O que é Mead e é bom para você?
Contente
- O que é Mead?
- A ciência apóia os benefícios de saúde sugeridos?
- Benefícios terapêuticos do mel
- Probióticos e saúde intestinal
- Potenciais desvantagens de beber muito
- Conteúdo alcoólico
- Reações alérgicas
- Conteúdo calórico
- The Bottom Line
O Mead é uma bebida fermentada tradicionalmente feita de mel, água e uma levedura ou cultura bacteriana.
Às vezes chamado de “a bebida dos deuses”, o hidromel é cultivado e consumido em todo o mundo há milhares de anos.
Este artigo explora o hidromel e seus possíveis benefícios e armadilhas.
O que é Mead?
Mead, ou “vinho com mel”, é uma bebida alcoólica feita pela fermentação do mel.
É uma das bebidas alcoólicas mais antigas já preparadas, pois já era consumida há 4.000 anos. Curiosamente, o hidromel era comum em culturas antigas em todo o mundo, incluindo as da Ásia, Europa e África.
Embora semelhante à cerveja, vinho ou cidra, o hidromel ocupa uma categoria de bebida por conta própria, uma vez que seu açúcar fermentável principal é o mel.
Tudo que você precisa para fazer o hidromel básico é mel, água e um fermento ou cultura bacteriana. No entanto, ingredientes como frutas, ervas, especiarias, grãos, raízes e flores também são frequentemente incluídos.
O teor de álcool de Mead varia, mas normalmente fica em torno de 5 a 20%. Seu perfil de sabor varia de muito doce a muito seco, e está disponível nas versões com e sem gás.
ResumoO hidromel é uma bebida alcoólica feita pela fermentação do mel. Seu significado histórico remonta a milhares de anos e está disponível em muitos estilos.
A ciência apóia os benefícios de saúde sugeridos?
Em culturas antigas, o hidromel era associado a boa saúde e vitalidade. Na mitologia grega, era freqüentemente referido como “a bebida dos deuses” e supostamente dado aos guerreiros após uma luta para melhorar a cura de seus ferimentos de batalha.
Hoje, muitos ainda acreditam que beber hidromel traz benefícios para a saúde e que a bebida tem propriedades curativas. No entanto, há evidências limitadas que apóiam essas alegações.
A maioria das alegações de saúde modernas relacionadas ao consumo de hidromel gira em torno do mel com o qual a bebida é feita e do conteúdo probiótico que se presume ter como resultado do processo de fermentação.
Benefícios terapêuticos do mel
O mel tem sido usado em suas aplicações culinárias e terapêuticas por séculos.
A pesquisa indica que o mel tem fortes propriedades antioxidantes e antimicrobianas, ambas as quais impulsionaram seu uso na medicina antiga e moderna para tratar uma variedade de doenças físicas.
Hoje é frequentemente usado como um tratamento tópico para feridas e infecções na pele ou consumido por via oral para aliviar tosse ou dor de garganta ().
Alguns afirmam que, por ser feito de mel, o hidromel possui as mesmas propriedades medicinais. No entanto, não há nenhuma evidência significativa para apoiar essa noção.
Até o momento, não está claro se o mel fermentado tem as mesmas propriedades terapêuticas do mel não fermentado.
Probióticos e saúde intestinal
O hidromel é frequentemente considerado um tônico para a saúde devido ao seu potencial conteúdo probiótico.
Probióticos são microrganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, podem ter um impacto positivo na sua imunidade e saúde intestinal ().
Embora a compreensão de como os probióticos apoiam a saúde humana ainda esteja em um estágio inicial, algumas pesquisas indicam que eles podem ajudar a prevenir e tratar doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, câncer, alergias e distúrbios gastrointestinais (GI) (,).
Infelizmente, não há nenhuma pesquisa avaliando especificamente o hidromel como fonte de probióticos ou como a bebida pode afetar sua saúde.
Além disso, o conteúdo probiótico de diferentes tipos de hidromel pode variar significativamente. O processo de fermentação mais os outros ingredientes incluídos na bebida podem afetar a concentração de bactérias benéficas na bebida final.
