Trabalho e parto: método Lamaze
Contente
- Primeira aula: terceiro trimestre
- Suas expectativas
- Desconfortos normais da gravidez
- Os benefícios da amamentação
- Necessidades nutricionais
- Mudanças no terceiro trimestre
- Atividades
- Segunda aula: imagens de lugares especiais
- Imagens de lugares especiais
- Terceira aula: a teoria Lamaze
- A teoria Lamaze
- Desenvolvimento fetal
- Técnicas de respiração
- Quarta aula: Trabalho ativo
- Mão de obra ativa
- Relaxamento de toque
- Quinta aula: técnicas de empurrar
- Técnicas de empurrar
- Trabalho de parto
- Coping pós-parto
- Sexta aula: Ensaio
- O takeaway
Preparação para o parto com o método Lamaze
O método Lamaze foi desenvolvido pelo obstetra francês Ferdinand Lamaze no início dos anos 1950 e é um dos programas de parto mais comuns hoje. Você pode aprender esse método fazendo uma série de aulas. Os objetivos dessas aulas são ajudá-la a se preparar para o trabalho de parto e substituir quaisquer preconceitos negativos sobre a gravidez e o processo de parto por sentimentos positivos.
Essas aulas também irão ajudá-lo a aprender habilidades de enfrentamento e controle da dor para o parto. Os participantes e seus parceiros Lamaze aprendem técnicas de relaxamento e padrões de respiração para ajudar a aliviar o desconforto do trabalho de parto e nascimento.
Essas habilidades são ensinadas em aulas ao longo de seis a oito semanas. Mulheres grávidas podem comparecer com o parceiro Lamaze de sua escolha. Continue lendo para aprender sobre uma série típica de aulas de Lamaze e o que você aprenderá a cada semana.
Primeira aula: terceiro trimestre
Sua primeira aula de Lamaze lhe dará uma visão geral das mudanças anatômicas, fisiológicas e emocionais que fazem parte da gravidez. Ele se concentrará nas mudanças no terceiro trimestre. Tópicos e atividades comuns na primeira aula incluem:
Suas expectativas
Você e seu parceiro são incentivados a compartilhar seus pensamentos, medos e sentimentos. Vocês são ensinados a confiar uns nos outros e a trabalhar juntos.
Desconfortos normais da gravidez
Você e seu parceiro são ensinados a fornecer contrapressão para dores lombares e dores, empurrando continuamente a região lombar. Ambos são encorajados a discutir qualquer desconforto que estejam sentindo. Seu instrutor o ensinará sobre os diferentes remédios.
Os benefícios da amamentação
A amamentação ajuda a contrair o útero após o parto. Essas contrações também reduzem a perda de sangue após o parto. O leite materno imuniza o bebê contra doenças infantis. A experiência da amamentação fortalece o vínculo mãe-bebê.
Necessidades nutricionais
Você continua a precisar de calorias adicionais, ricas em nutrientes, para um bebê saudável. O desenvolvimento das células cerebrais ocorre durante o último trimestre e até 18 meses após o nascimento, período durante o qual a nutrição adequada é muito importante.
Mudanças no terceiro trimestre
A primeira aula de Lamaze também cobrirá as mudanças no terceiro trimestre. À medida que seu corpo cresce para acomodar o bebê em crescimento, você pode começar a sentir as seguintes mudanças:
- Você pode sentir falta de energia ou cansaço.
- Você pode rir ou chorar facilmente.
- Você terá um aumento no volume de sangue.
- Você pode notar um inchaço generalizado.
- Você pode precisar urinar com frequência.
Atividades
A sessão de atividades para a primeira aula pode incluir relaxamento progressivo, afirmações positivas e imagens positivas.
Você e seu parceiro podem praticar relaxamento progressivo. Durante o relaxamento progressivo, você primeiro contrai e depois relaxa cada parte do corpo, começando pelos pés. Este processo ajuda você a reconhecer como seu corpo se sente quando está relaxado e não tenso. Durante o trabalho de parto, o colo do útero abre mais facilmente se você estiver relaxado.
