Este dispositivo para dor de período realmente tornou minhas cólicas suportáveis
Contente
Foto cedida por Livia
Para ser franco, acho que as menstruações são * as piores. * Não me interpretem mal - é legal que as pessoas estejam obcecadas com as menstruações agora e está se tornando cada vez mais aceitável falar sobre isso. Ainda assim, eu odeio ter meu período porque me faz sentir muito mal ... para dizer o mínimo. Inchaço? Verificar. Mudanças de humor? Verificar. E o pior de tudo: cólicas. Dupla verificação.
Não importa quantos métodos hormonais de controle de natalidade eu tentei, ainda parece que há um pequeno troll pisoteando em meu útero toda vez que fico menstruada. (Se você pode se relacionar, eu sou tão desculpe.) Normalmente, eu carrego Advil ou Motrin a cada oito horas para poder funcionar durante os primeiros dias. Mas sempre me senti estranho em tomar analgésicos com tanta frequência, uma vez que existem alguns riscos (como problemas cardíacos e estomacais) associados ao uso prolongado. Para ser justo, esses riscos estão associados principalmente a grandes doses e uso prolongado, mas em geral sou do tipo menos remédios é mais. (E caso você esteja se perguntando, não, sua menstruação não é um "processo de eliminação de toxinas".)
É por isso que fiquei animado quando ouvi sobre Livia, o novo gadget que diz que pode desligar as dores menstruais. Depois de ler sobre o dispositivo quando foi anunciado pela primeira vez em 2016, fiquei um pouco cético porque parecia bom demais (leia-se: fácil) para ser verdade. Além disso, as primeiras avaliações reconheceram que, embora * realmente * parecesse funcionar, ainda não havia sido totalmente avaliado quanto à segurança. Womp womp. Então, quando Livia obteve a aprovação do FDA neste verão, eu sabia que tinha que tentar.
Veja como ele deve funcionar: dentro de cada kit há um pequeno dispositivo elétrico que é conectado a eletrodos de gel reutilizáveis que podem ser colocados onde você está sentindo dor - geralmente no abdômen ou na parte inferior das costas. Então você o liga e ajusta o nível de estimulação elétrica, que eu achei que varia de quase imperceptível a muito intenso. O dispositivo funciona estimulando os nervos na área a que está ligado através da pele, o que deve tornar mais difícil para o seu cérebro registrar o desconforto proveniente dessa área.
De certa forma, é como se a estimulação elétrica distraísse seu cérebro da dor chamando sua atenção para outro lugar. Isso significa que você deve sentir um alívio imediato, que é a primeira vantagem evidente em relação a tomar uma pílula. Se você já foi a um fisioterapeuta e se conectou a uma unidade de TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea), a ideia de Livia é exatamente a mesma. (Para obter mais informações sobre como funciona, confira este vídeo útil (e engraçado) da marca.)
Quando recebi minha Livia, fiquei surpreso com o quão pequena ela é. Embora os eletrodos tenham um tamanho decente, a caixinha à qual eles estão conectados pode caber facilmente no seu bolso ou ser presa na cintura. Quando minha menstruação chegou, deitei-me, coloquei os eletrodos na parte inferior do abdômen e liguei o aparelho. É difícil descrever a sensação, mas é algo entre formigamento e vibração - embora você não veja nenhum movimento vindo dos eletrodos. As instruções dizem para aumentar o nível de estimulação apenas se for "agradável", o que para mim era muito baixo na escala do que o dispositivo é capaz.
Uma coisa divertida? Eu rapidamente percebi que não precisava deitar na cama enquanto usava Livia. Eu poderia realmente usá-lo enquanto estava fazendo praticamente qualquer coisa: sentado no meu computador, caminhando, fazendo compras, saindo para jantar, andando de bicicleta. A única coisa que você realmente não pode fazer com ele ligado é tomar um banho. E, para sua informação, você pode tecnicamente ter o dispositivo ligado pelo tempo que quiser, mas depois de um pouco de experimentação, descobri que, para mim, 15 a 30 minutos eram suficientes. Comecei a sentir cólicas novamente algumas horas depois, apenas ligaria novamente para outra sessão curta. Foi surpreendentemente discreto para deixar no meu estômago, mesmo quando não estava ligado. (Relacionado: quanta dor pélvica é normal para cólicas menstruais?)
Meu veredicto: Bem, direi que Livia não erradicou * completamente * minhas cólicas. Eu ainda sentia um pouco de dor naquela região enquanto o aparelho estava ligado. Mas, usado em combinação com outras coisas que faço para aliviar as dores menstruais, como exercícios, me senti bem o suficiente para evitar estourar os comprimidos, que é realmente tudo que eu queria do dispositivo. Em vez de pensar que preferia estar enrolada no sofá em posição fetal, fui capaz de levar minha vida como de costume. Isso por si só é uma grande vitória no meu livro. E embora a unidade seja relativamente cara (um kit completo custa US $ 149), você pode usá-la para sempre. Apenas * pense * em todo o dinheiro que você economizará com Advil ao longo dos anos.