Nexium vs. Prilosec: dois tratamentos para DRGE
Contente
- Por que os PPIs funcionam
- Por que eles são prescritos
- Diferenças
- Eficácia
- O preço do alívio
- Efeitos colaterais
- Avisos e interações
- Fatores de risco
- Interações medicamentosas
- O takeaway
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
Entendendo suas opções
A azia já é bastante difícil. Entender suas escolhas de medicamentos para a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) pode torná-lo ainda mais desafiador.
Dois dos inibidores da bomba de prótons (IBPs) mais comumente prescritos são omeprazol (Prilosec) e esomeprazol (Nexium). Ambos estão agora disponíveis como medicamentos sem receita (OTC).
Dê uma olhada em ambos para ver quais benefícios um medicamento pode oferecer em relação ao outro.
Por que os PPIs funcionam
As bombas de prótons são enzimas encontradas nas células parietais do estômago. Eles produzem ácido clorídrico, o principal ingrediente do ácido gástrico.
Seu corpo precisa de ácido estomacal para digestão. No entanto, quando o músculo entre o estômago e o esôfago não fecha adequadamente, esse ácido pode acabar no esôfago. Isso causa a sensação de queimação no peito e na garganta associada à DRGE.
Também pode causar:
- asma
- tosse
- pneumonia
Os PPIs diminuem a quantidade de ácido produzida pelas bombas de prótons. Eles funcionam melhor quando você os toma de uma hora a 30 minutos antes de uma refeição. Você precisará tomá-los por vários dias antes de fazerem efeito.
Os IBPs estão em uso desde 1981. Eles são considerados o medicamento mais eficaz para reduzir o ácido estomacal.
Por que eles são prescritos
PPIs como Nexium e Prilosec são usados para tratar condições relacionadas ao ácido gástrico, incluindo:
- GERD
- azia
- esofagite, que é inflamação ou erosão do esôfago
- úlceras estomacais e duodenais, que são causadas por Helicobacter pylori (H. pylori) infecção ou medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs)
- Síndrome de Zollinger-Ellison, que é uma doença em que os tumores causam a produção excessiva de ácido estomacal
Diferenças
Omeprazol (Prilosec) e esomeprazol (Nexium) são medicamentos semelhantes. No entanto, existem pequenas diferenças em sua composição química.
O Prilosec contém dois isômeros do medicamento omeprazol, enquanto o Nexium contém apenas um isômero.
Isômero é um termo para uma molécula que inclui os mesmos produtos químicos, mas é organizada de uma maneira diferente.Então, você poderia dizer que omeprazol e esomeprazol são feitos dos mesmos blocos de construção, mas juntos de forma diferente.
Embora as diferenças nos isômeros possam parecer mínimas, elas podem resultar em diferenças no funcionamento das drogas.
Por exemplo, o isômero que está em Nexium é processado mais lentamente do que Prilosec em seu corpo. Isso significa que os níveis do medicamento estão mais elevados na corrente sanguínea e que o esomeprazol pode diminuir a produção de ácido por um longo período de tempo.
Também pode funcionar um pouco mais rápido no tratamento dos seus sintomas em comparação com o omeprazol. O esomeprazol também é decomposto de forma diferente pelo fígado, por isso pode causar menos interações medicamentosas do que o omeprazol.
Eficácia
Alguns estudos indicam que as diferenças entre omeprazol e esomeprazol podem oferecer algumas vantagens para pessoas com certas condições.
Um estudo mais antigo de 2002 descobriu que o esomeprazol forneceu um controle mais eficaz da DRGE do que o omeprazol nas mesmas doses.
De acordo com um estudo posterior em 2009, o esomeprazol ofereceu um alívio mais rápido do que o omeprazol na primeira semana de uso. Após uma semana, o alívio dos sintomas foi semelhante.
No entanto, em um artigo de 2007 na American Family Physician, os médicos questionaram esses e outros estudos sobre PPIs. Eles citaram questões como:
- diferenças na quantidade de ingredientes ativos fornecidos nos estudos
- o tamanho dos estudos
- os métodos clínicos usados para medir a eficácia
Os autores analisaram 41 estudos sobre a eficácia dos PPIs. Eles concluíram que há pouca diferença na eficácia dos PPIs.
Portanto, embora haja alguns dados que sugerem que o esomeprazol é mais eficaz no alívio dos sintomas, a maioria dos especialistas concorda que os PPIs têm efeitos semelhantes em geral.
O American College of Gastroenterology afirma que não há grandes diferenças em quão bem os diferentes PPIs funcionam para o tratamento da DRGE.
O preço do alívio
A maior diferença entre Prilosec e Nexium foi o preço na análise.
Até março de 2014, o Nexium estava disponível apenas com receita médica e a um preço significativamente mais alto. A Nexium agora oferece um produto de venda livre (OTC) que tem um preço competitivo com o Prilosec OTC. No entanto, o omeprazol genérico pode ser menos caro do que o Prilosec OTC.
Tradicionalmente, as seguradoras não cobriam produtos OTC. No entanto, o mercado de PPI levou muitos a revisar sua cobertura de Prilosec OTC e Nexium OTC. Se o seu seguro ainda não cobre os PPIs OTC, uma prescrição de omeprazol ou esomeprazol genérico pode ser sua melhor opção.
