10 benefícios do extrato de semente de uva, com base na ciência
Contente
- 1. Pode reduzir a pressão arterial
- 2. Pode melhorar o fluxo sanguíneo
- 3. Pode reduzir o dano oxidativo
- 4. Pode melhorar os níveis de colágeno e resistência óssea
- 5. Suporta o seu cérebro à medida que envelhece
- 6. Pode melhorar a função renal
- 7. Pode inibir o crescimento infeccioso
- 8. Pode reduzir o risco de câncer
- 9. Pode proteger seu fígado
- 10. Melhora a cicatrização e a aparência de feridas
- Possíveis efeitos colaterais
- O resultado final
O extrato de semente de uva (GSE) é um suplemento dietético feito pela remoção, secagem e pulverização das sementes de sabor amargo da uva.
As sementes de uva são ricas em antioxidantes, incluindo ácidos fenólicos, antocianinas, flavonóides e complexos oligoméricos de proantocianidinas (OPCs).
Na verdade, GSE é uma das fontes mais conhecidas de proantocianidinas (,).
Devido ao seu alto conteúdo antioxidante, o GSE pode ajudar a prevenir doenças e proteger contra o estresse oxidativo, danos aos tecidos e inflamação ().
Observe que o extrato de semente de uva e o extrato de semente de toranja são comercializados como suplementos e abreviados pela sigla GSE. Este artigo discute o extrato de semente de uva.
Aqui estão 10 benefícios para a saúde do extrato de semente de uva, todos baseados na ciência.
1. Pode reduzir a pressão arterial
Vários estudos pesquisaram os efeitos do GSE na hipertensão.
Uma revisão de 16 estudos em 810 pessoas com pressão alta ou risco elevado descobriu que tomar 100-2.000 mg de GSE diariamente reduziu significativamente a pressão arterial sistólica e diastólica (o número superior e inferior) em uma média de 6,08 mmHg e 2,8 mmHg, respectivamente.
Aqueles com menos de 50 anos com obesidade ou distúrbio metabólico mostraram as maiores melhorias.
Os resultados mais promissores vieram de doses mais baixas de 100–800 mg por dia durante 8–16 semanas, em vez de uma dose única de 800 mg ou mais ().
Outro estudo em 29 adultos com pressão alta descobriu que tomar 300 mg de GSE por dia baixou a pressão arterial sistólica em 5,6% e a pressão arterial diastólica em 4,7% após 6 semanas ().
Resumo O GSE pode ajudar a reduzir a pressão arterial, principalmente em pessoas jovens e de meia-idade e naquelas com excesso de peso.2. Pode melhorar o fluxo sanguíneo
Alguns estudos sugerem que o GSE pode melhorar o fluxo sanguíneo.
Em um estudo de 8 semanas em 17 mulheres pós-menopáusicas saudáveis, tomar 400 mg de GSE teve efeitos de afinamento do sangue, reduzindo potencialmente o risco de coágulos sanguíneos ().
Um estudo adicional em 8 mulheres jovens saudáveis avaliou os efeitos de uma dose única de 400 mg de proantocianidina de GSE imediatamente seguida por 6 horas sentadas. Foi demonstrado que reduz o inchaço e o edema nas pernas em 70%, em comparação com não tomar GSE.
No mesmo estudo, 8 outras mulheres jovens saudáveis que tomaram uma dose diária de 133 mg de proantocianidinas de GSE por 14 dias tiveram 40% menos inchaço nas pernas após 6 horas sentadas ().
Resumo Foi demonstrado que o GSE melhora o fluxo sanguíneo e reduz o risco de coagulação do sangue, o que pode beneficiar pessoas com problemas circulatórios.3. Pode reduzir o dano oxidativo
Um nível elevado de colesterol LDL (mau) no sangue é um fator de risco conhecido para doenças cardíacas.
A oxidação do colesterol LDL aumenta significativamente esse risco e desempenha um papel central na aterosclerose, ou no acúmulo de placas de gordura nas artérias ().
Suplementos GSE foram encontrados para reduzir a oxidação de LDL desencadeada por dietas ricas em gordura em vários estudos com animais (,,).
Algumas pesquisas em humanos mostram resultados semelhantes (,).
Quando 8 pessoas saudáveis comeram uma refeição rica em gordura, tomar 300 mg de GSE inibiu a oxidação das gorduras no sangue, em comparação com um aumento de 150% observado nas pessoas que não tomaram GSE ().
Em outro estudo, 61 adultos saudáveis observaram uma redução de 13,9% no LDL oxidado após tomar 400 mg de GSE. No entanto, um estudo semelhante não foi capaz de replicar esses resultados (,).
Além disso, um estudo com 87 pessoas submetidas a cirurgia cardíaca descobriu que tomar 400 mg de GSE um dia antes da cirurgia reduziu significativamente o estresse oxidativo. Portanto, GSE provavelmente protegeu contra danos cardíacos adicionais ().
