Autor: Frank Hunt
Data De Criação: 19 Marchar 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Menopausa: Tudo o que nunca te falaram!
Vídeo: Menopausa: Tudo o que nunca te falaram!

Contente

Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.

O que é menopausa?

Mulheres com mais de uma certa idade experimentarão a menopausa. A menopausa é definida como não ter período menstrual por um ano. A idade que você experimenta pode variar, mas geralmente ocorre por volta dos 40 ou 50 anos.

A menopausa pode causar muitas mudanças em seu corpo. Os sintomas são o resultado de uma diminuição da produção de estrogênio e progesterona nos ovários. Os sintomas podem incluir ondas de calor, ganho de peso ou secura vaginal. A atrofia vaginal contribui para a secura da vagina. Com isso, pode haver inflamação e estreitamento dos tecidos vaginais, o que torna a relação sexual desconfortável.

A menopausa também pode aumentar o risco de certas doenças, como a osteoporose. Você pode descobrir que passar pela menopausa requer pouca atenção médica. Ou você pode decidir que precisa discutir os sintomas e as opções de tratamento com um médico.


Continue lendo para aprender sobre as 11 coisas que toda mulher deve saber sobre a menopausa.

1. Que idade terei quando entrar na menopausa?

A idade média para o início da menopausa é de 51 anos. A maioria das mulheres para de menstruar entre 45 e 55 anos. Os estágios iniciais do declínio da função ovária podem começar anos antes em algumas mulheres. Outras continuarão a ter períodos menstruais depois dos 50 anos.

A idade da menopausa deve ser determinada geneticamente, mas coisas como fumar ou quimioterapia podem acelerar o declínio dos ovários, resultando em menopausa mais precoce.

2. Qual é a diferença entre perimenopausa e menopausa?

A perimenopausa se refere ao período de tempo imediatamente antes do início da menopausa.

Durante a perimenopausa, seu corpo está iniciando a transição para a menopausa. Isso significa que a produção de hormônios pelos ovários está começando a diminuir. Você pode começar a sentir alguns sintomas comumente associados à menopausa, como ondas de calor. Seu ciclo menstrual pode se tornar irregular, mas não vai parar durante a fase da perimenopausa.


Depois de parar completamente de ter um ciclo menstrual por 12 meses consecutivos, você entra na menopausa.

3. Quais são os sintomas causados ​​pelos níveis reduzidos de estrogênio no meu corpo?

Cerca de 75 por cento das mulheres experimentam ondas de calor durante a menopausa, tornando-os o sintoma mais comum experimentado por mulheres na menopausa. As ondas de calor podem ocorrer durante o dia ou à noite. Algumas mulheres também podem sentir dores musculares e articulares, conhecidas como artralgia, ou alterações de humor.

Pode ser difícil determinar se esses sintomas são causados ​​por mudanças em seus hormônios, nas circunstâncias da vida ou pelo próprio processo de envelhecimento.

4. Quando sei que estou tendo um calorão?

Durante uma onda de calor, você provavelmente sentirá a temperatura do corpo subir. As ondas de calor afetam a metade superior do corpo, e sua pele pode até ficar vermelha ou com manchas. Essa onda de calor pode causar sudorese, palpitações cardíacas e sensação de tontura. Após a onda de calor, você pode sentir frio.

As ondas de calor podem surgir diariamente ou mesmo várias vezes ao dia. Você pode vivenciá-los ao longo de um ano ou mesmo vários anos.


Evitar gatilhos pode reduzir o número de ondas de calor que você experimenta. Isso pode incluir:

  • consumir álcool ou cafeína
  • comendo comida picante
  • sentindo estressado
  • estar em algum lugar quente

O excesso de peso e o fumo também podem piorar as ondas de calor.

Algumas técnicas podem ajudar a reduzir suas ondas de calor e seus sintomas:

  • Vista-se em camadas para evitar ondas de calor e use um ventilador em sua casa ou escritório.
  • Faça exercícios respiratórios durante uma onda de calor para tentar minimizá-la.

Medicamentos como pílulas anticoncepcionais, terapia hormonal ou mesmo outras prescrições podem ajudar a reduzir as ondas de calor. Consulte seu médico se tiver dificuldade em controlar as ondas de calor por conta própria.

Prevenção de flash quente

  • Evite fatores como alimentos picantes, cafeína ou álcool. Fumar também pode piorar as ondas de calor.
  • Vestido em camadas.
  • Use um ventilador no trabalho ou em casa para ajudar a refrescar.
  • Converse com seu médico sobre medicamentos que podem ajudar a reduzir os sintomas de ondas de calor.

5. Como a menopausa afeta minha saúde óssea?

O declínio na produção de estrogênio pode afetar a quantidade de cálcio nos ossos. Isso pode causar diminuições significativas na densidade óssea, levando a uma condição conhecida como osteoporose. Também pode torná-lo mais suscetível a fraturas de quadril, coluna e outras fraturas ósseas. Muitas mulheres apresentam perda óssea acelerada nos primeiros anos após o último período menstrual.

Para manter seus ossos saudáveis:

  • Coma alimentos com muito cálcio, como laticínios ou verduras de folhas escuras.
  • Tome suplementos de vitamina D.
  • Pratique exercícios regularmente e inclua o treinamento com pesos em sua rotina de exercícios.
  • Reduza o consumo de álcool.
  • Evite fumar.

Existem medicamentos prescritos que você pode querer discutir com seu médico para prevenir a perda óssea.

6. A doença cardíaca está ligada à menopausa?

Condições relacionadas ao seu coração podem surgir durante a menopausa, como tonturas ou palpitações cardíacas. A redução dos níveis de estrogênio pode impedir que seu corpo retenha artérias flexíveis. Isso pode afetar o fluxo sanguíneo.

