Compreendendo o câncer de mama metastático nos pulmões
Contente
- Como o câncer de mama se espalha para os pulmões
- Sinais e sintomas de metástase pulmonar
- Diagnosticando câncer de mama metastático
- Tratamento do câncer de mama metastático
- Quimioterapia
- Terapias hormonais
- Terapias direcionadas para câncer de mama HER2-positivo
- Radiação
- Sintomas de alívio
- Outlook
- Maneiras de reduzir o risco
visão global
O câncer de mama metastático se refere ao câncer de mama que se espalhou além da área local ou regional de origem para um local distante. É também chamado de câncer de mama em estágio 4.
Embora possa se espalhar em qualquer lugar, o câncer de mama se espalha para os ossos em quase 70 por cento das pessoas com câncer de mama metastático, estima a Rede de Câncer de Mama Metastático.
Outros locais comuns são os pulmões, o fígado e o cérebro. Não importa onde se espalhe, ainda é considerado câncer de mama e é tratado como tal. Cerca de 6 a 10 por cento dos cânceres de mama nos Estados Unidos são diagnosticados no estágio 4.
Em alguns casos, o tratamento inicial para o câncer de mama em estágio inicial não elimina todas as células cancerosas. Pode haver células cancerosas microscópicas deixadas para trás, permitindo que o câncer se espalhe.
Na maioria das vezes, a metástase ocorre após o término do tratamento inicial. Isso é chamado de recorrência. A recorrência pode ocorrer alguns meses após o término do tratamento ou muitos anos depois.
Ainda não há cura para o câncer de mama metastático, mas é tratável. Algumas mulheres viverão muitos anos após o diagnóstico de câncer de mama em estágio 4.
Como o câncer de mama se espalha para os pulmões
O câncer de mama começa na mama. À medida que as células anormais se dividem e se multiplicam, elas formam um tumor. Conforme o tumor cresce, as células cancerosas podem se separar do tumor primário e viajar para órgãos distantes ou invadir tecidos próximos.
As células cancerosas podem entrar na corrente sanguínea ou migrar para os nódulos linfáticos próximos sob o braço ou perto da clavícula. Uma vez no sangue ou nos sistemas linfáticos, as células cancerosas podem viajar pelo corpo e pousar em órgãos ou tecidos distantes.
Assim que as células cancerosas chegam aos pulmões, elas podem começar a formar um ou mais novos tumores. É possível que o câncer de mama se espalhe para vários locais ao mesmo tempo.
Sinais e sintomas de metástase pulmonar
Os sinais e sintomas de câncer nos pulmões podem incluir:
- tosse persistente
- dor no peito
- falta de ar
- infecções repetidas no peito
- perda de apetite
- perda de peso
- tossindo sangue
- dor no peito
- peso no peito
- fluido entre a parede torácica e o pulmão (derrame pleural)
Você pode não ter sintomas perceptíveis no início. Mesmo se você fizer isso, você pode estar inclinado a descartá-los como sintomas de um resfriado ou gripe. Se você já foi tratado para câncer de mama no passado, não ignore esses sintomas.
Diagnosticando câncer de mama metastático
O diagnóstico provavelmente começará com um exame físico, exames de sangue e uma radiografia de tórax. Outros exames de imagem podem ser necessários para fornecer uma visão mais detalhada. Esses exames podem incluir:
- Tomografia computadorizada
- PET scan
- Ressonância magnética
Uma biópsia também pode ser necessária para ajudar a determinar se o câncer de mama atingiu os pulmões.
Tratamento do câncer de mama metastático
Ao tratar o câncer de mama metastático, o objetivo é ajudar a minimizar ou eliminar os sintomas e prolongar sua vida sem sacrificar sua qualidade de vida.
O tratamento do câncer de mama depende de muitos fatores, como o tipo de câncer de mama, tratamentos anteriores e sua saúde geral. Outro fator importante é onde o câncer se espalhou e se o câncer se espalhou para vários locais.
Quimioterapia
A quimioterapia pode ser eficaz para matar células cancerosas em qualquer parte do corpo. Este tratamento pode ajudar a reduzir os tumores e impedir a formação de novos tumores.
