Nova vacina contra HPV pode reduzir drasticamente o câncer cervical
Contente
O câncer cervical poderá em breve se tornar uma coisa do passado, graças a uma nova vacina contra o HPV inovadora. Enquanto a vacina atual, Gardasil, protege contra dois tipos de HPV causadores de câncer, o novo preventivo, Gardasil 9, protege contra nove cepas de HPV - sete das quais são responsáveis pela maioria dos casos de câncer cervical. (Os médicos recomendam a vacina contra o HPV como a vacina nº 1 que você deve tomar para a saúde sexual.)
Pesquisa publicada ano passado em Epidemiologia, biomarcadores e prevenção do câncer confirmaram que nove cepas de HPV responsáveis por 85 por cento ou mais das lesões pré-cancerosas, e os resultados dos testes clínicos da vacina nove valente foram extremamente promissores.
Um novo estudo no New England Journal of Medicine relata Gardasil 9 é tão eficaz quanto Gardasil na prevenção de doenças das cepas 6, 11, 16 e 18, e é 97 por cento eficaz na prevenção de doenças cervicais, vulvar e vaginais de alto grau causadas pelas cepas adicionais 31, 33, 45 , 52 e 58.
De acordo com os autores do estudo, o Gardasil 9 poderia aumentar a proteção cervical dos atuais 70 por cento para até 90 por cento - eliminando virtualmente todos esses cânceres em mulheres vacinadas.
O FDA aprovou a nova vacina em dezembro e ela deve estar disponível ao público neste mês. É recomendado para meninas de 12 a 13 anos - antes de serem expostas ao vírus - mas, em alguns casos, pode ser apropriado para mulheres de 24 a 45 anos. Converse com seu médico para saber se você é um candidato (e, enquanto estiver lá, descubra se você deve trocar o seu Papanicolau pelo teste de HPV).