Uso de substâncias - anfetaminas
As anfetaminas são drogas. Eles podem ser legais ou ilegais. Eles são legais quando são prescritos por um médico e usados para tratar problemas de saúde como obesidade, narcolepsia ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O uso de anfetaminas pode levar ao vício.
As anfetaminas são ilegais quando usadas sem receita para obter alta ou melhorar o desempenho. Nesse caso, são conhecidas como drogas de rua, ou drogas recreativas, e seu uso pode levar ao vício. Este artigo descreve esse aspecto das anfetaminas.
Existem diferentes tipos de anfetaminas de rua. Os mais comuns e alguns de seus termos de gíria são:
- Anfetamina: goey, louee, speed, uppers, whiz
- Dextroanfetamina (remédio para TDAH usado ilegalmente): dexies, kiddie-speed, pep pills, uppers; beleza negra (quando combinada com anfetamina)
- Metanfetamina (forma sólida de cristal): base, cristal, d-meth, rápido, vidro, gelo, metanfetamina, velocidade, whiz, puro, cera
- Metanfetamina (forma líquida): sangue de leopardo, vermelho líquido, sangue de boi, velocidade vermelha
As anfetaminas ilegais vêm em diferentes formas:
- Comprimidos e cápsulas
- Pó e pasta
- Cristal
- Líquido
Eles podem ser usados de diferentes maneiras:
- Engolido
- Enxugou nas gengivas
- Inalado pelo nariz (bufou)
- Injetado em uma veia (injeção)
- Defumado
As anfetaminas são drogas estimulantes. Eles fazem com que as mensagens entre o cérebro e o corpo se movam mais rapidamente. Como resultado, você fica mais alerta e fisicamente ativo. Algumas pessoas usam anfetaminas para ajudá-las a ficar acordadas no trabalho ou para estudar para um teste. Outros os usam para aumentar seu desempenho nos esportes.
As anfetaminas também fazem com que o cérebro libere dopamina. A dopamina é uma substância química que está envolvida no humor, pensamento e movimento. É também chamada de substância química do cérebro que se sente bem. O uso de anfetaminas pode causar efeitos prazerosos, como:
- Alegria (euforia, ou "flash" ou "pressa") e menos inibição, semelhante a estar bêbado
- Sentindo como se seu pensamento fosse extremamente claro
- Sentindo-se mais no controle, autoconfiante
- Querer estar e conversar com as pessoas (mais sociável)
- Energia aumentada
A rapidez com que você sente os efeitos das anfetaminas depende de como elas são usadas:
- Fumar ou injetar na veia (injeção): Os efeitos (o "ímpeto") começam imediatamente e são intensos e duram alguns minutos.
- Cheirar: Os efeitos (o "efeito") começam em 3 a 5 minutos, são menos intensos do que fumar ou injetar e duram de 15 a 30 minutos.
- Ingestão oral: os efeitos ("altos") começam em 15 a 20 minutos e duram mais do que fumar, injetar ou cheirar, dependendo da quantidade ingerida.
As anfetaminas podem prejudicar o corpo de várias maneiras e levar a:
- Diminuição do apetite e perda de peso
- Problemas cardíacos, como frequência cardíaca acelerada, batimento cardíaco irregular, aumento da pressão arterial e ataque cardíaco
- Temperatura corporal elevada e vermelhidão da pele
- Problemas de perda de memória pensando com clareza e derrame
- Problemas emocionais e de humor, como comportamento agressivo ou violento, depressão e suicídio
- Alucinações contínuas e incapacidade de dizer o que é real
- Inquietação e tremores
- Feridas na pele
- Problemas de sono
- Cárie dentária (boca de metanfetamina)
- Morte
Pessoas que usam essas drogas, especialmente metanfetamina, têm uma grande chance de contrair HIV e hepatite B e C. Isso pode ser através do compartilhamento de agulhas usadas com alguém que tem uma infecção. Ou pode ser por meio de sexo sem proteção, porque o uso de drogas pode levar a comportamentos de risco.
