Teste de pele PPD
O teste cutâneo PPD é um método usado para diagnosticar a infecção silenciosa (latente) de tuberculose (TB). PPD significa derivado de proteína purificado.
Você precisará de duas visitas ao consultório do seu médico para este teste.
Na primeira consulta, o profissional de saúde limpará uma área de sua pele, geralmente a parte interna do antebraço. Você receberá uma pequena injeção (injeção) que contém PPD. A agulha é gentilmente colocada sob a camada superior da pele, causando a formação de uma protuberância (vergão). Essa colisão geralmente desaparece em algumas horas, conforme o material é absorvido.
Após 48 a 72 horas, você deve retornar ao escritório de seu provedor. Seu provedor irá verificar a área para ver se você teve uma forte reação ao teste.
Não há preparação especial para este teste.
Informe o seu provedor se você já teve um teste cutâneo de PPD positivo. Nesse caso, você não deve repetir o teste de PPD, exceto em circunstâncias incomuns.
Informe o seu provedor se você tem uma condição médica ou se toma certos medicamentos, como esteróides, que podem afetar seu sistema imunológico. Essas situações podem levar a resultados de teste imprecisos.
Informe o seu provedor se você recebeu a vacina BCG e, em caso afirmativo, quando a recebeu. (Esta vacina só é administrada fora dos Estados Unidos).
Você sentirá uma picada breve quando a agulha for inserida logo abaixo da superfície da pele.
Este teste é feito para descobrir se você já entrou em contato com a bactéria que causa a tuberculose.
A tuberculose é uma doença facilmente disseminada (contagiosa). Na maioria das vezes, afeta os pulmões. A bactéria pode permanecer inativa (dormente) nos pulmões por muitos anos. Essa situação é chamada de TB latente.
A maioria das pessoas nos Estados Unidos infectadas com a bactéria não apresenta sinais ou sintomas de tuberculose ativa.
É mais provável que você precise deste teste se:
- Pode ter estado perto de alguém com tuberculose
- Trabalho na área de saúde
- Ter um sistema imunológico enfraquecido, devido a certos medicamentos ou doenças (como câncer ou HIV / AIDS)
Uma reação negativa geralmente significa que você nunca foi infectado com a bactéria que causa a tuberculose.
Com uma reação negativa, a pele onde você fez o teste de PPD não está inchada ou o inchaço é muito pequeno. Essa medição é diferente para crianças, pessoas com HIV e outros grupos de alto risco.
O teste cutâneo PPD não é um teste de triagem perfeito. Algumas pessoas infectadas com a bactéria que causa a tuberculose podem não ter uma reação. Além disso, doenças ou medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico podem causar um resultado falso-negativo.
Um resultado anormal (positivo) significa que você foi infectado com a bactéria que causa a tuberculose. Pode ser necessário tratamento para diminuir o risco de retorno da doença (reativação da doença). Um teste cutâneo positivo não significa que uma pessoa tenha tuberculose ativa. Mais testes devem ser feitos para verificar se há doença ativa.
Uma pequena reação (5 mm de inchaço firme no local) é considerada positiva em pessoas:
- Quem tem HIV / AIDS
- Quem recebeu um transplante de órgão
- Quem tem um sistema imunológico suprimido ou está fazendo terapia com esteróides (cerca de 15 mg de prednisona por dia durante 1 mês)
- Quem esteve em contato próximo com uma pessoa com tuberculose ativa
- Quem tem alterações em uma radiografia de tórax que parecem ter tuberculose passada
Reações maiores (maiores ou iguais a 10 mm) são consideradas positivas em:
- Pessoas com um teste negativo conhecido nos últimos 2 anos
- Pessoas com diabetes, insuficiência renal ou outras condições que aumentam a chance de contrair TB ativa
- Profissionais de saúde
- Usuários de drogas injetáveis
- Imigrantes que se mudaram de um país com uma alta taxa de tuberculose nos últimos 5 anos
- Crianças menores de 4 anos
- Bebês, crianças ou adolescentes expostos a adultos de alto risco
- Alunos e funcionários de determinados ambientes de vida em grupo, como prisões, lares de idosos e abrigos para sem-teto
Em pessoas sem riscos conhecidos de TB, 15 mm ou mais de inchaço firme no local indica uma reação positiva.
Pessoas que nasceram fora dos Estados Unidos e receberam uma vacina chamada BCG podem ter um resultado de teste falso-positivo.
Há um risco muito pequeno de vermelhidão intensa e inchaço do braço em pessoas que tiveram um teste PPD positivo anterior e que fizeram o teste novamente. Geralmente, as pessoas que tiveram um teste positivo no passado não devem ser testadas novamente. Essa reação também pode ocorrer em algumas pessoas que não foram testadas antes.
Padrão de derivado de proteína purificado; Teste cutâneo de TB; Teste cutâneo de tuberculina; Teste de Mantoux
- Tuberculose no pulmão
- Teste de pele PPD positivo
- Teste de pele PPD
Fitzgerald DW, Sterling TR, Haas DW. Mycobacterium tuberculosis. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 249.
Woods GL. Mycobacteria. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 61.