3 novos tratamentos de saúde feminina que você precisa conhecer
Contente
- 1. Um medicamento para os efeitos colaterais dos miomas
- 2. Um controle de natalidade sem hormônios
- 3. Um medicamento para enxaqueca de ação rápida
- Revisão para
No ano passado, embora as manchetes fossem todas sobre COVID-19, alguns cientistas trabalharam diligentemente para encontrar novas maneiras de tratar e resolver alguns dos principais problemas de saúde da mulher. Suas descobertas ajudarão milhões de pacientes, mas também mostram que o bem-estar feminino está finalmente recebendo a atenção que merece.
"Esses avanços são evidências de que estamos investindo dinheiro e tempo na saúde das mulheres, que é uma mudança muito necessária e há muito esperada", disse Veronica Gillispie-Bell, M.D., uma obstetra de Nova Orleans. Aqui estão os fatos que você precisa saber.
1. Um medicamento para os efeitos colaterais dos miomas
Os miomas, que afetam mais de 80% das mulheres negras e cerca de 70% das mulheres brancas aos 50 anos, podem causar sangramento menstrual intenso em metade das vítimas. Miomectomia (remoção de fibróide) e histerectomia (remoção do útero) são os tratamentos mais comuns, em parte porque as mulheres nem sempre são informadas sobre alternativas não cirúrgicas (mulheres negras geralmente recebem histerectomia como sua única opção). Mas os miomas podem voltar a crescer em até 25% das mulheres que fazem miomectomia, e a histerectomia põe fim à fertilidade.
Felizmente, um novo tratamento ajuda as mulheres a adiar ou até evitar a cirurgia. Oriahnn é o primeiro medicamento oral aprovado pela FDA para sangramento intenso de miomas. Nos estudos, cerca de 70 por cento dos pacientes tiveram uma redução de pelo menos 50 por cento no volume do sangramento ao longo de seis meses. Oriahnn reduz o regulador hormonal GnRH, que por sua vez reduz a produção natural de estrogênio, levando a um sangramento menstrual menos intenso devido aos miomas uterinos.
"Esta é uma ótima opção para mulheres que desejam ter filhos, mas não desejam uma miomectomia", disse a Dra. Gillispie-Bell, diretora do Centro Minimamente Invasivo para o Tratamento de Miomas Uterinos. Acrescenta Linda Bradley, M.D., obstetra da Cleveland Clinic e co-autora dos estudos Oriahnn: "Para mulheres que se aproximam da menopausa, pode ajudá-las a evitar a histerectomia." (Mulheres com risco de coágulos sanguíneos ou que tiveram um ataque cardíaco ou derrame podem não ser boas candidatas.)
2. Um controle de natalidade sem hormônios
Finalmente, há um anticoncepcional que não contém hormônios: Phexxi, aprovado em maio de 2020, é um gel prescrito que contém ácidos naturais que mantêm o nível de pH normal da vagina, tornando-a inóspita para os espermatozoides. "Inserido na vagina até uma hora antes do sexo, Phexxi tem uma taxa de eficácia de 86 por cento e 93 por cento com uso perfeito", diz Lisa Rarick, MD, uma obstetra que está no conselho da Evofem Biosciences, a mulher dirigida pela empresa que fabrica o produto. Phexxi é muito menos provável que os espermicidas irritem o tecido genital (o que pode aumentar o risco de algumas infecções sexualmente transmissíveis).
E dá todo o controle, ao contrário dos preservativos, que podem exigir alguma negociação. Usando o sistema de telessaúde da empresa, você pode receber um pacote de 12 aplicadores pelo correio - sem necessidade de visita ao escritório ou exame de sangue. "É uma ótima escolha para mulheres que fazem sexo algumas vezes por mês e não querem ter um DIU em seu corpo ou hormônios em sua corrente sanguínea", disse o Dr. Rarick.
(Phexxi não é tão eficaz quanto a pílula ou um DIU - é 93 por cento eficaz quando usado conforme as instruções e 86 por cento eficaz com o uso normal - e não é recomendado para quem tem infecções frequentes do trato urinário ou infecções por fungos. Verifique com seu médico antes de usá-lo.)
3. Um medicamento para enxaqueca de ação rápida
Se você é um dos 40 milhões que sofrem de enxaqueca nos EUA - 85 por cento das quais são mulheres - você pode estar procurando por um tratamento que alivia totalmente os sintomas sem efeitos colaterais graves. Entra em cena o Nurtec ODT, que funciona bloqueando diretamente o CGRP, um neuropeptídeo químico que está na raiz de um ataque de enxaqueca. O medicamento tem ação rápida e também previne enxaquecas se usado em dias alternados. (Até Khloé Kardashian elogiou o medicamento por aliviar os sintomas da enxaqueca.)
Isso é notável porque "apenas uma das três pessoas que tomam triptanos, o tratamento padrão para enxaqueca, permanece sem dor por mais de várias horas - e para algumas pessoas, um triptano é inútil", diz Peter Goadsby, MD, Ph.D. , um neurologista da UCLA e um dos principais pesquisadores de enxaqueca do mundo. Além disso, os efeitos colaterais como aperto no peito e tontura não são incomuns. Com Nurtec ODT, alguns pacientes podem retomar as atividades dentro de uma ou duas horas após tomá-lo, e há muito poucos efeitos colaterais (náusea é o mais comum).
Bônus: se você tiver um evento que pode causar uma enxaqueca (como a menstruação) ou algo pelo qual não pode ficar de fora (como férias), você pode usar a droga para evitar um ataque. "Nunca tivemos nada parecido no mundo da enxaqueca, onde você pode usar o mesmo medicamento para tratar e prevenir enxaquecas", disse o Dr. Goadsby. "Isso fará uma grande diferença para os pacientes com enxaqueca que perderam a esperança de que algo os ajude."
Shape Magazine, edição de setembro de 2021