A menopausa causa perda de memória?
Contente
- Visão geral
- Estrogênio e perimenopausa
- O que a pesquisa diz sobre estrogênio e memória
- O estrogênio não é um hormônio sexual?
- Por que a memória diminui?
- O que você pode fazer
- Descanse bem
- Coma direito
- Exercite seu corpo
- Exercite seu cérebro
- Quando procurar ajuda
- Casos mais graves
- Outlook
Visão geral
Problemas de memória são uma ocorrência normal durante a perimenopausa, o tempo de transição antes da menopausa. Se você está na perimenopausa, pode estar preocupado com lapsos na sua memória. Mas problemas leves de memória e nebulosidade geral são muito comuns. Eles acontecem porque seu corpo está produzindo menos estrogênio. E para muitas mulheres, o efeito é temporário.
Vamos detalhar o que está acontecendo.
Estrogênio e perimenopausa
À medida que você envelhece, seus ovários param de funcionar tão bem quanto antes. Com o tempo, eles produzem menos ovos e eventualmente param completamente. Seu corpo responde reduzindo a quantidade de estrogênio que produz, porque o hormônio não é mais necessário para a reprodução.
Esse processo não acontece imediatamente. Durante a perimenopausa, seus níveis de estrogênio aumentam e diminuem muito. É quando muitas mulheres experimentam sintomas associados à transição para a menopausa.
Por exemplo, ondas de calor e suores noturnos ocorrem quando os níveis flutuantes de estrogênio enviam uma mensagem falsa ao seu cérebro de que seu corpo está superaquecendo. Os distúrbios do sono ocorrem devido a níveis reduzidos de estrogênio e progesterona. O envelhecimento também contribui para a insônia. Suores noturnos também podem dificultar o sono. Mudanças de humor e depressão também são comuns. Uma história de depressão mais cedo na vida aumenta as chances de depressão durante os anos após a menstruação.
E, aparentemente, a alteração hormonal também pode desencadear alguns problemas temporários de memória.
O que a pesquisa diz sobre estrogênio e memória
Pode ser difícil medir leve perda de memória porque a pesquisa depende em grande parte das percepções das mulheres de que elas sofreram perda de memória. Além disso, a memória diminui com a idade, por isso pode ser difícil determinar se é causada pela menopausa.
Ainda assim, estudos sobre o efeito do estrogênio na memória apóiam a idéia de que a depleção de estrogênio durante a perimenopausa causa perda de memória e que a memória melhora após a menopausa.
Por exemplo, um grande estudo de 2004 chamado The Penn Ovarian Aging Study apóia a descoberta de que as alterações hormonais durante a perimenopausa geralmente causam um declínio na memória verbal. Ele descobriu que esses efeitos são separados dos efeitos naturais do envelhecimento. Este estudo fornece a base para muitos estudos atuais.
Outro estudo de quatro anos descobriu que as mulheres também não aprendiam durante a perimenopausa. Após a menopausa, as mulheres retornaram aos níveis de aprendizado que demonstraram antes da perimenopausa.
Uma revisão publicada no Journal of Steroid Bioquímica and Molecular Biology também identificou memória reduzida e habilidades de pensamento em mulheres durante a perimenopausa e a menopausa. As mulheres no estudo relataram problemas principalmente com esquecimento e concentração.
O estrogênio não é um hormônio sexual?
O estrogênio é um importante hormônio sexual. Somente nos últimos anos os pesquisadores começaram a reconhecer o papel principal do estrogênio no resto do corpo. Alterações nos seus níveis de estrogênio também afetam:
- cérebro
- ossos
- veias de sangue
- tecido mamário
- bexiga
- uretra
- pele
O estrogênio e outro hormônio, a progesterona, são os principais responsáveis por desencadear o desenvolvimento dos órgãos reprodutivos e das características femininas. Eles desempenham um papel importante no funcionamento do seu sistema reprodutivo, incluindo menstruação e gravidez.
Por que a memória diminui?
O efeito exato da perda de estrogênio e progesterona no cérebro não é bem conhecido. Acredita-se que o estrogênio possa ajudar os sistemas de neurotransmissores que enviam sinais nas áreas do cérebro envolvidas no processamento de informações e memória. Muitos pesquisadores também pensam que o estrogênio promove o crescimento e a sobrevivência dos neurônios, as células que enviam impulsos elétricos. Esses impulsos servem como mensagens cruciais para que o cérebro e o sistema nervoso funcionem corretamente.
O que você pode fazer
Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a manter sua memória funcionando da melhor forma possível durante esse período.
Descanse bem
A perda de sono contribui para distúrbios de humor e depressão. Tente estas dicas para manter um ciclo de sono saudável:
- Mantenha um horário regular de sono, inclusive nos finais de semana.
