Vagina torta: meus lábios estão normais?
Contente
- Seus lábios são únicos
- Qual é a forma típica?
- Lábios internos assimétricos
- Lábios externos curvos
- Lábios internos proeminentes
- Lábios externos proeminentes
- Lábios internos longos e pendentes
- Lábios externos longos e pendentes
- Lábios pequenos e abertos
- Lábios pequenos e fechados
- Lábios internos visíveis
- Qual é o comprimento e largura médios?
- Devem ser da mesma cor da minha pele?
- Outras maneiras pelas quais sua área vaginal é única
- Clitóris
- Cabelo
- Descarga
- Cheiro
- Solavancos e protuberâncias
- Quando ver seu médico
Seus lábios são únicos
Vaginas - ou mais precisamente, vulvas e todos os seus componentes - vêm em diferentes formas, tamanhos e cores. Eles até têm cheiros diferentes.
Muitas pessoas temem que seus órgãos genitais não pareçam "normais", mas realmente não há normal. O único "normal" que existe é o que é normal para você. E, a menos que seu estado normal envolva dor ou desconforto, provavelmente está tudo bem.
Ainda não tem certeza? Dê uma olhada nessas fotos de lábios reais para ter uma noção de quão variados eles realmente podem ser e continue lendo para aprender mais sobre sua aparência geral.
Qual é a forma típica?
Quando as pessoas mencionam a aparência vaginal (torta ou não), geralmente estão falando sobre os lábios vaginais ou "lábios vaginais".
Os lábios carnudos externos da vulva são conhecidos como grandes lábios. Os lábios internos - que geralmente levam à abertura vaginal - são chamados de pequenos lábios.
Mesmo se seus lábios forem parecidos com um "tipo" comum, eles provavelmente têm variações que os diferenciam dos da próxima pessoa. Alguns lábios têm características associadas a vários tipos e não podem ser encaixados em uma categoria específica.
Quer dar uma olhada mais de perto? Pegue um espelho de mão e vá para algum lugar privado. Use esse tempo para explorar sua anatomia única e aprender mais sobre seu corpo.
Lábios internos assimétricos
Se um lábio interno for mais longo, mais grosso ou maior que o outro, é considerado assimétrico. Na verdade, é bastante comum que as vulvas tenham pequenos lábios que não são iguais.
Lábios externos curvos
Pense em seus lábios externos como uma ferradura virada de cabeça para baixo - uma curva redonda que se encontra uniformemente no final. Quando isso acontece, geralmente deixa os lábios internos expostos. Eles podem ou não se projetar abaixo de seus grandes lábios.
Lábios internos proeminentes
Na maioria das vezes, os lábios internos são mais longos e sobressaem dos lábios externos. Essa diferença de comprimento pode ser mais sutil, com os lábios internos apenas aparecendo, ou mais pronunciada.
Lábios externos proeminentes
Os lábios externos proeminentes ficam muito mais abaixo na vulva. A pele pode ser grossa e inchada ou fina e um pouco frouxa - ou algo entre os dois.
Lábios internos longos e pendentes
Estes são uma forma de lábios internos proeminentes. Eles podem ficar pendurados até uma polegada (ou mais!) Além de seus lábios externos. Eles podem até ficar pendurados fora de sua roupa íntima. Você pode notar um pouco de pele extra ou dobras adicionais.
Lábios externos longos e pendentes
Estes são uma forma de lábios externos proeminentes. Eles geralmente estão do lado maior, muitas vezes deixando a pele fina e solta. Tal como acontece com os lábios internos pendentes, é possível que as dobras fiquem penduradas para fora da sua cueca. Isso pode dar um pouco mais de exposição aos lábios internos.
Lábios pequenos e abertos
Seus lábios externos são planos e repousam contra o osso púbico, mas estão ligeiramente separados, mostrando os pequenos lábios.
Lábios pequenos e fechados
Os lábios externos, neste caso, não estão separados, então eles ocultam e contêm seus lábios internos completamente. Embora esse tipo de vulva seja comumente visto no entretenimento adulto, na verdade é o tipo menos comum de vulva em geral.
Lábios internos visíveis
Com esse tipo, seus lábios internos e externos geralmente têm o mesmo tamanho. Seus lábios internos não são visíveis porque estão pendurados para fora das dobras externas; eles são visíveis porque as dobras externas naturalmente se sentam ou puxam para os lados. Eles geralmente podem ser vistos de cima para baixo de seus lábios externos.
Qual é o comprimento e largura médios?
Não há muitas informações disponíveis sobre o comprimento dos lábios. O que sabemos decorre de dois pequenos estudos, um feito em 2005 e outro em 2014.
Seus resultados sugerem o seguinte para lábios médios:
- Os grandes lábios esquerdo ou direito têm até 12 centímetros (cm) de comprimento - ou cerca de 5 polegadas (pol.).
- Os pequenos lábios esquerdos têm até 10 cm (cerca de 4 polegadas) de comprimento e 6,4 cm (2,5 polegadas) de largura.
- Os pequenos lábios direitos têm até 10 cm (cerca de 4 pol.) De comprimento e até 7 cm (cerca de 3 pol.) De largura.
Observe que esses números representam uma gama de medições observadas.