“ME MUITO” DROGA?Nexium às vezes é chamado de medicamento "eu também" porque é muito semelhante ao Prilosec, um medicamento existente. Algumas pessoas pensam que as drogas “eu também” são apenas uma forma de as empresas farmacêuticas ganharem dinheiro copiando os medicamentos que já estão disponíveis. Mas outros argumentaram que os medicamentos do tipo "eu também" podem, na verdade, diminuir os custos dos medicamentos, porque estimulam a competição entre as empresas farmacêuticas.
Converse com seu médico ou farmacêutico para decidir qual IBP é melhor para você. Além do custo, considere coisas como:
- efeitos colaterais
- outras condições médicas
- outros medicamentos que você está tomando
Efeitos colaterais
A maioria das pessoas não tem efeitos colaterais dos IBPs. Raramente, as pessoas podem experimentar:
- diarréia
- náusea
- vomitando
- dor de cabeça
Esses efeitos colaterais podem ser mais prováveis com esomeprazol do que com omeprazol.
Também se acredita que ambos os PPIs podem aumentar o risco de:
- fraturas de coluna e punho em mulheres na pós-menopausa, especialmente se os medicamentos forem tomados por um ano ou mais ou em doses mais altas
- inflamação bacteriana do cólon, especialmente após a hospitalização
- pneumonia
- deficiências nutricionais, incluindo deficiências de vitamina B-12 e magnésio
Uma ligação com um possível risco de demência foi relatada em 2016, mas um estudo confirmatório maior em 2017 determinou que não havia risco aumentado de demência com o uso de IBP.
Muitas pessoas experimentam uma produção excessiva de ácido quando param de usar os IBP. No entanto, por que isso acontece não é completamente compreendido.
Para a maioria dos problemas de ácido estomacal, é recomendado que você tome IBPs por não mais que quatro a oito semanas, a menos que seu médico determine que uma terapia de duração mais longa seja necessária.
No final da duração recomendada do tratamento, você deve diminuir gradualmente a medicação. Trabalhe com seu médico para fazer isso.
Avisos e interações
Antes de tomar qualquer um dos medicamentos, converse com seu médico para saber mais sobre os fatores de risco e as interações medicamentosas associadas a eles.
Fatores de risco
- são descendentes de asiáticos, pois seu corpo pode demorar mais para processar PPIs e você pode precisar de uma dosagem diferente
- tem doença hepática
- tiveram baixos níveis de magnésio
- está grávida ou planeja engravidar
- estão amamentando
Interações medicamentosas
Sempre informe o seu médico sobre todos os medicamentos, ervas e vitaminas que você toma. Prilosec e Nexium podem interagir com outros medicamentos que você esteja tomando.
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA emitiu um alerta de que o medicamento do Prilosec reduz a eficácia do diluente clopidogrel (Plavix).
Você não deve tomar os dois medicamentos juntos. Outros PPIs não são incluídos no aviso porque não foram testados para esta ação.
Esses medicamentos não devem ser tomados com Nexium ou Prilosec:
- clopidogrel
- delavirdina
- nelfinavir
- rifampicina
- rilpivirina
- risedronato
- Erva de São João
Outros medicamentos podem interagir com Nexium ou Prilosec, mas ainda podem ser tomados com qualquer um dos medicamentos. Informe o seu médico se você toma algum desses medicamentos para que eles possam avaliar o seu risco:
- anfetamina
- aripiprazol
- atazanavir
- bisfosfonatos
- bosentan
- carvedilol
- cilostazol
- citalopram
- clozapina
- ciclosporina
- dextroanfetamina
- escitalopram
- drogas antifúngicas
- fosfenitoína
- ferro
- hidrocodona
- mesalamina
- metotrexato
- metilfenidato
- fenitoína
- raltegravir
- saquinavir
- tacrolimus
- varfarina ou outros antagonistas da vitamina K
- voriconazol
O takeaway
Geralmente, você pode escolher o PPI que está prontamente disponível e custa menos. Mas tenha em mente que os IBPs tratam apenas os sintomas da DRGE e outros distúrbios. Eles não tratam a causa e são indicados apenas para uso de curto prazo, a menos que seu médico determine o contrário.
Mudanças no estilo de vida devem ser os primeiros passos para controlar a DRGE e a azia. Você pode querer tentar:
- controle de peso
- evitando grandes refeições antes de dormir
- parar ou abster-se de fumar, se você o usa
Com o tempo, a DRGE em longo prazo pode levar ao câncer de esôfago. Embora poucas pessoas com DRGE tenham câncer de esôfago, é importante estar ciente do risco.
Os IBPs têm efeito gradualmente, de modo que podem não ser a resposta para azia ou refluxo ocasional.
Alternativas podem oferecer alívio para uso ocasional, como:
- comprimidos mastigáveis de carbonato de cálcio
- líquidos como hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio (Maalox) ou alumínio / magnésio / simeticona (Mylanta)
- drogas redutoras de ácido como famotidina (Pepcid) ou cimetidina (Tagamet)
Todos estes estão disponíveis como medicamentos OTC.