Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 4 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Beginners Guide To Fermentation: Kombucha Making
Vídeo: Beginners Guide To Fermentation: Kombucha Making

Contente

Kombucha é uma bebida fermentada apreciada por seu sabor único e poderosos benefícios à saúde.

Embora esteja amplamente disponível em supermercados e lojas de produtos naturais, você pode fazer o seu próprio usando chá, açúcar e um SCOBY.

Um SCOBY é uma massa espessa, emborrachada e turva que auxilia no processo de fermentação.

Este artigo explica o que é um kombucha SCOBY e como criar o seu.

O que é um Kombucha SCOBY?

Um SCOBY, que significa “cultura simbiótica de bactérias e leveduras”, é um ingrediente usado na fermentação e produção de kombucha.

A fermentação é um processo químico no qual carboidratos como açúcar ou amido se transformam em álcool ou ácido (1).

A aparência do SCOBY pode variar, mas geralmente é densa, redonda, emborrachada e opaca, com um cheiro suave e semelhante a vinagre.


Procure mofo ou um forte odor semelhante ao queijo, o que pode indicar que o SCOBY está em decomposição e precisa ser descartado.

A estrutura em forma de prato do SCOBY é composta principalmente por um tipo de fibra insolúvel conhecida como celulose.

Também hospeda uma variedade de leveduras e espécies de bactérias que auxiliam no processo de fermentação (2).

Outros alimentos e bebidas fermentadas - como kefir, pão de fermento e cerveja de gengibre - requerem culturas simbióticas semelhantes.

Resumo Uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras, ou SCOBY, ajuda no processo de fermentação da kombucha.

Como funciona

O Kombucha é produzido adicionando um SCOBY ao chá preto ou verde adoçado e depois fermentando por 1 a 4 semanas.

As bactérias e leveduras do SCOBY quebram os açúcares do chá e os convertem em álcool, dióxido de carbono e ácidos (3).

O resultado é um produto com gás com sabor picante, doce e semelhante a vinagre. Seus sabores específicos dependem de quanto tempo resta para fermentar, do tipo de chá usado e da adição de outros ingredientes, como frutas, sucos ou ervas.


A fermentação também aumenta a concentração de probióticos - um tipo de bactéria benéfica no intestino, com muitos efeitos positivos para a saúde.

De fato, estudos associaram o consumo de probióticos a níveis reduzidos de colesterol, imunidade aprimorada e maior perda de peso, entre outros benefícios (4, 5, 6).

Resumo Um SCOBY, quando adicionado ao chá adoçado, transforma os açúcares em álcool, dióxido de carbono e ácidos. O kombucha resultante contém numerosos probióticos.

Selecionando o caminho certo

Se você está interessado em preparar seu próprio kombucha, obter um SCOBY é o primeiro passo.

Você pode comprar kits ou culturas para iniciantes on-line ou em determinadas lojas de alimentos naturais.

Procure um SCOBY orgânico de um varejista respeitável para reduzir o risco de exposição a pesticidas e garantir a qualidade do produto (7).

Você também pode emprestar um SCOBY de um amigo que faz kombucha caseiro ou participar de uma comunidade on-line para encontrar um local com um SCOBY de sobra.


Como o SCOBY continua a crescer com cada lote de kombucha, ele pode ser dividido e compartilhado simplesmente cortando uma peça de 2,5 cm da parte superior e passando adiante.

Embora o risco de contaminação seja baixo quando manuseado adequadamente, descarte seu SCOBY imediatamente se notar mofo, cheiro desagradável ou qualquer sinal de deterioração.

Resumo Você pode comprar um SCOBY on-line, encontrar um em uma loja de alimentos naturais ou pedir emprestado a um amigo. Embora o risco de contaminação seja baixo, descarte o SCOBY se notar mofo, cheiro desagradável ou outros sinais de deterioração.

Como fazer o seu próprio

Também é possível cultivar seu próprio SCOBY.

Você pode fazer isso usando kombucha crua e sem sabor e 1 xícara (250 ml) de chá verde ou preto adoçado com 1 a 2 colheres de sopa (14 a 28 gramas) de açúcar.

Simplesmente combine a kombucha e o chá frio em uma jarra e cubra-a bem com um filtro de café ou pano de prato.

Coloque o frasco em um local quente - em torno de 20 a 30 ° C - e deixe fermentar por até 30 dias. À medida que o SCOBY começa a se formar, gradualmente se torna mais espesso e menos translúcido.

Quando o SCOBY tiver cerca de 1/4 de polegada (2/3 cm) de espessura, você poderá usá-lo para preparar um novo lote de kombucha usando chá verde ou preto e açúcar.

Resumo Crescer seu próprio SCOBY é um processo simples - você só precisa de kombucha cru, chá adoçado e tempo de sobra.

A linha inferior

Um SCOBY é uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras usada na produção de kombucha.

Você pode comprar um de revendedores locais ou on-line ou fazê-lo em casa usando kombucha cru e sem sabor e chá verde ou preto adoçado.

O risco de contaminação é baixo quando manuseado adequadamente. Ainda assim, descarte seu SCOBY se notar mofo, cheiro desagradável ou outros sinais de deterioração.

Fabricar ou comprar seu próprio SCOBY permite preparar seu próprio kombucha, oferecendo acesso constante a um tratamento refrescante e rico em probióticos.

Publicações Frescas

Dieta e Parkinson

Dieta e Parkinson

A doença de Parkinon afeta quae 1 milhão de americano. A cada ano, outra 60.000 peoa ão diagnoticada com a doença. O intoma variam de peoa para peoa, ma geralmente incluem epamo mu...
Manteiga de amendoim fica ruim?

Manteiga de amendoim fica ruim?

Manteiga de amendoim é uma propagação popular, graça ao eu abor rico e textura cremoa.Também é uma ótima fonte de nutriente eenciai, como vitamina, minerai e gordura...