Você também praticará afirmações positivas, substituindo pensamentos negativos por imagens positivas. Um exemplo é acolher a contração ao sentir o início da dor.
Você também pode visualizar o trabalho da contração usando imagens positivas.
Segunda aula: imagens de lugares especiais
Durante a segunda aula, você discutirá:
- crescimento fetal
- desenvolvimento fetal
- contagem de movimento fetal
- ciclos de vigília e sono de bebês
Você vai desenvolver a discussão sobre os sentimentos sobre o trabalho de parto e nascimento que você explorou na primeira aula. Você também irá revisar as mudanças anatômicas e fisiológicas durante o trabalho de parto e nascimento. Alguns instrutores escolhem a segunda aula como o momento para mostrar filmes sobre o parto aos participantes.
Imagens de lugares especiais
Uma segunda sequência de relaxamento é ensinada durante a parte da atividade da aula. Usar imagens de lugares especiais envolve imaginar-se em um lugar agradável e focar nas imagens, sons e cheiros desse lugar especial. Essa técnica o ajuda a se distrair da dor e a se concentrar em sentimentos positivos.
Terceira aula: a teoria Lamaze
Você provavelmente aprenderá mais sobre a teoria de Lamaze, bem como o desenvolvimento fetal e algumas técnicas de respiração durante a terceira aula.
A teoria Lamaze
Seu instrutor apresentará e discutirá a percepção da dor. Você pode ser incentivado a compartilhar o que lhe foi dito ou acredita sobre o parto. Uma discussão detalhada sobre o que acontece durante o parto pode ajudar a desmistificar o processo de parto.
À medida que você entende mais sobre a natureza do nascimento, pode começar a vê-lo mais e mais como um evento normal. A preparação para o parto pode ajudar você e seu parceiro a confiar mais na capacidade do seu corpo de vivenciar o nascimento do seu bebê de forma positiva. Também pode ajudar você e seu parceiro a participar mais plenamente da experiência.
Desenvolvimento fetal
Outro foco da terceira classe é o feto em desenvolvimento e sua transição para um bebê recém-nascido. Você vai aprender:
- como seu bebê em desenvolvimento está praticando a respiração
- como seu bebê está se fortalecendo e exercitando seus músculos
- quando seu bebê começa a ouvir som
- quando seu bebê começa a desenvolver a visão
Você também discutirá como um bebê recém-nascido estará alerta e reativo em seus primeiros 30 minutos de vida e que muitas vezes é melhor começar a amamentar enquanto o bebê está ativo.
Técnicas de respiração
As técnicas de respiração Lamaze ensinam você a padronizar sua respiração para diminuir a dor que você sente. À medida que cada contração começa, você respira profundamente, ou purifica. Essa respiração profunda é seguida por uma inspiração lenta e profunda pelo nariz e a expiração pelos lábios franzidos. O foco em uma respiração cuidadosa o distrai e diminui o quanto você percebe desconforto.
Outro regime de respiração é ofegar lentamente enquanto repete os sons "hee, hee, hee." Seu parceiro o ajudará, respirando com você e encorajando-o. Se você sentir vontade de empurrar antes que o colo do útero esteja totalmente dilatado, pode ser necessário soprar mais rápido e com respirações curtas. Você é incentivado a aprender e praticar essas técnicas de respiração com antecedência, encontrando aquelas que achar mais úteis durante o trabalho de parto.
Quarta aula: Trabalho ativo
O foco da quarta aula é o parto ativo, que começa quando o colo do útero está dilatado cerca de 4 centímetros (cm). Seu parceiro aprenderá técnicas para ajudar a apoiá-lo no trabalho de parto ativo. Você também aprenderá sobre o relaxamento do toque, que é uma estratégia para ajudar a soltar os músculos durante o trabalho de parto.
