Autor: Monica Porter
Data De Criação: 22 Marchar 2021
Data De Atualização: 3 Julho 2025
Anonim
O Ciclo Menstrual
Vídeo: O Ciclo Menstrual

Contente

A esclerose múltipla (EM) afeta as mulheres três vezes mais que os homens. Como os hormônios desempenham um grande papel na doença, não é de surpreender que a EM possa afetar os períodos menstruais - que também são movidos a hormônios.

Algumas mulheres notam uma mudança nos sintomas do período após serem diagnosticadas com esclerose múltipla. Eles podem observar um aumento nos sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM), como mudanças de humor, irritabilidade, fadiga, dor, baixa concentração e perda de interesse pelo sexo.

Essa coleção de sintomas geralmente aparece alguns dias antes do seu período e desaparece alguns dias depois que você o recebe.

Às vezes pode ser difícil dizer a diferença entre os sintomas da EM e da TPM. Afinal, fadiga, mudanças de humor e problemas sexuais são comuns em ambas as condições.

Leia para saber mais sobre como a EM pode causar alterações no seu ciclo menstrual.

A EM pode afetar seus períodos?

Se você sente que seus períodos mudaram após o diagnóstico de esclerose múltipla, pode estar certo.


Em um estudo que comparou mulheres com EM àquelas sem ela, os pesquisadores descobriram que aquelas com a condição experimentaram períodos e sintomas mais irregulares da TPM.

Uma razão para a mudança é que a temperatura do seu corpo aumenta ligeiramente durante o período menstrual. Mesmo um pequeno aumento na temperatura pode piorar os sintomas da EM.

Os hormônios são a outra causa provável da relação entre a EM e o seu ciclo menstrual. Hormônios sexuais - estrogênio e progesterona - regulam seu ciclo menstrual e afetam a atividade da EM.

Logo antes de você menstruar, os níveis desses hormônios despencam, desencadeando sintomas.

Os hormônios também são a razão pela qual os sintomas da EM mudam durante a gravidez. O aumento do estrogênio e da progesterona durante esses 9 meses pode reduzir os sintomas da EM para alguns (até depois do parto).

Os tratamentos de EM podem afetar seus períodos?

Alguns dos medicamentos que gerenciam a EM também podem afetar o ciclo menstrual.


O interferon beta, um tratamento para formas recorrentes da doença, pode causar sangramento irregular. Também pode fazer com que seus períodos cheguem mais cedo ou mais tarde que o normal.

Seus períodos podem afetar a EM?

A relação entre a esclerose múltipla e o seu ciclo menstrual é nos dois sentidos. Pesquisas mostram que é mais provável que você tenha uma recaída de sintomas motores, problemas de visão e problemas de coordenação nos três dias anteriores ao seu período.

Os médicos chamam esses ataques temporários de pseudoexacerbações. Às vezes, é difícil saber se sintomas como fraqueza, dor e fadiga são da esclerose múltipla ou da menstruação, porque podem parecer muito semelhantes.

Sua nitidez mental e habilidades motoras também podem sofrer alterações na mesma época em que o seu período termina. Em um estudo de 2019, pessoas com esclerose múltipla se saíram pior em testes de desempenho mental e físico pouco antes do período menstrual.

Tratando períodos difíceis

Uma maneira de prevenir os sintomas incômodos da TPM é tomar pílulas anticoncepcionais ou usar outros contraceptivos hormonais. Os hormônios nesses tratamentos ajudarão a regular seu ciclo menstrual e devem tornar seus períodos mais leves e fáceis em geral.


Os medicamentos que gerenciam a EM também podem ajudar com pelo menos alguns aspectos de períodos difíceis. Drogas que ajudam a regular o sistema imunológico podem melhorar o nevoeiro mental que algumas mulheres experimentam antes de menstruar.

Você também pode tentar um anti-inflamatório não esteróide (AINE), como aspirina ou ibuprofeno (Advil, Motrin). Esses analgésicos de venda livre podem aliviar os desconfortos da TPM, como cãibras e seios doloridos.

Leve embora

Algumas mulheres temem os dias que antecedem o período menstrual por causa dos sintomas da TPM. A EM pode tornar os períodos mais imprevisíveis e mais desconfortáveis. Às vezes, os períodos também podem piorar os sintomas da EM.

Se você estiver passando por períodos muito dolorosos e desagradáveis, consulte seu ginecologista e obstetra para obter orientação.

O OB-GYN pode prescrever pílulas anticoncepcionais ou outros contraceptivos hormonais para aliviar os sintomas, enquanto o neurologista pode prescrever medicamentos que ajudam nos sintomas da esclerose múltipla.

Seleção Do Site.

Você não precisa correr muito para colher os benefícios de correr

Você não precisa correr muito para colher os benefícios de correr

e você já e entiu envergonhado com ua milha matinal enquanto percorria a medalha da maratona de amigo e o treinamento de Ironman no In tagram, anime- e - você pode realmente e tar faze...
O treino HIIT de 30 minutos para vencer a queda do inverno

O treino HIIT de 30 minutos para vencer a queda do inverno

Queda de condicionamento ão comun no inverno, ma como me mo uma emana de treino perdido pode anular eu progre o, permanecer motivado é mai importante do que nunca quando e trata de atingir e...