Novo material de roupas pode ajudá-lo a ficar tranquilo sem ar condicionado
Contente
Agora que é setembro, estamos todos preocupados com o retorno dos PSLs e nos preparando para o outono, mas apenas algumas semanas atrás, ainda era a sério quente lá fora. Quando a temperatura sobe, geralmente significa que aumentamos o ar-condicionado e usamos roupas mais reduzidas, como shorts, tanques e macacões para combater o calor. Mas e se houvesse outra maneira de suas roupas ajudarem a mantê-lo fresco? Pesquisadores de Stanford anunciaram na semana passada que criaram um material de roupa completamente novo que pode ajudar a evitar o superaquecimento nas temperaturas mais altas. (Para sua informação, isso é o que correr no calor faz ao seu corpo)
O tecido, que é feito principalmente do mesmo plástico que usamos como filme plástico, serve para resfriar seu corpo de duas maneiras principais. Primeiro, permite que a transpiração evapore através do tecido, o que acontece com muitos dos materiais que já usamos. Em segundo lugar, permite que o calor que o corpo emite passe Através dos os têxteis. O corpo humano emite calor na forma de radiação infravermelha, o que não é tão técnico quanto parece. É basicamente a energia que seu corpo emite, que depende da temperatura do corpo e é semelhante a quando você sente o calor saindo de um radiador quente. Embora esse desenvolvimento de liberação de calor pareça muito simples, na verdade é completamente revolucionário, uma vez que nenhum outro tecido pode fazer isso. Na verdade, os pesquisadores descobriram que usar sua invenção pode fazer você se sentir quase quatro graus Fahrenheit mais frio do que se estivesse usando algodão.
O novo tecido tem muitas vantagens, inclusive o fato de ser de baixo custo. Ele também foi formulado com a ideia de que poderia evitar que as pessoas precisassem usar o ar-condicionado de forma consistente durante as estações mais quentes e poderia fornecer uma solução para pessoas que vivem em climas quentes sem acesso a ar-condicionado. Além disso, "se você puder resfriar a pessoa em vez do prédio onde ela trabalha ou mora, isso economizará energia", como disse Yi Cui, professor associado de ciência de materiais e engenharia e de ciência de fótons em Stanford, em um comunicado à imprensa.
Visto que a conservação de energia é uma questão tão importante no clima ambiental de hoje, a capacidade de ficar frio sem usar recursos de energia é um grande passo à frente.
Em seguida, os pesquisadores planejam ampliar a gama de cores e texturas do tecido para torná-lo mais versátil. Quão legal é isso?