Quais são os sintomas de baixo estrogênio em mulheres e como são tratados?
Contente
- Quais são os sintomas de baixo estrogênio?
- O que causa baixo estrogênio?
- Fatores de risco para baixo estrogênio
- Como o baixo nível de estrogênio é diagnosticado?
- Como o baixo nível de estrogênio é tratado?
- Terapia de estrogênio
- Terapia de reposição hormonal (TRH)
- Níveis baixos de estrogênio e ganho de peso: há uma conexão?
- Outlook
Por que o seu nível de estrogênio é importante?
O estrogênio é um hormônio. Embora presentes no corpo em pequenas quantidades, os hormônios têm um grande papel na manutenção da saúde.
O estrogênio é comumente associado ao corpo feminino. Os homens também produzem estrogênio, mas as mulheres o produzem em níveis mais elevados.
O hormônio estrogênio:
- é responsável pelo desenvolvimento sexual das meninas quando atingem a puberdade
- controla o crescimento do revestimento uterino durante o ciclo menstrual e no início da gravidez
- causa alterações nas mamas em adolescentes e mulheres grávidas
- está envolvido no metabolismo ósseo e do colesterol
- regula a ingestão de alimentos, peso corporal, metabolismo da glicose e sensibilidade à insulina
Quais são os sintomas de baixo estrogênio?
Meninas que ainda não atingiram a puberdade e mulheres que se aproximam da menopausa têm maior probabilidade de apresentar níveis baixos de estrogênio. Ainda assim, mulheres de todas as idades podem desenvolver baixos níveis de estrogênio.
Os sintomas comuns de baixo estrogênio incluem:
- sexo dolorido devido à falta de lubrificação vaginal
- um aumento nas infecções do trato urinário (ITUs) devido a um afinamento da uretra
- períodos irregulares ou ausentes
- mudanças de humor
- ondas de calor
- mastalgia
- dores de cabeça ou acentuação de enxaquecas pré-existentes
- depressão
- dificuldade de concentração
- fadiga
Você também pode descobrir que seus ossos se quebram ou se quebram com mais facilidade. Isso pode ser devido a uma diminuição na densidade óssea. O estrogênio atua em conjunto com o cálcio, a vitamina D e outros minerais para manter os ossos fortes. Se os seus níveis de estrogênio estiverem baixos, você pode experimentar diminuição da densidade óssea.
Se não for tratado, o baixo nível de estrogênio pode levar à infertilidade nas mulheres.
O que causa baixo estrogênio?
O estrogênio é produzido principalmente nos ovários. Qualquer coisa que afete os ovários acabará afetando a produção de estrogênio.
Mulheres jovens podem ter baixos níveis de estrogênio devido a:
- exercício excessivo
- transtornos alimentares, como anorexia
- uma glândula pituitária de baixo funcionamento
- insuficiência ovariana prematura, que pode resultar de defeitos genéticos, toxinas ou uma condição auto-imune
- síndrome de Turner
- doença renal crônica
Em mulheres com mais de 40 anos, o baixo nível de estrogênio pode ser um sinal de aproximação da menopausa. Esse tempo de transição é chamado de perimenopausa.
Durante a perimenopausa, seus ovários ainda produzem estrogênio. A produção continuará a diminuir até chegar à menopausa. Quando você não está mais produzindo estrogênio, você atingiu a menopausa.
Fatores de risco para baixo estrogênio
Os fatores de risco mais comuns para níveis baixos de estrogênio incluem:
- idade, uma vez que seus ovários produzem menos estrogênio ao longo do tempo
- história familiar de problemas hormonais, como cistos ovarianos
- distúrbios alimentares
- dieta extrema
- exercício excessivo
- problemas com sua glândula pituitária
Como o baixo nível de estrogênio é diagnosticado?
Um diagnóstico de baixo estrogênio seguido de tratamento pode prevenir muitos problemas de saúde.
Se você estiver experimentando sintomas de baixo estrogênio, consulte seu médico. Eles podem avaliar seus sintomas e fazer um diagnóstico, se necessário. O diagnóstico precoce pode ajudar a prevenir complicações futuras.
