Síndromes Mielodisplásicas
Contente
Resumo
A medula óssea é o tecido esponjoso dentro de alguns dos ossos, como os ossos do quadril e da coxa. Ele contém células imaturas, chamadas células-tronco. As células-tronco podem se desenvolver em glóbulos vermelhos que transportam oxigênio pelo corpo, glóbulos brancos que combatem infecções e plaquetas que ajudam na coagulação do sangue. Se você tem uma síndrome mielodisplásica, as células-tronco não amadurecem e se transformam em células sanguíneas saudáveis. Muitos deles morrem na medula óssea. Isso significa que você não tem células saudáveis suficientes, o que pode causar infecção, anemia ou sangramento fácil.
As síndromes mielodisplásicas geralmente não causam os primeiros sintomas e às vezes são encontradas durante um exame de sangue de rotina. Se você tiver sintomas, eles podem incluir
- Falta de ar
- Fraqueza ou sensação de cansaço
- Pele mais pálida do que o normal
- Fácil hematoma ou sangramento
- Identifique pontos sob a pele causados por sangramento
- Febre ou infecções frequentes
As síndromes mielodisplásicas são raras. Pessoas com maior risco têm mais de 60 anos, fizeram quimioterapia ou radioterapia ou foram expostas a certos produtos químicos. As opções de tratamento incluem transfusões, terapia com medicamentos, quimioterapia e transplantes de células-tronco do sangue ou da medula óssea.
NIH: National Cancer Institute