Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 7 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Abril 2025
Anonim
Beber Kombuchá é recomendado para IBS? - Bem Estar
Beber Kombuchá é recomendado para IBS? - Bem Estar

Contente

Kombuchá é uma bebida popular de chá fermentado. De acordo com a, ele tem propriedades antibacterianas, probióticas e antioxidantes.

Embora haja benefícios para a saúde associados ao consumo de kombuchá, ele pode ser um gatilho para surtos de síndrome do intestino irritável (SII).

Kombuchá e IBS

Os alimentos que desencadeiam surtos de IBS são diferentes para cada pessoa. Mas o kombucha tem algumas características e ingredientes específicos que podem causar problemas digestivos, tornando-o um possível gatilho para o seu IBS.

Carbonatação

Como uma bebida carbonatada, o kombuchá pode causar excesso de gases e inchaço, liberando CO2 (dióxido de carbono) em seu sistema digestivo.

FODMAPs

Kombuchá contém certos carboidratos chamados FODMAPs. A sigla significa "oligo-, di- e monossacarídeos e polióis fermentáveis".

As fontes alimentares do FODMAP incluem frutas, xarope de milho com alto teor de frutose, leite e laticínios, trigo e legumes. Para muitas pessoas com IBS, esses ingredientes podem causar problemas digestivos.


Açúcar e adoçantes artificiais

O açúcar é usado na fermentação do kombuchá e alguns fabricantes adicionam açúcar ou adoçantes artificiais. Alguns açúcares, como a frutose, podem causar diarreia. Alguns adoçantes artificiais, como o sorbitol e o manitol, são laxantes conhecidos.

Cafeína

O Kombuchá é uma bebida com cafeína. As bebidas com cafeína estimulam a contração do intestino, causando possíveis cólicas e efeitos laxantes.

Álcool

O processo de fermentação do kombuchá produz algum álcool, embora não em grande quantidade. O nível de álcool é normalmente mais alto no kombuchá feito em casa. O álcool consumido em excesso pode causar fezes amolecidas no dia seguinte.

Se você comprar kombuchá engarrafado ou enlatado, leia o rótulo com atenção. Algumas marcas contêm níveis mais elevados de açúcar, cafeína ou álcool.

O que é IBS?

IBS é um distúrbio funcional crônico comum dos intestinos. Afeta uma estimativa da população em geral. As mulheres têm até duas vezes mais probabilidade do que os homens de desenvolver a doença.


Os sintomas de IBS incluem:

  • cólicas
  • inchaço
  • dor abdominal
  • excesso de gás
  • constipação
  • diarréia

Embora algumas pessoas possam controlar os sintomas da SII administrando sua dieta e níveis de estresse, aqueles com sintomas mais graves geralmente requerem medicação e aconselhamento.

Embora os sintomas da SII possam perturbar a vida cotidiana, a condição não levará a outras doenças graves e não é fatal. A causa exata do IBS não é conhecida, mas acredita-se que seja causada por vários fatores.

Gerenciando IBS com dieta

Se você tem SII, seu médico pode recomendar que você abandone certos alimentos e bebidas de sua dieta. Isso pode incluir:

  • glúten, como trigo, centeio e cevada
  • alimentos com alto teor de gases como bebidas carbonatadas, certos vegetais como brócolis e repolho e cafeína
  • FODMAPs, como frutose, frutanos, lactose e outros encontrados em certos vegetais, grãos, laticínios e frutas

O kombuchá pode ter as propriedades de dois desses grupos de alimentos que muitas vezes são sugeridos para serem eliminados das dietas IBS: alto teor de gases e FODMAPs.


Quando ver seu médico

Consulte o seu médico se tiver diarreia ou prisão de ventre que vai e vem acompanhada de inchaço ou desconforto abdominal.

Outros sinais e sintomas podem indicar uma doença mais grave, como câncer de cólon. Isso inclui:

  • sangramento retal
  • perda de peso
  • dificuldade em engolir
  • dor contínua que não pode ser aliviada pela evacuação ou pela passagem de gás

Leve embora

O Kombuchá possui características e ingredientes que podem causar distúrbios digestivos. Mas isso não significa que será para você. Se você tem SII e deseja beber kombuchá, converse com seu médico sobre como isso pode afetar seu sistema digestivo.

Se o seu médico concordar, considere experimentar uma marca com baixo teor de açúcar, baixo teor de álcool, baixo teor de cafeína e baixa carbonatação. Experimente uma pequena quantidade de cada vez para ver se isso desencadeia seu IBS.

Novas Publicações.

Doença Neurológica Relacionada ao Álcool

Doença Neurológica Relacionada ao Álcool

A doença neurológica relacionada ao álcool é uma variedade de condiçõe cauada pela ingetão de álcool. O álcool é frequentemente conumido como uma bebi...
Sim, estou desativado, mas ainda vou acampar. Aqui está como eu faço funcionar

Sim, estou desativado, mas ainda vou acampar. Aqui está como eu faço funcionar

A atividade ao ar livre não ão apena para peoa habilitada.Adorei acampar durante toda a minha vida, ma depoi de ficar deativado, meu acampamento e minha viagem e tornaram muito mai limitado....