Durante sua consulta, seu médico discutirá seu histórico de saúde familiar e avaliará seus sintomas. Eles também farão um exame físico. Provavelmente, serão necessários exames de sangue para medir seus níveis hormonais.
Seus níveis de estrona e estradiol também podem ser testados se você estiver experimentando:
- ondas de calor
- suor noturno
- insônia
- períodos frequentemente perdidos (amenorreia)
Em alguns casos, o médico pode solicitar uma varredura do cérebro para verificar se há alguma anormalidade que possa estar afetando o sistema endócrino. O teste de DNA também pode ser usado para avaliar quaisquer problemas com seu sistema endócrino.
Como o baixo nível de estrogênio é tratado?
Mulheres com baixos níveis de estrogênio podem se beneficiar do tratamento hormonal.
Terapia de estrogênio
Mulheres com idades entre 25 e 50 anos com deficiência de estrogênio geralmente recebem altas doses de estrogênio. Isso pode reduzir o risco de perda óssea, doenças cardiovasculares e outros desequilíbrios hormonais.
A dose real dependerá da gravidade da condição e do método de aplicação. O estrogênio pode ser administrado:
- oralmente
- topicamente
- vaginalmente
- via injeção
Em alguns casos, o tratamento de longo prazo pode ser necessário, mesmo depois que seus níveis de estrogênio voltem ao normal. Isso pode exigir doses menores de estrogênio administrado ao longo do tempo, a fim de manter seu nível atual.
A terapia com estrogênio também pode aliviar a gravidade dos sintomas da menopausa e reduzir o risco de fraturas.
A terapia de estrogênio de longo prazo é recomendada principalmente para mulheres que estão se aproximando da menopausa e também fizeram histerectomia. Em todos os outros casos, a terapia com estrogênio só é recomendada por um a dois anos. Isso ocorre porque a terapia com estrogênio pode aumentar o risco de câncer.
Terapia de reposição hormonal (TRH)
A TRH é usada para aumentar os níveis de hormônios naturais do seu corpo. Seu médico pode recomendar a TRH se você estiver se aproximando da menopausa. A menopausa faz com que os níveis de estrogênio e progesterona diminuam significativamente. A TRH pode ajudar a retornar esses níveis ao normal.
Nesta terapia, os hormônios podem ser administrados:
- topicamente
- oralmente
- vaginalmente
- via injeção
Os tratamentos de TRH podem ser ajustados em dosagem, duração e combinação de hormônios. Por exemplo, dependendo do diagnóstico, a progesterona é freqüentemente usada em conjunto com o estrogênio.
Mulheres que se aproximam da menopausa e que se submetem à TRH podem ter risco de doença cardiovascular. O tratamento também demonstrou aumentar o risco de coagulação do sangue, derrame e câncer de mama.
Níveis baixos de estrogênio e ganho de peso: há uma conexão?
Os hormônios sexuais, como o estrogênio, influenciam a quantidade de gordura no corpo. O estrogênio regula o metabolismo da glicose e dos lipídios. Se seus níveis de estrogênio estiverem baixos, isso pode resultar em ganho de peso.
A pesquisa sugere que esse pode ser o motivo pelo qual as mulheres que se aproximam da menopausa têm probabilidade de ficar acima do peso. O excesso de peso pode aumentar o risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
Se seus níveis de estrogênio estão baixos e estão afetando seu peso, consulte seu médico. Eles podem avaliar seus sintomas e aconselhá-lo nas próximas etapas. É sempre uma boa ideia fazer uma dieta balanceada e fazer exercícios regularmente. Converse com seu médico sobre como desenvolver uma dieta e um plano de exercícios certo para você.
Outlook
Os hormônios, como o estrogênio, desempenham um papel fundamental na sua saúde geral. Defeitos genéticos, uma história familiar de desequilíbrios hormonais ou certas doenças podem fazer com que seus níveis de estrogênio caiam.
Os baixos níveis de estrogênio podem interferir no desenvolvimento sexual e nas funções sexuais. Eles também podem aumentar o risco de obesidade, osteoporose e doenças cardiovasculares.
Os tratamentos evoluíram ao longo dos anos e tornaram-se mais eficazes. O motivo individual para o baixo nível de estrogênio determinará seu tratamento específico, bem como a dosagem e a duração.