A quimioterapia é geralmente a única opção de tratamento para câncer de mama metastático triplo-negativo (receptor de hormônio negativo e HER2 negativo). A quimioterapia também é usada em conjunto com terapias direcionadas a HER2 para câncer de mama HER2-positivo.
Se você já fez quimioterapia, seu câncer pode ter se tornado resistente a esses medicamentos. Tentar outras drogas quimioterápicas pode ser mais eficaz.
Terapias hormonais
Aqueles com câncer de mama hormônio-positivo vão se beneficiar de drogas que bloqueiam o estrogênio e a progesterona de promover o crescimento do câncer, como o tamoxifeno ou um medicamento da classe chamada inibidores da aromatase.
Outros medicamentos, como palbociclib e fulvestrant, também podem ser usados para aqueles com doença HER2 negativa e estrogênio positiva.
Terapias direcionadas para câncer de mama HER2-positivo
O câncer de mama HER2-positivo pode ser tratado com terapias direcionadas, como:
- trastuzumab
- pertuzumab
- ado-trastuzumab emtansina
- lapatinib
Radiação
A radioterapia pode ajudar a destruir as células cancerosas em uma área localizada. Pode ser capaz de diminuir os sintomas do câncer de mama nos pulmões.
Sintomas de alívio
Você também pode querer um tratamento para aliviar os sintomas causados por tumores no pulmão. Você pode fazer isso:
- drenagem de fluido que se acumula ao redor do pulmão
- oxigenoterapia
- um stent para desbloquear suas vias aéreas
- medicação para dor
Vários medicamentos estão disponíveis mediante receita para ajudar a limpar as vias respiratórias e reduzir a tosse. Outros podem ajudar com fadiga, perda de apetite e dor.
Cada um desses tratamentos tem efeitos colaterais potenciais que variam dependendo da pessoa. Cabe a você e seu médico pesar os prós e os contras e decidir quais tratamentos irão melhorar sua qualidade de vida.
Se os efeitos colaterais começarem a prejudicar sua qualidade de vida, você pode mudar seu plano de tratamento ou optar por interromper um tratamento específico.
Os pesquisadores estão estudando uma variedade de novos tratamentos potenciais, incluindo:
- inibidores de poli (ADP-ribose) polimerase (PARP)
- inibidores da fosfoinositida-3 (PI-3) quinase
- bevacizumab (Avastin)
- Imunoterapia
- células tumorais circulantes e DNA tumoral circulante
Os ensaios clínicos para o tratamento do câncer de mama metastático estão em andamento. Se você deseja participar de um ensaio clínico, peça mais informações ao seu médico.
Outlook
É importante lembrar que não existe um tratamento único para o câncer metastático. Trabalhando junto com sua equipe de saúde, você poderá escolher tratamentos específicos para suas necessidades.
Muitas pessoas com câncer metastático encontram conforto em grupos de apoio onde podem conversar com outras pessoas que também têm câncer metastático.
Existem também organizações nacionais e regionais que podem ajudá-lo com suas necessidades diárias, como tarefas domésticas, levar você para o tratamento ou ajudar nas despesas.
Para obter mais informações sobre recursos, ligue para o Centro Nacional de Informações sobre o Câncer 24 horas por dia, 7 dias por semana, da American Cancer Society, pelo telefone 800-227-2345.
27 por centoManeiras de reduzir o risco
Alguns fatores de risco, como mutações genéticas, sexo e idade, não podem ser controlados. Mas existem algumas coisas que você pode fazer para reduzir o risco de desenvolver câncer de mama.
Esses incluem:
- praticando exercícios regulares
- beber álcool com moderação
- ter uma dieta saudável
- evitando ficar com sobrepeso ou obesidade
- não fume
Se você já foi tratado para câncer de mama, essas escolhas de estilo de vida podem ajudar a reduzir o risco de recorrência.
As recomendações para o rastreamento do câncer de mama variam de acordo com sua idade e fatores de risco. Pergunte ao seu médico quais exames de câncer de mama são apropriados para você.
Encontre o apoio de outras pessoas que vivem com câncer de mama. Baixe o aplicativo gratuito da Healthline aqui.