidratação
Níveis elevados de açúcar no sangue, que levam a níveis elevados de cetonas, aumentam significativamente a micção e podem levar à desidratação. As doenças que causam cetonúria também podem causar náuseas, vômitos e diarreia, aumentando a desidratação.
Na gravidez
A cetonúria é comum mesmo em uma gravidez saudável. Pode acontecer se você não comer por um longo período de tempo, tiver uma dieta pobre em carboidratos ou vomitar em excesso.
Mulheres grávidas com diabetes ou diabetes gestacional têm maior risco de cetonúria. Isso pode levar à cetoacidose, o que pode prejudicar o desenvolvimento do bebê.
Se você tem diabetes gestacional, seu médico pode recomendar o tratamento com dieta e medicamentos como a insulina. O tratamento geralmente resolve a cetonúria. Você ainda precisará monitorar seus níveis de açúcar no sangue e cetonas regularmente durante a gravidez e após o nascimento de seu bebê.
Seu médico ou nutricionista recomendará mudanças em sua dieta. As escolhas alimentares corretas são um passo importante no controle e tratamento do diabetes gestacional.
Qual é a perspectiva para a cetonúria?
A cetonúria pode ser causada por muitos fatores, incluindo o que você come. Pode ser devido a um desequilíbrio na dieta ou ter uma causa mais séria. Consulte seu médico imediatamente se você acha que tem cetonúria.
A chave mais importante para o tratamento é identificar a causa. Em muitos casos, você pode evitá-lo. Evite dietas extremas e converse com seu médico ou nutricionista antes de fazer mudanças drásticas em sua dieta diária.
Ketonuria pode ser um sinal de alerta de que algo está errado. Se os seus sintomas incluem confusão, dor de cabeça, náusea ou vômito, procure atendimento médico de emergência.
Se você tem diabetes, a cetonúria é um sinal de alerta de que seu diabetes não está sob controle. Verifique seus níveis de cetonas com a mesma freqüência que verifica seus níveis de glicose no sangue. Registre seus resultados para mostrar ao seu médico.
Converse com seu médico sobre o que você pode fazer para equilibrar seus níveis de açúcar no sangue. Seu médico pode prescrever insulina ou outros medicamentos. Você pode precisar da ajuda de um nutricionista para ajudá-lo a orientar suas escolhas alimentares. Educadores sobre diabetes também podem ajudá-lo a controlar e compreender sua condição.