Embora sejam um ótimo ponto de partida, esses estudos têm limitações. Por exemplo, nenhum estudo:
- diferencia entre o comprimento ou largura dos grandes lábios esquerdo e direito
- explora a proporção média de grandes lábios para pequenos lábios em termos de comprimento ou largura
- aborda completamente se a idade influencia o tamanho médio
Mas eles ajudam a estabelecer que cada lábios pode ser mais longo ou mais curto, ou mais grosso ou mais fino do que sua contraparte.
Independentemente de qual seja o tamanho médio, se seus lábios menores ou maiores forem especialmente sensíveis ou propensos a dor e desconforto, você pode estar apresentando sintomas de hipertrofia labial. Este é o termo médico para grandes lábios.
A hipertrofia labial pode tornar a limpeza difícil ou desconfortável e pode levar à infecção. Se isso soar familiar, consulte seu médico. Eles podem avaliar seus sintomas e aconselhá-lo nas próximas etapas.
Devem ser da mesma cor da minha pele?
É comum que ambos os conjuntos de lábios sejam mais escuros do que a pele ao redor. Mas não existe uma cor média dos lábios. Algumas pessoas podem ter lábios róseos ou arroxeados, enquanto outros podem ter lábios avermelhados ou marrons.
Também é normal que seu clitóris e lábios internos fiquem mais escuros quando você está excitado. Isso ocorre devido ao aumento do fluxo sanguíneo para a área. Ele voltará à sua cor normal após o clímax ou quando a sensação diminuir.
Apesar do que você pode ter ouvido, a depilação não afeta realmente a cor dos seus lábios (assim como não afeta a cor das suas pernas). Claro, sua pele pode parecer mais clara, mas isso porque ela não está mais escondida sob uma mecha de cabelo.
Uma mudança na cor normalmente não é motivo de preocupação, a menos que você esteja enfrentando sintomas adicionais. Consulte seu médico se:
- a cor não desaparece depois de um ou dois dias
- seus lábios estão inchados ou coceira
- seu corrimento é verde ou amarelo
- você tem um odor incomum
- existem pequenos pontos de mudança de cor
Isso pode ser um sinal de infecção por fungos ou outra irritação.
Outras maneiras pelas quais sua área vaginal é única
Sua área vaginal é distinta em mais aspectos do que apenas a aparência dos lábios. Seu clitóris, pelos pubianos e seu cheiro contribuem para a singularidade de sua vulva.
Clitóris
Seu clitóris é um órgão do tamanho de uma pérola que geralmente é coberto por um capuz. Ele está localizado onde os dois lábios internos se encontram no topo de sua vulva. Mas nem todos os clitóris são criados iguais: não há um tamanho de clitóris médio e alguns podem ter um capuz clitoriano maior ou menor.
Cabelo
A maioria das pessoas desenvolve pêlos pubianos em resposta ao aumento dos níveis de testosterona durante a puberdade.
Mas o crescimento dos pelos pubianos depende da pessoa e de seus hormônios.
Você pode ter cabelo grosso, cabelo fino, muito cabelo, um pouco de cabelo, cabelo apenas no osso púbico ou em toda a sua vulva e, sim, os tapetes podem não combinar com as cortinas. Tudo isso é absolutamente normal.
Descarga
Algum corrimento vaginal é normal. Geralmente é causado por:
- lubrificação vaginal natural (muitas vezes leitosa e branca)
- excitação sexual (pense claro e aguado)
- o início do seu período (um rosa profundo corado)
- menstruação irregular (geralmente vermelho ou marrom seco)
Às vezes, mudanças na cor e na textura são um sinal de uma condição subjacente. Consulte o seu médico se a sua alta:
- está nublado ou cinza
- tem um odor fétido
- é "espumoso" ou tem uma textura semelhante a queijo cottage
Corrimento incomum geralmente é acompanhado por sintomas como:
- coceira
- dor
- queimando
Normalmente, são sinais de infecção, como vaginite por fungos, vaginose bacteriana, clamídia ou gonorreia.
Cheiro
Todas as vaginas apresentam um leve odor. Seu cheiro depende de vários fatores, incluindo dieta e hormônios.
Embora seja normal que as coisas fiquem um pouco estranhas durante a menstruação ou depois da academia, seu cheiro deve voltar ao normal depois de se lavar. Consulte seu médico se o odor persistir ou se você estiver experimentando outros sintomas, como coceira ou queimação.
Solavancos e protuberâncias
É normal que saliências e protuberâncias aleatórias venham e vão. Saliências causadas por pêlos encravados, espinhas, veias inchadas ou cistos inofensivos geralmente desaparecem após uma semana ou mais.
Consulte seu médico se o inchaço persistir ou for acompanhado de coceira, queimação ou outros sintomas incomuns. Pode ser causado por uma infecção sexualmente transmissível ou outra condição subjacente.
Quando ver seu médico
Labia tem dezenas de variações naturais. Eles podem ser pequenos ou grandes, visíveis ou ocultos, tortos ou simétricos. Todos são normais e são o que torna sua vulva exclusivamente sua.
A única coisa que não é normal é dor ou desconforto. Se você estiver experimentando uma sensibilidade incomum, coceira ou outros sintomas, marque uma consulta com seu médico. Eles podem identificar a causa e ajudá-lo a encontrar alívio.
Você pode marcar uma consulta com um OBGYN em sua área usando nossa ferramenta Healthline FindCare.