Sinal de Lhermitte (e MS): o que é e como tratá-lo

Contente
- Origens do sinal de Lhermitte
- Causas do sinal de Lhermitte
- Sintomas do sinal de Lhermitte
- Tratando o sinal de Lhermitte
- Medicamentos e procedimentos
- Estilo de vida
- Outlook
- Q:
- UMA:
Quais são os sinais de MS e Lhermitte?
A esclerose múltipla (EM) é uma doença auto-imune que afeta o sistema nervoso central.
O sinal de Lhermitte, também chamado de fenômeno de Lhermitte ou fenômeno da cadeira de barbeiro, é frequentemente associado à EM. É uma sensação repentina e desconfortável que vai do pescoço até a coluna. A síndrome de Lhermitte é frequentemente descrita como um choque elétrico ou sensação de zumbido.
Suas fibras nervosas são cobertas por uma camada protetora chamada mielina. Na EM, o sistema imunológico ataca as fibras nervosas, destruindo a mielina e danificando os nervos. Seus nervos danificados e saudáveis não podem transmitir mensagens e causar uma variedade de sintomas físicos, incluindo dores nos nervos. O sinal de Lhermitte é um dos vários sintomas possíveis de MS que causa dor nos nervos.
Origens do sinal de Lhermitte
O sinal de Lhermitte foi documentado pela primeira vez em 1924 pelo neurologista francês Jean Lhermitte. Lhermitte consultou sobre o caso de uma mulher que se queixou de dor de estômago, diarréia, má coordenação no lado esquerdo do corpo e incapacidade de flexionar rapidamente a mão direita. Esses sintomas são consistentes com o que agora é conhecido como esclerose múltipla. A mulher também relatou uma sensação elétrica no pescoço, costas e dedos dos pés, que mais tarde foi chamada de síndrome de Lhermitte.
Causas do sinal de Lhermitte
O sinal de Lhermitte é causado por nervos que não estão mais revestidos com mielina. Esses nervos danificados respondem ao movimento do pescoço, o que causa sensações do pescoço à coluna.
O sinal de Lhermitte é comum na EM, mas não é exclusivo da doença. Pessoas com lesões ou inflamação da medula espinhal também podem sentir sintomas. sugeriu que o seguinte também pode causar o sinal de Lhermitte:
- mielite transversa
- Doença de Bechet
- lúpus
- hérnia de disco ou compressão da medula espinhal
- deficiência grave de vitamina B-12
- trauma físico
Converse com seu médico se você acredita que essas condições podem estar fazendo com que você sinta a dor distinta do sinal de Lhermitte.
Sintomas do sinal de Lhermitte
O principal sintoma do sinal de Lhermitte é uma sensação elétrica que desce pelo pescoço e pelas costas. Você também pode ter essa sensação nos braços, pernas, dedos das mãos e dos pés. A sensação de choque costuma ser curta e intermitente. No entanto, pode parecer muito poderoso enquanto dura.
A dor geralmente é mais proeminente quando você:
- dobre sua cabeça em seu peito
- torça seu pescoço de uma forma incomum
- estão cansados ou superaquecidos
Tratando o sinal de Lhermitte
De acordo com a Multiple Sclerosis Foundation, cerca de 38 por cento das pessoas com EM terão o sinal de Lhermitte.Alguns tratamentos possíveis que podem ajudar a minimizar os sintomas de Lhermitte incluem:
- medicamentos, como esteróides e medicamentos anticonvulsivantes
- ajuste de postura e monitoramento
- técnicas de relaxamento
Converse com seu médico sobre quais opções de tratamento são melhores para você.
Medicamentos e procedimentos
Seu médico pode prescrever medicamentos anticonvulsivantes para ajudar a controlar sua dor. Esses medicamentos controlam os impulsos elétricos do seu corpo. Seu médico também pode recomendar esteróides se o sinal de Lhermitte for parte de uma recaída geral de EM. A medicação também pode diminuir a dor nervosa comumente associada à EM.
A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) também é eficaz para alguns com sinal de Lhermitte. TENS produz uma carga elétrica para reduzir a inflamação e a dor. Além disso, os campos eletromagnéticos direcionados a áreas fora do seu crânio têm se mostrado eficazes no tratamento do sinal de Lhermitte e outros sintomas comuns de EM.
Estilo de vida
Mudanças no estilo de vida que podem tornar seus sintomas mais controláveis incluem:
- uma cinta de pescoço que pode evitar que você dobre muito o pescoço e piore a dor
- melhorar sua postura com a ajuda de um fisioterapeuta para ajudar a prevenir um episódio
- respiração profunda e exercícios de alongamento para diminuir sua dor
Os sintomas de esclerose múltipla, como o sinal de Lhermitte, especialmente na forma remitente-recorrente de esclerose múltipla, costumam piorar em momentos de estresse físico ou emocional. Durma bastante, mantenha a calma e monitore seus níveis de estresse para controlar seus sintomas.
Pode até ser útil conversar com outras pessoas sobre o que você está passando. Experimente nosso aplicativo gratuito MS Buddy para se conectar com outras pessoas e obter suporte. Baixe para iPhone ou Android.
A meditação que o incentiva a se concentrar em suas emoções e pensamentos também pode ajudá-lo a controlar sua dor nos nervos. que as intervenções baseadas na atenção plena podem ajudá-lo a controlar o efeito da dor nos nervos em sua saúde mental.
Converse com seu médico antes de mudar seus comportamentos, a fim de abordar o sinal de Lhermitte.
Outlook
O sinal de Lhermitte pode ser chocante, especialmente se você não estiver familiarizado com a condição. Consulte seu médico imediatamente se você começar a sentir sintomas como choques elétricos em seu corpo ao dobrar ou flexionar os músculos do pescoço.
O sinal de Lhermitte é um sintoma comum da EM. Se você foi diagnosticado com EM, procure tratamento regular para este e outros sintomas que surgirem. O sinal de Lhermitte pode ser facilmente controlado se você estiver ciente dos movimentos que o acionam. Mudar gradativamente seu comportamento para minimizar a dor e o estresse dessa condição pode melhorar muito sua qualidade de vida.
Q:
UMA:
As respostas representam as opiniões de nossos especialistas médicos. Todo o conteúdo é estritamente informativo e não deve ser considerado conselho médico.