Cuidar do seu peso, seguir uma dieta saudável e balanceada, fazer exercícios e não fumar podem reduzir suas chances de desenvolver problemas cardíacos.

7. Vou ganhar peso quando tiver a menopausa?

Alterações nos seus níveis hormonais podem fazer com que você ganhe peso. No entanto, o envelhecimento também pode contribuir para o ganho de peso.

Concentre-se em manter uma dieta balanceada, praticar exercícios regularmente e praticar outros hábitos saudáveis ​​para ajudar a controlar o peso. O excesso de peso pode aumentar o risco de doenças cardíacas, diabetes e outras condições.

Controle de peso

  • Concentre-se em um estilo de vida saudável para controlar seu peso.
  • Faça uma dieta equilibrada que inclua aumento de cálcio e redução da ingestão de açúcar.
  • Faça 150 minutos por semana de exercícios moderados ou 75 minutos por semana de exercícios mais intensos, como corrida.
  • Não se esqueça de incluir exercícios de força em sua rotina também.

8. Terei os mesmos sintomas que minha mãe, irmã ou amigos?

Os sintomas da menopausa variam de mulher para mulher, mesmo nas mesmas famílias. A idade e a taxa de declínio da função do ovário diferem enormemente. Isso significa que você precisará controlar sua menopausa individualmente. O que funcionou para sua mãe ou melhor amigo pode não funcionar para você.

Fale com o seu médico se tiver alguma dúvida sobre a menopausa. Eles podem ajudá-lo a compreender seus sintomas e encontrar maneiras de gerenciá-los de acordo com seu estilo de vida.

9. Como saberei se estou passando pela menopausa se fiz uma histerectomia?

Se seu útero foi removido cirurgicamente por meio de uma histerectomia, você pode não saber que está passando pela menopausa, a menos que tenha ondas de calor.

Isso também pode acontecer se você fez uma ablação endometrial e seus ovários não foram removidos. A ablação endometrial é a remoção do revestimento do útero como tratamento para menstruação intensa.

Se você não está apresentando nenhum sintoma, um exame de sangue pode determinar se seus ovários ainda estão funcionando. Este teste pode ser usado para ajudar os médicos a descobrir seu nível de estrogênio, o que pode ser benéfico se você estiver sob risco de osteoporose. Isso porque saber o seu estado de estrogênio pode ser importante para determinar se você precisa de uma avaliação da densidade óssea.

10. A reposição hormonal é uma opção segura para o tratamento dos problemas da menopausa?

Várias terapias hormonais são aprovadas pela FDA para o tratamento de ondas de calor e prevenção da perda óssea. Os benefícios e riscos variam dependendo da gravidade das ondas de calor e da perda óssea, e da sua saúde. Essas terapias podem não ser adequadas para você. Converse com seu médico antes de tentar qualquer terapia hormonal.

11. Existem opções não hormonais para o tratamento dos sintomas da menopausa?

A terapia hormonal pode não ser a escolha certa para você. Algumas condições médicas podem impedi-lo de usar a terapia hormonal com segurança ou você pode optar por não usar essa forma de tratamento por motivos pessoais. Mudanças em seu estilo de vida podem ajudá-lo a aliviar muitos dos sintomas sem a necessidade de intervenção hormonal.

Mudanças no estilo de vida podem incluir:

  • perda de peso
  • exercício
  • reduções de temperatura ambiente
  • evitação de alimentos que agravam os sintomas
  • vestir roupas leves de algodão e usar camadas

Outros tratamentos, como terapias com ervas, auto-hipnose, acupuntura, certos antidepressivos de baixa dosagem e outros medicamentos podem ser úteis para diminuir as ondas de calor.

Vários medicamentos aprovados pela FDA podem ser usados ​​para a prevenção da perda óssea. Isso pode incluir:

  • bisfosfonatos, como risedronato (Actonel, Atelvia) e ácido zoledrônico (Reclast)
  • moduladores seletivos do receptor de estrogênio, como raloxifeno (Evista)
  • calcitonina (Fortical, Miacalcin)
  • denosumab (Prolia, Xgeva)
  • hormônio da paratireóide, como teriparatida (Forteo)
  • certos produtos de estrogênio

Você pode descobrir que lubrificantes de venda livre, cremes de estrogênio ou outros produtos ajudam com a secura vaginal.

Compre lubrificantes vaginais.

O takeaway

A menopausa é uma parte natural do ciclo de vida da mulher. É um momento em que seus níveis de estrogênio e progesterona diminuem. Após a menopausa, o risco de certas doenças como osteoporose ou doenças cardiovasculares pode aumentar.

Para controlar seus sintomas, mantenha uma dieta saudável e faça muitos exercícios para evitar ganho de peso desnecessário.

Você deve entrar em contato com seu médico se sentir sintomas adversos que afetem sua capacidade de funcionar ou se notar algo incomum que possa exigir uma análise mais detalhada. Existem muitas opções de tratamento para ajudar com sintomas como ondas de calor.

Consulte o seu médico durante os exames ginecológicos regulares, conforme você experimenta a menopausa.

Publicações Interessantes

7 razões para consultar o seu reumatologista

7 razões para consultar o seu reumatologista

e você tem artrite reumatóide (AR), é provável que conulte eu reumatologita regularmente.A conulta agendada dão a você doi a oportunidade de monitorar o progreo de ua doe...
O que é a síndrome de Asherman?

O que é a síndrome de Asherman?

O que é a índrome de Aherman?A índrome de Aherman é uma condição rara e adquirida do útero. Em mulhere com ea condição, ocorre formação de tecid...