Resumo O GSE pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, inibindo a oxidação do colesterol LDL (mau) e reduzindo a oxidação do tecido cardíaco em períodos de estresse.4. Pode melhorar os níveis de colágeno e resistência óssea
O aumento do consumo de flavonóides pode melhorar a síntese de colágeno e a formação óssea.
Como uma fonte rica em flavonóides, o GSE pode ajudar a aumentar a densidade e a força óssea.
Na verdade, estudos em animais descobriram que adicionar GSE a uma dieta com baixo teor de cálcio, padrão ou com alto teor de cálcio pode aumentar a densidade óssea, o conteúdo mineral e a resistência óssea (,).
A artrite reumatóide é uma doença auto-imune que resulta em inflamação grave e destruição dos ossos e articulações.
Estudos em animais demonstraram que GSE pode suprimir a destruição óssea na artrite inflamatória auto-imune (,,).
GSE também reduziu significativamente a dor, esporas ósseas e danos nas articulações em ratos com osteoartrite, melhorando os níveis de colágeno e reduzindo a perda de cartilagem ().
Apesar dos resultados promissores da pesquisa com animais, faltam estudos em humanos.
Resumo Estudos em animais mostram resultados promissores em relação à capacidade do GSE de ajudar a tratar condições artríticas e promover a saúde do colágeno. No entanto, falta pesquisa baseada em humanos.5. Suporta o seu cérebro à medida que envelhece
A combinação de flavonóides de propriedades antioxidantes e antiinflamatórias é pensada para atrasar ou reduzir o aparecimento de doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer ().
Um dos componentes do GSE é o ácido gálico, que estudos em animais e em laboratório mostraram que pode inibir a formação de fibrilas por peptídeos beta-amilóides ().
Aglomerados de proteínas beta-amilóides no cérebro são característicos da doença de Alzheimer ().
Estudos em animais descobriram que o GSE pode prevenir a perda de memória, melhorar o estado cognitivo e os níveis de antioxidantes cerebrais e reduzir as lesões cerebrais e os aglomerados de amiloides (,,,).
Um estudo de 12 semanas em 111 idosos saudáveis descobriu que tomar 150 mg de GSE diariamente melhorou a atenção, a linguagem e a memória imediata e atrasada ().
No entanto, faltam estudos em humanos sobre o uso de GSE em adultos com memória preexistente ou déficits cognitivos.
Resumo GSE mostra potencial para inibir muitas das características degenerativas do cérebro e declínio cognitivo. No entanto, mais estudos em humanos são necessários.6. Pode melhorar a função renal
Seus rins são particularmente suscetíveis a danos oxidativos, que geralmente são irreversíveis.
Estudos em animais demonstraram que o GSE pode reduzir o dano renal e melhorar a função ao reduzir o estresse oxidativo e o dano inflamatório (,,).
Em um estudo, 23 pessoas com diagnóstico de insuficiência renal crônica receberam 2 gramas de GSE por dia durante 6 meses e, em seguida, compararam com um grupo de placebo. A proteína urinária diminuiu 3% e a filtração renal melhorou 9%.
Isso significa que os rins das pessoas do grupo de teste eram muito mais capazes de filtrar a urina do que os rins das pessoas do grupo de placebo ().
Resumo GSE pode oferecer proteção contra os danos do estresse oxidativo e inflamação, promovendo assim a saúde renal.7. Pode inibir o crescimento infeccioso
GSE exibe propriedades antibacterianas e antifúngicas promissoras.
Estudos têm mostrado que GSE inibe o crescimento de bactérias comuns de origem alimentar, incluindo Campylobacter e E. coli, sendo que ambos são freqüentemente responsáveis por intoxicações alimentares graves e distúrbios abdominais (33, 34).
Em estudos de laboratório, GSE foi encontrado para inibir 43 cepas de resistentes a antibióticos Staphylococcus aureus bactérias ().
Candida é um fungo semelhante a uma levedura que às vezes pode resultar em crescimento excessivo de candida ou sapinhos. O GSE é amplamente utilizado na medicina tradicional como remédio para candida.
Em um estudo, camundongos com candidíase vaginal receberam uma solução de GSE intravaginal a cada 2 dias durante 8 dias. A infecção foi inibida após 5 dias e desapareceu após 8 ().
Infelizmente, ainda faltam estudos em humanos sobre a capacidade de GSE em ajudar a tratar infecções.
Resumo O GSE pode inibir uma variedade de micróbios e oferecer proteção contra cepas bacterianas resistentes a antibióticos, doenças bacterianas de origem alimentar e infecções fúngicas, como candida.8. Pode reduzir o risco de câncer
As causas do câncer são complexas, embora o dano ao DNA seja uma característica central.
Uma alta ingestão de antioxidantes, como flavonóides e proantocianidinas, está associada a um risco reduzido de vários tipos de câncer ().
