Remédios naturais para soluços de bebês
Contente
- O que são soluços?
- O que são soluços e como eles acontecem?
- Quais são alguns remédios seguros para o meu bebê?
- O que não fazer
- E se os soluços não desaparecerem?
- O takeaway
O que são soluços?
Soluços, ou singultos, são os espasmos diafragmáticos repetitivos que todos gostamos de odiar.
Eles podem atacar qualquer pessoa, a qualquer hora, em qualquer idade - até crianças no útero. Eles vêm sem aviso e podem durar de alguns minutos a algumas horas.
O que são soluços e como eles acontecem?
O diafragma é o músculo entre o tórax e o abdômen que regula a respiração. Quando o diafragma se contrai, os pulmões se expandem e são preenchidos com oxigênio. Quando o diafragma relaxa, o dióxido de carbono sai dos pulmões.
Eventos que podem causar a contração involuntária e repetida do diafragma incluem:
- engolir muito ar
- comendo grandes refeições
- beber bebidas carbonatadas
- mudanças repentinas na temperatura corporal ou ambiental
- estresse emocional
- excitação
Esses espasmos fazem com que as cordas vocais se fechem abruptamente, resultando em uma súbita corrente de ar entrando nos pulmões. Essa reação em cadeia é responsável pelo som ofegante muito familiar que deu à condição seu nome comum: soluço!
As crianças são mais propensas aos soluços. "Como os mecanismos de controle dos reflexos ainda não foram completamente resolvidos, os impulsos nervosos podem ser confundidos por sinais conflitantes em crianças pequenas", explica Christopher Hobbs, PhD, LAc, AHG.
Quais são alguns remédios seguros para o meu bebê?
Soluços geralmente desaparecem sozinhos depois de alguns minutos. Mas existem alguns remédios naturais que você pode tentar se seu bebê tiver soluços.
- Chá de camomila, erva-doce ou hortelã-pimenta. Camomila, erva-doce e hortelã-pimenta são algumas das melhores e mais seguras ervas para aliviar os espasmos musculares que causam soluços, de acordo com o Dr. Hobbs. Ele recomenda o uso de um conta-gotas para espremer pequenas quantidades de chá quente na boca do seu filho. Repita até que os soluços parem.
- Pressão leve na parte superior do estômago. Pressione suavemente a área superior do estômago do seu filho em movimentos descendentes rápidos. Cronometre cada movimento para coincidir com o soluço. Isso pode ser complicado, dada a imprevisibilidade dos soluços. O Dr. Hobbs enfatiza manter a pressão leve ao lidar com crianças pequenas.
- Concentre-se na respiração. Existem vários remédios que envolvem a respiração, como respirar em um saco de papel e prender a respiração o máximo que puder. Uma maneira de detê-los é “inspirar pela boca com força ao mesmo tempo em que ocorre o soluço”, diz o Dr. Hobbs. Isso neutraliza o espasmo à medida que ocorre.
- Traga as cócegas. Esta é uma alternativa mais suave à tática de medo que frequentemente surge como uma cura para soluços. Isso vai tirar a mente do seu bebê dos soluços, o que geralmente é o suficiente para fazê-lo desaparecer. Apenas certifique-se de recuar imediatamente se o seu filho pedir para você parar.
- Beber agua fria. Beber um copo de água fria pode acalmar um diafragma irritado e retornar ao seu padrão normal de movimento.
O que não fazer
Existem alguns remédios que você deseja evitar. Especialmente quando crianças pequenas estão preocupadas.
- Não dê água de caiena ao seu bebê. Alimentos picantes podem se livrar dos soluços, mas também podem induzi-los ou torná-los piores. "As crianças geralmente não apreciam pimentas, e isso pode até deixá-las bastante chateadas", diz Hobbs.
- Não assuste a cabeça do seu filho. Um bom susto é uma sugestão popular para se livrar dos soluços. No entanto, você não quer traumatizar seu filho. Se você seguir esse caminho, fale mais sobre o elemento surpresa e menos sobre assustar a luz do dia do seu filho.
- Não beba seu filho de cabeça para baixo. Beber algo enquanto fica de cabeça para baixo é outro remédio popular para soluços. No entanto, pode causar asfixia e é melhor evitar.
E se os soluços não desaparecerem?
Em geral, os soluços duram apenas uma ou duas horas, no máximo. Mas houve casos em que os soluços se prolongaram por muito mais tempo.
Se os soluços persistirem por mais de 48 horas ou se começarem a interferir na alimentação, no sono ou na respiração, consulte seu médico imediatamente. Eles podem prescrever algo para aliviar os soluços.
Soluços persistentes em adultos também podem ser um sinal de dano ou irritação nervosa, ou sistema nervoso central ou distúrbios metabólicos, de acordo com a Clínica Mayo, mas isso é extremamente raro em crianças.
O takeaway
Lembre-se de que nenhum desses remédios foi cientificamente comprovado. De acordo com um estudo publicado no Journal of the National Medical Association, nenhuma das técnicas usadas nos cinco anos de estudo mostrou-se eficaz no tratamento dos soluços.
Se os soluços durarem mais de 48 horas ou tiverem dificuldade em respirar, dormir ou comer, consulte seu médico imediatamente.
Os soluços são auto-limitados e devem desaparecer por conta própria após alguns minutos a algumas horas. Portanto, a menos que durem mais de 48 horas ou levem a dificuldades em respirar, dormir ou comer, é melhor simplesmente ver o que é: um surto de soluços irritante, mas inofensivo!