6 maneiras de usar o óleo mineral: para cabelos, pele, pés, orelhas e muito mais
Contente
- 1. Pele seca
- Eczema leve
- Xerose
- 2. Pés secos e rachados
- 3. Cera de ouvido
- 4. Constipação
- 5. Cuidado infantil
- Assaduras
- Tampão de berço
- 6. Caspa
- Efeitos colaterais e cuidados
- O takeaway
O óleo mineral pode fornecer alívio para várias condições diferentes. Sua capacidade de lubrificar com segurança e evitar que a umidade escape da pele torna-o um tratamento caseiro flexível.
Continue lendo para aprender sobre todas as maneiras de usar o óleo mineral, desde o alívio da constipação e rachaduras nos pés até a eliminação da caspa.
1. Pele seca
O óleo mineral pode ter efeitos positivos na pele seca. Quando aplicado na pele após um banho ou duche, evita que a humidade escape. Isso pode ajudá-lo a manter a pele macia e saudável, especialmente durante os meses secos de inverno.
O óleo mineral também é comumente usado em produtos hidratantes comerciais. Procurar hidratantes com óleo mineral pode ser benéfico para manter sua pele saudável.
Eczema leve
De acordo com a National Eczema Association, 31,6 milhões (10,1 por cento) da população dos EUA tem alguma forma de eczema. Eczema é uma condição crônica caracterizada por pele seca, descolorida, coceira e inflamação.
O óleo mineral pode ser aplicado na área afetada para fornecer alívio dos sintomas do eczema. Pode ser uma alternativa eficaz se você quiser evitar cremes corticosteróides.
Xerose
De acordo com um publicado no International Journal of Medical Sciences, mais de 50 por cento dos pacientes com câncer recebem alguma forma de radioterapia.
A radioterapia pode ser prejudicial à pele e causar xerose localizada, que é um termo médico para pele anormalmente seca.
A aplicação de óleo mineral na área afetada mostrou ser um tratamento eficaz no combate aos efeitos da radioterapia.
2. Pés secos e rachados
Pés secos e rachados podem ser difíceis de reparar e prevenir. Aplicar óleo mineral nos pés antes de dormir pode ajudar a acalmá-los e mantê-los bem hidratados. Usar meias irá proteger seus lençóis de ficarem encharcados de óleo enquanto você dorme.
3. Cera de ouvido
Lidar com cera de ouvido pode ser difícil e requer cuidados extras. Se seu tímpano não tiver um tubo ou orifício, o óleo mineral pode ajudá-lo a tirar o excesso de cera.
De acordo com a Harvard Medical School, a aplicação de duas a três gotas de óleo mineral no ouvido pode ajudar a amolecer a cera.
Depois de um ou dois dias, use uma seringa de borracha para esguichar água morna no canal auditivo. Endireite o canal auditivo inclinando a cabeça e puxando a orelha externa para cima e para trás. Isso permitirá que a água com a cera amolecida seja drenada.
Pode ser necessário repetir esse processo para remover todo o excesso de cera de ouvido. Se você ainda estiver enfrentando bloqueio devido à cera de ouvido, consulte um profissional médico para obter assistência.
4. Constipação
O óleo mineral é um tratamento comum para a constipação. Se as fezes ficarem presas na parte inferior do intestino, o óleo mineral pode ser útil para auxiliar os movimentos intestinais.
O óleo mineral para o alívio da constipação vem em várias formas diferentes. Pode ser tomado por via oral, como enema, e pode ser encontrado como ingrediente ativo em muitos laxantes.
Ele age lubrificando os intestinos e mantendo a umidade nas fezes. Isso permite que as fezes passem com menos resistência. Se você tiver uma laceração interna (fissura) ou dor de hemorróidas, o óleo mineral pode ser um bom lugar para obter alívio ocasional.
Pode levar até 8 horas para entrar em vigor. Certifique-se de tomá-lo na hora de dormir para evitar ter que se levantar no meio da noite. Se você optar por tomar óleo mineral na forma de um enema, use uma almofada protetora para absorver o vazamento.
5. Cuidado infantil
Existem muitos motivos pelos quais um bebê pode ter pele seca. O óleo mineral pode ser uma maneira segura de ajudar seu bebê a encontrar alívio para doenças como a touca do berço e assaduras. Na verdade, o óleo para bebês é um óleo mineral com fragrância adicionada.
Assaduras
Aplicar óleo mineral ou de bebê nas erupções cutâneas do bebê pode aliviar a inflamação causada pela erupção cutânea. Você também pode usar óleo mineral para prevenir assaduras.
Tampão de berço
O óleo mineral pode ser um remédio caseiro eficaz para a pele seca e escamosa do seu bebê.
A Mayo Clinic sugere a aplicação de algumas gotas de óleo mineral no couro cabeludo do seu bebê e deixá-lo descansar por alguns minutos. Em seguida, escove suavemente o couro cabeludo para soltar as escamas e lave como de costume. Para pele muito espessa e seca, pode ser necessário deixar o óleo mineral repousar por algumas horas.
Certifique-se de retirar o óleo mineral com shampoo. Se você deixar o óleo sem lavar, a tampa do berço pode piorar.
Se a condição do seu bebê não melhorar, procure a ajuda de um profissional médico.
6. Caspa
Descamar por causa da caspa pode ser constrangedor. Usar óleo mineral pode ajudá-lo a se livrar da caspa.
A Mayo Clinic recomenda aplicar o óleo mineral no couro cabeludo e deixá-lo agir por uma hora. Penteie ou escove o cabelo e depois lave-o com shampoo. Isso deve suavizar a pele seca e escamosa e manter a umidade no couro cabeludo para proporcionar alívio.
Efeitos colaterais e cuidados
Embora o óleo mineral possa ser útil de várias maneiras, usá-lo incorretamente pode ter efeitos indesejáveis.
Aqui estão algumas dicas para o uso adequado:
- Evite tomar óleo mineral dentro de 2 horas antes das refeições. Pode interferir na absorção de vitaminas e levar a deficiências nutricionais.
- De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), quando o óleo mineral é usado durante a gravidez, pode levar a doenças hemorrágicas em recém-nascidos. A doença hemorrágica é um problema de sangramento raro que ocorre em bebês recém-nascidos.
- Se o óleo mineral for inalado, pode causar pneumonia. Se você está preocupado por ter inalado óleos minerais, visite seu médico para obter ajuda.
- Pessoas com problemas para engolir não devem receber óleos minerais orais.
- O óleo mineral pode agravar as condições de pessoas com doenças pré-existentes ou função respiratória prejudicada.
- Não tome óleo mineral ao mesmo tempo como amaciante de fezes.
- O óleo mineral oral não deve ser administrado a crianças menores de 6 anos. Elas têm maior probabilidade de inalar acidentalmente o óleo, o que pode causar pneumonia.
O takeaway
O óleo mineral pode ser útil de várias maneiras diferentes. Quando usado com segurança e corretamente, pode ser uma maneira rápida, barata e fácil de encontrar alívio para condições relacionadas à umidade.
Remédios caseiros podem ser úteis, mas lembre-se de consultar um médico se estiver preocupado com uma condição específica ou se seus sintomas piorarem.