Gerenciando Melanoma Estágio 4: Um Guia
Contente
- Siga seu plano de tratamento
- Informe o seu médico sobre as mudanças
- Busque suporte social e emocional
- Deixe os outros saberem como eles podem ajudar
- Explore as opções de suporte financeiro
- O takeaway
Se você tem câncer de pele com melanoma que se espalhou da pele para nódulos linfáticos distantes ou outras partes do corpo, é conhecido como melanoma de estágio 4.
O melanoma no estágio 4 é difícil de curar, mas receber tratamento pode ajudá-lo a viver mais e melhorar sua qualidade de vida. Buscar apoio também pode ajudá-lo a lidar com os desafios sociais, emocionais ou financeiros de viver com essa condição.
Reserve um momento para aprender sobre algumas das etapas que você pode seguir para controlar o melanoma em estágio 4.
Siga seu plano de tratamento
O plano de tratamento recomendado pelo seu médico para o melanoma em estágio 4 dependerá de vários fatores, como:
- sua idade e saúde geral
- onde o câncer se espalhou em seu corpo
- como seu corpo respondeu aos tratamentos anteriores
- seus objetivos e preferências de tratamento
Dependendo de sua condição específica e objetivos de tratamento, seu médico pode recomendar um ou mais dos seguintes tratamentos:
- imunoterapia para aumentar a resposta do seu sistema imunológico contra o melanoma
- medicamentos de terapia direcionada para ajudar a bloquear a ação de certas moléculas dentro das células cancerosas do melanoma
- cirurgia para remover linfonodos aumentados ou tumores de melanoma
- terapia de radiação para reduzir ou retardar o crescimento de tumores
- quimioterapia para matar células cancerosas
Seu médico também pode recomendar terapia paliativa para ajudar a tratar os sintomas do melanoma ou os efeitos colaterais de outros tratamentos. Por exemplo, eles podem prescrever medicamentos ou outros tratamentos paliativos para ajudar a controlar a dor e a fadiga.
Informe o seu médico sobre as mudanças
Quando você está recebendo tratamento para melanoma em estágio 4, é importante fazer consultas regulares com sua equipe de tratamento. Isso pode ajudar seu médico e outros provedores de tratamento a monitorar como seu corpo responde ao tratamento. Também pode ajudá-los a saber se há necessidade de alterações em seu plano de tratamento.
Deixe sua equipe de tratamento saber se:
- você desenvolve sintomas novos ou agravados
- você acha que pode estar tendo efeitos colaterais do tratamento
- você está achando difícil seguir seu plano de tratamento recomendado
- seus objetivos ou preferências de tratamento mudam
- você desenvolve quaisquer outras condições de saúde
Se seu plano de tratamento atual não estiver funcionando bem para você, seu médico pode incentivá-lo a parar de receber certos tratamentos, começar a receber outros, ou ambos.
Busque suporte social e emocional
Não é incomum experimentar sentimentos de ansiedade, tristeza ou raiva depois de receber um diagnóstico de câncer. Buscar apoio pode ajudá-lo a superar essas emoções.
Por exemplo, pode ajudar a conectar-se com outras pessoas com melanoma. Considere perguntar ao seu médico se ele conhece algum grupo de apoio local para pessoas com essa condição. Você também pode se conectar com outras pessoas por meio de grupos de suporte online, fóruns de discussão ou mídia social.
Falar com um conselheiro profissional também pode ajudá-lo a lidar com os desafios emocionais de viver com esta doença. Seu médico pode encaminhá-lo a um assistente social ou psicólogo para terapia individual ou em grupo.
Deixe os outros saberem como eles podem ajudar
Seus amigos, familiares e outros entes queridos podem fornecer apoio importante durante o processo de tratamento.
Por exemplo, eles podem ser capazes de:
- levá-lo a consultas médicas
- pegar medicamentos, mantimentos ou outros suprimentos
- ajudá-lo com cuidados infantis, trabalho doméstico ou outras tarefas
- pare para visitas e passe outros momentos de qualidade com você
Se você se sentir sobrecarregado ou precisar de apoio, avise seus entes queridos. Eles podem ajudar a lidar com alguns dos desafios práticos e emocionais de viver com melanoma em estágio 4.
Se você puder pagar, a contratação de suporte profissional também pode ajudá-lo a gerenciar suas responsabilidades diárias e necessidades de autocuidado. Por exemplo, você pode contratar um funcionário de suporte pessoal para ajudar a gerenciar seus cuidados médicos. Contratar uma babá, serviço de passear com o cachorro ou serviço de limpeza profissional pode ajudá-lo a gerenciar algumas de suas responsabilidades em casa.
Explore as opções de suporte financeiro
Se você está encontrando dificuldade para gerenciar os custos financeiros de seu plano de tratamento, informe sua equipe de tratamento.
Eles podem encaminhá-lo para programas de assistência ao paciente ou outros serviços de apoio financeiro para ajudar a reduzir os custos do seu tratamento. Eles também podem ajustar seu plano de tratamento para torná-lo mais acessível.
Algumas organizações de câncer também oferecem assistência financeira para viagens relacionadas ao tratamento, moradia ou outros custos de vida.
Considere pesquisar o banco de dados on-line do Cancer Care de programas de apoio financeiro para saber se você tem direito a assistência.
O takeaway
Muitos tratamentos estão disponíveis para ajudar a reduzir ou retardar o crescimento de tumores de melanoma, aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Buscar o apoio de amigos, familiares e serviços profissionais também pode ajudá-lo a lidar com os desafios de viver com melanoma.
Para saber mais sobre suas opções de tratamento e serviços de suporte, converse com sua equipe de tratamento. Eles podem ajudá-lo a compreender os benefícios, riscos e custos potenciais de diferentes tratamentos. Eles também podem encaminhá-lo para grupos de apoio locais, programas de assistência financeira ou outros serviços de apoio.