Kombuchá não é bom apenas para o seu intestino - é ótimo para a sua pele também
Contente
Sou um grande fã de tendências de bem-estar. Adaptógenos? Tenho toneladas deles em potes, sachês e tinturas. Remendos para ressaca? Tenho falado sobre eles há quase um ano. E kombucha, bem, eu tenho bebido a bebida pesada de probióticos por um tempo na esperança de melhorar minha saúde.
O chá fermentado é rico em probióticos, e pesquisas descobriram que consumir probióticos pode ajudar a aliviar problemas digestivos, incluindo diarréia, IBD e IBS.
Mas acontece que o kombuchá não é bom apenas para o intestino: recentemente, houve um aumento nos produtos para a pele carregados de kombuchá. Semelhante a como os probióticos melhoram a saúde intestinal, eles também podem melhorar a saúde da pele equilibrando as bactérias mais prejudiciais e restaurando a função de barreira, explica Shasa Hu, M.D., dermatologista e cofundador da BIA Life. "Vários estudos apóiam os benefícios dos probióticos em doenças inflamatórias da pele, como eczema e acne", diz o Dr. Hu. (Relacionado: 5 benefícios surpreendentes dos probióticos para a saúde)
Especificamente, algumas pesquisas iniciais de laboratório sugerem que os probióticos, quando aplicados topicamente, podem ajudar a regular o microbioma da pele, o que pode ajudar a pele a parecer mais hidratada, diz Hadley King, M.D., dermatologista de Nova York.
"Teoricamente, os probióticos tópicos ajudarão a fortalecer a capacidade natural da pele de se defender, formando um tipo de escudo protetor na superfície da pele, que por sua vez torna a pele mais resistente aos danos dos estressores ambientais, ajuda a manter a umidade e até ajuda a combater Danos UV ", diz o Dr. King.
E o kombucha tem mais do que probióticos para alimentar seu rosto. "Kombuchá também contém vitaminas B1, B6, B12 e vitamina C", diz Hu. "As vitaminas B e C são antioxidantes vitais que apoiam a função celular e reparam os danos oxidativos, ajudando a manter a elasticidade da pele e a função de barreira." (Relacionado: Aqui está tudo o que você precisa saber sobre os cuidados com a pele com vitamina C)
Claro, você não deve aplicar o kombuchá em sua forma potável diretamente no rosto. "Em sua forma regular, o kombucha é um ácido fraco - seu pH em torno de 3 - então isso pode ser irritante para a pele se não for diluído", diz o Dr. King, que observa que a pele mantém sua barreira melhor em um pH em torno de 5.5. (Relacionado: 4 coisas sorrateiras que desequilibram sua pele)
Em vez disso, procure produtos formulados especificamente para a pele, mas feitos com o chá fermentado. Por exemplo, a marca irmã Glow Recipe Sweet Chef acaba de lançar seu Kombuchá de gengibre + névoa fria de vitamina D (Compre, $ 17, target.com). De acordo com a co-fundadora e co-CEO da GR, Christine Chang, a névoa facial é "uma ótima maneira de refrescar a pele e fortalecer a barreira cutânea ao longo do dia".
À noite, experimente Juventude para o povo Kombuchá + 11% de tonalizador de poder de esfoliação AHA (Compre, $ 38, sephora.com). Aqui, dois esfoliantes químicos - ácido lático e ácido glicólico - trabalham para refinar o tamanho e a textura dos poros, enquanto o kombuchá ajuda a manter a barreira delicada da pele. Essência antioxidante de kombuchá de chá preto fresco (Compre, $ 68, sephora.com) também fornece uma camada protetora de vitaminas pela manhã ou à noite.
E se nada mais, continue bebendo sua mistura favorita de kombuchá.