A atividade antioxidante do GSE demonstrou potencial para inibir as linhas de células da mama, pulmão, estômago, células escamosas orais, fígado, próstata e pancreáticas em laboratório (,,,).
Em estudos com animais, GSE demonstrou aumentar o efeito de diferentes tipos de quimioterapia (,,).
O GSE parece proteger contra o estresse oxidativo e a toxicidade hepática, ao mesmo tempo que visa a ação da quimioterapia nas células cancerosas (,,).
Uma revisão de 41 estudos em animais descobriu que o GSE ou as proantocianidinas reduziram a toxicidade induzida pelo câncer e os danos em todos, exceto um dos estudos ().
Lembre-se de que o potencial anticâncer e quimiopreventivo do GSE e suas proantocianidinas podem não ser diretamente transferíveis para pessoas com câncer. Mais estudos em humanos são necessários.
Resumo Em estudos de laboratório, GSE demonstrou inibir o câncer em vários tipos de células humanas. GSE também parece reduzir a toxicidade induzida por quimioterapia em estudos com animais, sem afetar negativamente o tratamento. Mais pesquisas baseadas em humanos são necessárias.9. Pode proteger seu fígado
Seu fígado desempenha um papel importante na desintoxicação de substâncias nocivas introduzidas em seu corpo por meio de drogas, infecções virais, poluentes, álcool e muito mais.
O GSE parece ter um efeito protetor no fígado.
Em estudos de tubo de ensaio, o GSE reduziu a inflamação, reciclou os antioxidantes e protegeu contra os danos dos radicais livres durante a exposição à toxina (,,).
A enzima hepática alanina aminotransferase (ALT) é um indicador chave da toxicidade hepática, o que significa que seus níveis aumentam quando o fígado sofre danos ().
Em um estudo, 15 pessoas com doença hepática gordurosa não alcoólica e níveis elevados de ALT subsequentes receberam GSE por 3 meses. As enzimas hepáticas foram monitoradas mensalmente e os resultados foram comparados com a ingestão de 2 gramas de vitamina C por dia.
Após 3 meses, o grupo GSE experimentou uma redução de 46% na ALT, enquanto o grupo da vitamina C mostrou pouca mudança ().
Resumo GSE parece proteger seu fígado contra a toxicidade e danos induzidos por drogas. No entanto, mais estudos em humanos são necessários.10. Melhora a cicatrização e a aparência de feridas
Vários estudos em animais descobriram que o GSE pode ajudar na cicatrização de feridas (,, 52).
Os estudos humanos também são promissores.
Em um desses estudos, 35 adultos saudáveis que foram submetidos a pequenas cirurgias receberam um creme de GSE a 2% ou um placebo. Aqueles que usaram o creme GSE experimentaram a cicatrização completa da ferida após 8 dias, enquanto o grupo do placebo levou 14 dias para cicatrizar.
Esses resultados são provavelmente devido aos altos níveis de proantocianidinas no GSE, desencadeando a liberação de fatores de crescimento na pele ().
Em outro estudo de 8 semanas com 110 homens jovens saudáveis, um creme GSE a 2% melhorou a aparência da pele, a elasticidade e o teor de sebo, o que pode ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento ().
Resumo Os cremes GSE parecem aumentar os fatores de crescimento da pele. Como tal, podem auxiliar na cicatrização de feridas e na redução dos sinais de envelhecimento da pele.Possíveis efeitos colaterais
GSE é geralmente considerado seguro com poucos efeitos colaterais.
Doses de cerca de 300–800 mg por dia durante 8–16 semanas foram consideradas seguras e bem toleradas em humanos ().
Mulheres grávidas ou amamentando devem evitá-lo, pois não há dados suficientes sobre seus efeitos nessas populações.
O GSE pode baixar a pressão arterial, tornar o sangue mais fino e aumentar o fluxo sanguíneo, portanto, recomenda-se cautela para aqueles que tomam medicamentos para afinar o sangue ou para a pressão arterial (,,).
Além disso, pode reduzir a absorção de ferro, bem como melhorar a função hepática e o metabolismo do medicamento. Consulte seu médico antes de tomar suplementos de GSE (,).
Resumo GSE parece ser bem tolerado. No entanto, mulheres grávidas e amamentando devem evitá-lo. Além disso, aqueles que tomam certos medicamentos devem discutir a tomada deste suplemento com seu médico.O resultado final
O extrato de semente de uva (GSE) é um suplemento alimentar feito de sementes de uvas.
É uma fonte potente de antioxidantes, particularmente proantocianidinas.
Os antioxidantes do GSE podem ajudar a aliviar o estresse oxidativo, a inflamação e os danos aos tecidos que podem ocorrer juntamente com doenças crônicas.
Ao suplementar com GSE, você colherá os benefícios de uma melhor saúde do coração, cérebro, rins, fígado e pele.