As anfetaminas podem causar malformações congênitas quando tomadas durante a gravidez. Além disso, as drogas de rua não são seguras durante a amamentação.
Normalmente, você não fica viciado em anfetaminas prescritas quando as toma na dosagem certa para tratar seu problema de saúde.
O vício acontece quando você usa anfetaminas para se drogar ou melhorar o desempenho. O vício significa que seu corpo e mente dependem da droga. Você não é capaz de controlar o uso dele e precisa dele para enfrentar a vida diária.
O vício pode levar à tolerância. Tolerância significa que você precisa de cada vez mais da droga para obter a mesma sensação de euforia. E se você tentar parar de usar, sua mente e seu corpo podem ter reações. Estes são chamados de sintomas de abstinência e podem incluir:
- Desejo forte pela droga
- Ter alterações de humor que variam de sentir-se deprimido, agitado e ansioso
- Sensação de cansaço o dia todo
- Não consigo me concentrar
- Ver ou ouvir coisas que não existem (alucinações)
- As reações físicas podem incluir dores de cabeça, dores e sofrimentos, aumento do apetite, não dormir bem
O tratamento começa com o reconhecimento de que existe um problema. Depois de decidir que deseja fazer algo a respeito do uso de drogas, a próxima etapa é obter ajuda e suporte.
Os programas de tratamento usam técnicas de mudança de comportamento por meio de aconselhamento (psicoterapia). O objetivo é ajudá-lo a compreender seus comportamentos e por que usa anfetaminas. Envolver a família e amigos durante o aconselhamento pode ajudar a apoiá-lo e impedi-lo de voltar a usar (recaída).
Se você tiver sintomas graves de abstinência, pode ser necessário permanecer em um programa de tratamento domiciliar. Lá, sua saúde e segurança podem ser monitoradas enquanto você se recupera.
No momento, não há medicamento que possa ajudar a reduzir o uso de anfetaminas, bloqueando seus efeitos. Mas, os cientistas estão pesquisando esses medicamentos.
Conforme você se recupera, concentre-se no seguinte para ajudar a prevenir recaídas:
- Continue indo às suas sessões de tratamento.
- Encontre novas atividades e objetivos para substituir aqueles que envolvem o seu uso de drogas.
- Passe mais tempo com a família e os amigos com os quais perdeu contato enquanto estava usando. Considere não ver amigos que ainda usam.
- Faça exercícios e coma alimentos saudáveis.Cuidar do seu corpo ajuda a curar-se dos efeitos nocivos do uso de drogas. Você também se sentirá melhor.
- Evite gatilhos. Podem ser pessoas com quem você usou drogas. Eles também podem ser lugares, coisas ou emoções que podem fazer você querer usar novamente.
Os recursos que podem ajudá-lo em seu caminho para a recuperação incluem:
- The Partnership for Drug-free Kids - drugfree.org/
- LifeRing - www.lifering.org/
- Recuperação SMART - www.smartrecovery.org/
- Narcóticos Anônimos - www.na.org/
Seu programa de assistência ao funcionário no local de trabalho (EAP) também é um bom recurso.
Marque uma consulta com seu médico se você ou alguém que você conhece é viciado em anfetaminas e precisa de ajuda para parar de usar. Ligue também se tiver sintomas de abstinência que o preocupem.
Abuso de substâncias - anfetaminas; Abuso de drogas - anfetaminas; Uso de drogas - anfetaminas
Kowalchuk A, Reed BC. Transtornos por uso de substâncias. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Livro didático de medicina familiar. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 50.
Site do Instituto Nacional de Abuso de Drogas. Metanfetamina. www.drugabuse.gov/publications/research-reports/methamphetamine/what-methamphetamine. Atualizado em outubro de 2019. Acessado em 26 de junho de 2020.
Weiss RD. Drogas de abuso. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 31.
- Club Drugs
- Metanfetamina