- Reduza sua ingestão de cafeína.
- Mantenha seu quarto fresco e considere colocar um ventilador por perto.
- Compre uma almofada de resfriamento ou almofadas com elementos de resfriamento.
- Verifique se o seu quarto está o mais escuro possível.
- Aprenda técnicas de relaxamento, como meditação consciente ou ioga.
- Exercício, mas não antes da hora de dormir.
- Use roupas de cama feitas de fibras naturais, como algodão, cânhamo, linho ou seda.
- Evite álcool, fumo e alimentos condimentados.
- Considere pedir ao seu médico para marcar uma avaliação do sono.
Coma direito
Alimentos ruins para o coração também podem prejudicar o cérebro. Isso significa que você deve limitar as gorduras saturadas e as gorduras trans encontradas em alimentos como frituras, maltratados e assados.
Experimente também outras dicas para uma dieta saudável:
- Faça uma dieta rica em frutas e legumes, principalmente vegetais verdes folhosos.
- Procure produtos integrais em pães e acompanhamentos.
- Escolha opções de laticínios com pouca gordura.
- Coma ovos para obter a proteína e a vitamina D necessárias para a saúde dos ossos.
- Use óleos não hidrogenados, como azeite de oliva, óleo de cártamo ou óleo de canola.
- Escolha produtos feitos com óleo não hidrogenado se você estiver comprando alimentos processados.
- Limite de doces, especialmente assados e bebidas carbonatadas.
- Limite de carne vermelha.
Exercite seu corpo
O exercício estimula seu cérebro em áreas críticas para o processamento de informações e memória. Também melhora o funcionamento do hipocampo, uma parte do cérebro responsável por diferentes tipos de memória.
O Colégio Americano de Medicina Esportiva recomenda que mulheres na pré-menopausa e na pós-menopausa obtenham pelo menos 30 minutos de exercício moderado por dia, cinco dias por semana. Uma combinação de exercícios aeróbicos e resistidos tem o maior impacto.
O exercício aeróbico pode incluir:
- caminhando
- andando de bicicleta
- aulas de aeróbica
- tênis
- a máquina da escada
- dançando
Os exercícios de resistência incluem:
- levantando pesos
- exercitando com uma banda de resistência
- exercícios que usam seu corpo para resistência, como abdominais, flexões e agachamentos
Exercite seu cérebro
Manter o cérebro ativo ajuda a evitar os efeitos do envelhecimento. Experimente estas dicas para exercitar seu cérebro.
- Faça palavras cruzadas e Sudoku.
- Jogue jogos de palavras.
- Jogue jogos cerebrais e testes online.
- Leia livros, jornais e revistas.
- Aprenda algo novo, como um instrumento musical ou um novo idioma.
- Passe algum tempo conversando e socializando com a família ou amigos.
Quando procurar ajuda
É normal ser esquecido à medida que envelhece e passa pela menopausa. Ocorrências normais podem incluir a perda de suas chaves, o esquecimento do motivo pelo qual você entrou em uma sala ou o uso de um nome.
No entanto, se os sintomas da menopausa forem graves, convém conversar com seu médico sobre terapia hormonal da menopausa em baixas doses (THM). O MHT aumenta o risco de câncer de mama, doenças cardiovasculares e doenças da vesícula biliar. Se você tem histórico de alguma dessas doenças, não é um bom candidato para a THM. Mas seu médico pode recomendar uso limitado para ajudar a controlar seus sintomas.
Casos mais graves
Esteja ciente dos sintomas que podem ser sinais de problemas de memória mais sérios, como:
- repetindo perguntas ou comentários
- negligenciando a higiene
- esquecendo como usar objetos comuns
- ser incapaz de entender ou seguir instruções
- esquecendo palavras comuns
- se perder em lugares que você conhece bem
- dificuldade para realizar atividades diárias básicas
Sintomas como esses justificam uma visita ao médico. O médico pode verificar se há demência ou doença de Alzheimer. Também existem muitos outros motivos para perda de memória, incluindo:
- medicações
- infecção
- ferimento na cabeça
- alcoolismo
- depressão
- tireóide hiperativa
O seu médico pode ajudá-lo a descobrir a causa de sua perda de memória e o melhor tratamento.
Outlook
Os pesquisadores concordam que a perda de memória é comum na perimenopausa e que muitas vezes melhora após a menopausa. Converse com seu médico para criar um plano para passar pela perimenopausa. Acompanhe seus sintomas e discuta-os com seu médico à medida que avança na perimenopausa. Ao se aproximar da menopausa, esperamos que você comece a se sentir melhor, e sua memória começará a funcionar mais plenamente.