Além do mais, o teor de álcool do hidromel pode neutralizar quaisquer benefícios possíveis, pois o consumo excessivo de álcool está associado a mudanças negativas em suas bactérias intestinais ().
Até que mais pesquisas estejam disponíveis, não pode ser confirmado que beber hidromel oferece quaisquer benefícios para a saúde por meio de seu conteúdo probiótico.
ResumoO hidromel é frequentemente elogiado por promover a saúde por causa do mel do qual é feito e seu potencial conteúdo probiótico. Atualmente, nenhuma pesquisa apóia essas noções.
Potenciais desvantagens de beber muito
Embora seja frequentemente elogiado por seus benefícios à saúde, beber hidromel pode ter consequências negativas para a saúde que podem valer a pena considerar antes de começar a encher o copo.
Conteúdo alcoólico
O teor de álcool do hidromel varia de cerca de 5% a 20%. Para efeito de comparação, o vinho de uva normal tem um teor de álcool típico de cerca de 12–14%.
O consumo excessivo de álcool pode levar a riscos graves para a saúde, incluindo doença hepática, inflamação sistêmica e problemas digestivos e do sistema imunológico (,).
As American Dietary Guidelines recomendam limitar a ingestão de álcool a uma porção por dia para mulheres e duas para homens. Uma porção equivale a cerca de cinco onças fluidas (148 ml) de hidromel com 12% de álcool por volume (ABV) ().
Dado o teor de álcool relativamente alto do hidromel, pode ser fácil exagerar, especialmente se você estiver bebendo sob a suposição de que é bom para sua saúde.
O hidromel deve ser tratado como qualquer outra bebida alcoólica. É bom exercer moderação e limitar a ingestão se você planeja beber.
Reações alérgicas
Para a maioria das pessoas, o hidromel é geralmente bem tolerado com moderação.
O hidromel é normalmente sem glúten, dependendo do que é adicionado durante o processo de fermentação. Portanto, se você tem alergia ao glúten, verifique novamente o hidromel que planeja beber para garantir que nenhum ingrediente que contenha glúten foi incluído na bebida.
O hidromel pode causar reações alérgicas graves em algumas pessoas, especialmente aquelas com alergia ou intolerância ao álcool e ao mel.
Embora raro, houve relatos de mel levando a reações anafiláticas. Se você já teve uma reação alérgica grave ao mel ou ao pólen de abelha, pode ser uma boa ideia evitar beber hidromel ().
Além disso, se você já foi diagnosticado com intolerância ao álcool ou alergia, não deve beber hidromel, pois seu teor de álcool pode desencadear os sintomas.
Conteúdo calórico
O hidromel é uma bebida de alto teor calórico, portanto, o consumo excessivo pode impactar negativamente sua saúde.
Beber muito de qualquer bebida alcoólica, incluindo hidromel, pode aumentar os triglicerídeos no sangue, a pressão arterial e o risco de obesidade e diabetes (8).
Embora não haja muita informação disponível sobre o conteúdo nutricional preciso do hidromel, o álcool puro sozinho fornece 7 calorias por grama.
Uma porção de qualquer bebida alcoólica contém cerca de 14 gramas de álcool, o que equivale a pelo menos 100 calorias. Isso não leva em consideração nenhuma das calorias de, por exemplo, o açúcar do hidromel ().
ResumoO consumo excessivo de álcool e calorias do hidromel pode levar a sérios problemas de saúde. Para pessoas sensíveis, também existe o risco de reações alérgicas ao mel ou ao álcool da bebida.
The Bottom Line
O Mead é uma bebida alcoólica feita de mel fermentado.
Devido ao seu mel e ao conteúdo potencial de probióticos, é anunciado como oferecendo vários benefícios à saúde, mas faltam evidências científicas para apoiar essas alegações.
Além disso, seu teor de álcool pode anular benefícios e, de fato, causar problemas de saúde.
Como com qualquer outra bebida alcoólica, pratique a moderação e aprecie-a com responsabilidade.