O que você precisa saber sobre perda de função muscular
Contente
- visão global
- Tipos de perda de função muscular
- Que condições causam perda da função muscular?
- Doenças dos músculos
- Doenças do sistema nervoso
- Lesões e outras causas
- Diagnosticar a causa da perda de função muscular
- Histórico médico
- Testes
- Opções de tratamento para perda de função muscular
- Prevenindo a perda de função muscular
- Perspectiva de longo prazo para pessoas com perda de função muscular
visão global
A perda da função muscular ocorre quando seus músculos não funcionam ou se movem normalmente. A perda completa da função muscular, ou paralisia, envolve a incapacidade de contrair os músculos normalmente.
Se seus músculos perderem a função, você não será capaz de operar adequadamente as partes afetadas de seu corpo. Esse sintoma costuma ser o sinal de um problema sério em seu corpo, como uma lesão grave, overdose de drogas ou coma.
A perda da função muscular pode ser permanente ou temporária. No entanto, todos os casos de perda de função muscular devem ser tratados como uma emergência médica.
Tipos de perda de função muscular
A perda da função muscular pode ser parcial ou total. A perda parcial da função muscular afeta apenas uma parte do corpo e é o principal sintoma do derrame.
A perda total da função muscular, ou paralisia, afeta todo o seu corpo. É frequentemente visto em pessoas com lesões graves na medula espinhal.
Se uma perda da função muscular afeta a metade superior e a inferior de seu corpo, é chamada de tetraplegia. Se afetar apenas a metade inferior do corpo, é chamado de paraplegia.
Que condições causam perda da função muscular?
A perda da função muscular é freqüentemente causada por uma falha nos nervos que enviam sinais do cérebro aos músculos e fazem com que eles se movam.
Quando você está saudável, você tem controle sobre a função muscular em seus músculos voluntários. Os músculos voluntários são músculos esqueléticos sobre os quais você tem total controle.
Os músculos involuntários, como o coração e os músculos lisos intestinais, não estão sob seu controle consciente. No entanto, eles também podem parar de funcionar. A perda de função nos músculos involuntários pode ser fatal.
A perda da função muscular voluntária pode ser causada por algumas coisas, incluindo doenças que afetam seus músculos ou sistema nervoso.
Doenças dos músculos
As doenças que afetam diretamente o funcionamento dos músculos são responsáveis pela maioria dos casos de perda de função muscular. Duas das doenças musculares mais comuns que causam perda de função muscular são a distrofia muscular e a dermatomiosite.
A distrofia muscular é um grupo de doenças que causa o enfraquecimento progressivo dos músculos. A dermatomiosite é uma doença inflamatória que causa fraqueza muscular, bem como uma erupção cutânea característica.
Doenças do sistema nervoso
As doenças que afetam a maneira como os nervos transmitem sinais aos músculos também podem causar perda de função muscular. Algumas condições do sistema nervoso que causam paralisia são:
- Paralisia de Bell, que causa paralisia parcial do rosto
- ALS (doença de Lou Gehrig)
- botulismo
- neuropatia
- poliomielite
- derrame
- paralisia cerebral (PC)
Muitas das doenças que causam perda da função muscular são hereditárias e estão presentes ao nascimento.
Lesões e outras causas
Lesões graves também são responsáveis por um grande número de casos de paralisia. Por exemplo, se você cair de uma escada e machucar a medula espinhal, poderá perder a função muscular.
O uso de drogas a longo prazo e os efeitos colaterais dos medicamentos também podem causar perda de função muscular.
Diagnosticar a causa da perda de função muscular
Antes de prescrever qualquer tratamento, seu médico primeiro diagnosticará a causa de sua perda de função muscular. Eles começarão revisando seu histórico médico.
A localização da perda de função muscular, as partes do corpo afetadas e os outros sintomas fornecem pistas sobre a causa subjacente. Eles também podem realizar testes para avaliar a função muscular ou nervosa.
Histórico médico
Informe o seu médico se a perda da função muscular surgiu repentina ou gradualmente.
Além disso, mencione o seguinte:
- quaisquer sintomas adicionais
- medicamentos que você está tomando
- se você está tendo problemas para respirar
- se a sua perda de função muscular for temporária ou recorrente
- se você tiver dificuldade em agarrar os itens
Testes
Depois de realizar um exame físico e revisar seu histórico médico, o médico pode administrar testes para ver se uma condição nervosa ou muscular está causando a perda da função muscular.
Esses testes podem incluir o seguinte:
- Em uma biópsia muscular, o médico remove um pequeno pedaço do tecido muscular para exame.
- Em uma biópsia de nervo, o médico remove um pequeno pedaço de um nervo potencialmente afetado para exame.
- O médico pode usar uma ressonância magnética do cérebro para verificar a presença de tumores ou coágulos sanguíneos no cérebro.
- Seu médico pode realizar um estudo de condução nervosa para testar a função nervosa usando impulsos elétricos.
Opções de tratamento para perda de função muscular
As opções de tratamento são adaptadas às suas necessidades. Eles podem incluir:
- fisioterapia
- terapia ocupacional
- medicamentos como aspirina ou varfarina (Coumadin) para reduzir o risco de acidente vascular cerebral
- cirurgia para tratar danos musculares ou nervosos subjacentes
- estimulação elétrica funcional, que é um procedimento usado para estimular músculos paralisados, enviando choques elétricos aos músculos
Prevenindo a perda de função muscular
Algumas causas de perda de função muscular são difíceis de prevenir. No entanto, você pode tomar medidas para diminuir o risco de acidente vascular cerebral e evitar lesões acidentais:
- Para diminuir o risco de derrame, faça uma dieta bem balanceada, rica em frutas, vegetais e grãos inteiros. Limite o sal, o açúcar adicionado, as gorduras sólidas e os grãos refinados em sua dieta.
- Faça exercícios regularmente, incluindo 150 minutos de atividade de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana.
- Evite o fumo e limite o consumo de álcool.
- Para reduzir a chance de ferimentos acidentais, evite beber e dirigir, e sempre use o cinto de segurança ao viajar em um veículo motorizado.
- Mantenha sua casa em boas condições consertando degraus quebrados ou desiguais, pregando tapetes e instalando corrimãos ao lado das escadas.
- Remova o gelo e a neve das calçadas e recolha a desordem para evitar tropeçar neles.
- Se você estiver usando uma escada, sempre posicione-a em uma superfície nivelada, abra-a totalmente antes de usá-la e mantenha três pontos de contato nos degraus ao subir. Por exemplo, você deve ter pelo menos dois pés e uma mão ou um pé e duas mãos nos degraus o tempo todo.
Perspectiva de longo prazo para pessoas com perda de função muscular
Em alguns casos, seus sintomas desaparecem com o tratamento. Em outros casos, você pode sentir paralisia parcial ou completa, mesmo após o tratamento.
Sua perspectiva de longo prazo depende da causa e da gravidade da perda da função muscular. Converse com seu médico para saber mais sobre sua condição e perspectivas.