Mão de obra ativa
Conforme o útero se contrai repetidamente, o colo do útero se dilata progressivamente. Durante o início do trabalho de parto, as contrações são curtas e ocorrem a cada 20 a 30 minutos. O trabalho de parto precoce geralmente progride lentamente. Quando o colo do útero está com cerca de 6 cm de dilatação, o trabalho de parto ativo começa. As contrações ocorrerão mais próximas e com mais intensidade. O trabalho de parto geralmente progride mais rapidamente. Você pode precisar de ajuda para se concentrar e lidar com a dor neste momento.
À medida que o colo do útero se dilata para 6 a 8 cm, o trabalho de parto é intenso. Esse nível de dilatação às vezes é chamado de estágio de transição. Durante esse tempo, você e seu parceiro trabalharão arduamente para lidar com o parto. Uma banheira de hidromassagem, cadeira de balanço ou bola de parto podem ajudá-lo a ficar mais confortável.
Quando o colo do útero está totalmente dilatado, o primeiro estágio do trabalho de parto está completo. No segundo estágio do trabalho de parto, você geralmente sentirá uma necessidade de empurrar enquanto o bebê desce para o canal do parto. A cada contração, você é encorajado a respirar e empurrar o bebê para baixo e sob o osso púbico. Conforme a cabeça do bebê estica a abertura vaginal e se torna visível, você pode estender a mão e tocar a cabeça do bebê para ajudá-la a se concentrar.
Seu parceiro é encorajado a:
- respire com você
- lembrá-lo de que você está fazendo um ótimo trabalho
- massageie suas costas, coxas ou abdômen inferior
- te dar líquidos para beber
- dar-lhe um pano frio para sua testa
- estar presente com você
Relaxamento de toque
O relaxamento do toque é uma técnica que você aprenderá para ajudá-lo a lidar com as dores do parto. Você aprende a se condicionar a relaxar cada grupo muscular à medida que seu parceiro o toca. Seu parceiro aprende a identificar como você fica quando está tenso e a tocar a área tensa para ajudá-lo a soltar os músculos.
Quinta aula: técnicas de empurrar
Durante a quinta aula, você aprenderá técnicas e estratégias de empurrar para aliviar a dor nas costas durante o trabalho de parto. Você também discutirá como se preparar para as primeiras semanas após o parto.
Técnicas de empurrar
Você pode se ver empurrando involuntariamente enquanto o bebê desce pelo canal do parto. Existem várias técnicas para atender a esse desejo natural. Você pode respirar no início da contração e lentamente liberar o ar enquanto empurra. Isso é conhecido como método da glote aberta. Você também pode respirar fundo, prender a respiração e pressionar para baixo com toda a força que puder.
Trabalho de parto
Algumas mulheres sentem a maior parte da dor do parto nas costas. O balanço pélvico sobre as mãos e joelhos ou o agachamento podem aliviar esse desconforto. Uma bolsa quente ou de gelo na região lombar também pode ser útil. A contrapressão firme aplicada à parte inferior das costas por seu parceiro também pode proporcionar algum conforto.
Coping pós-parto
Você e seu parceiro são incentivados a preparar você e sua casa para a chegada de um novo bebê. Um suprimento de alimentos nutritivos e fáceis de consertar é útil durante esse período. Você deve aprender a aceitar a ajuda de amigos e familiares. Você é encorajado a nutrir seu senso de humor enquanto aprende as habilidades de cuidar de um novo bebê.
Sexta aula: Ensaio
A sexta e última aula consistirá em uma revisão dos materiais abordados ao longo do programa. Você também vai participar de um ensaio de trabalho. Um objetivo importante da aula final é ajudá-lo a entender que o processo de nascimento é normal.
O takeaway
O método Lamaze é apenas um programa que pode ajudá-lo a se preparar para o parto. Muitas pessoas acham as estratégias e técnicas que ele ensina úteis para o grande dia e depois. Um pouco de preparação pode ajudá-lo a entrar em trabalho de parto sentindo-se positivo e confiante sobre o que vai acontecer.