12 dos melhores alimentos não perecíveis
Contente
- 1. Feijões secos e enlatados
- 2. Manteigas de nozes
- 3. Frutas e vegetais secos
- 4. Conservas de peixe e aves
- 5. Nozes e sementes
- 6. Grãos
- 7. Conservas de legumes e frutas
- 8. Jerky
- 9. Barras de granola e proteínas
- 10. Sopa
- 11. Refeições liofilizadas
- 12. Leite estável e leite não estéril
- A linha inferior
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
Alimentos não perecíveis, como conservas e frutas secas, têm uma vida útil longa e não precisam de refrigeração para evitar que estraguem. Em vez disso, eles podem ser armazenados em temperatura ambiente, como em uma despensa ou armário (1).
Eles não são apenas itens de cozinha comuns, mas também são preferidos por mochileiros e campistas que não podem trazer alimentos perecíveis, como carnes frescas, laticínios e legumes na trilha.
Além disso, os bens não perecíveis são essenciais em situações de emergência e favorecidos por organizações de caridade que alimentam ou dão mantimentos para pessoas que enfrentam falta de moradia ou insegurança alimentar.
Embora alguns itens como macarrão e queijo embalados sejam embalados com conservantes e outros ingredientes prejudiciais, alguns alimentos nutritivos e não perecíveis estão disponíveis.
Aqui estão 12 dos alimentos não perecíveis mais saudáveis.
1. Feijões secos e enlatados
Com uma vida útil longa e alto teor de nutrientes, os grãos secos e enlatados são escolhas inteligentes de alimentos não perecíveis. O feijão enlatado pode ser mantido em temperatura ambiente por 2 a 5 anos, enquanto o feijão seco pode durar 10 anos ou mais, dependendo da embalagem (1).
De fato, um estudo constatou que o feijão armazenado por até 30 anos era considerado comestível por 80% das pessoas em um painel de uso emergencial de alimentos (2).
O feijão é uma excelente fonte de fibras, proteínas vegetais, magnésio, vitaminas do complexo B, manganês, ferro, fósforo, zinco e cobre. Além disso, eles combinam bem com a maioria dos alimentos e fazem adições saudáveis a sopas, pratos de grãos e saladas (3).
2. Manteigas de nozes
Manteigas de nozes são cremosas, densas em nutrientes e deliciosas.
Embora as temperaturas de armazenamento possam afetar o prazo de validade, a manteiga de amendoim comercial permanece por até 9 meses em temperatura ambiente. A manteiga de amendoim natural, que não contém conservantes, dura até 3 meses a 50 ℉ (10 ℃) e apenas 1 mês a 77 ℉ (25 ℃) (4, 5).
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a manteiga de amêndoa permanece por até 1 ano em temperatura ambiente, enquanto a manteiga de caju mantém por até 3 meses (6).
Manteigas de nozes são uma rica fonte de gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas, minerais e compostos vegetais poderosos, incluindo antioxidantes fenólicos, que são compostos que protegem seu corpo contra o estresse oxidativo e danos causados por moléculas instáveis chamadas radicais livres (7).
Frascos de manteiga de amendoim podem ser armazenados em sua despensa, enquanto pacotes menores podem ser levados de mochila ou acampar para um lanche em movimento.
3. Frutas e vegetais secos
Embora a maioria das frutas e legumes frescos tenha um prazo de validade curto, os produtos secos são considerados não perecíveis. Quando armazenadas adequadamente, a maioria das frutas secas pode ser mantida com segurança em temperatura ambiente por até 1 ano, e os vegetais secos podem ser mantidos cerca da metade desse tempo (8, 9, 10).
Você pode escolher entre uma variedade de frutas e legumes secos, incluindo frutas secas, maçãs, tomates e cenouras. Você também pode usar um desidratador ou forno para fazer suas próprias frutas e vegetais secos. Embalagens seladas a vácuo podem ajudar a evitar deterioração.
Frutas e vegetais secos podem ser apreciados como um lanche ou adicionados à mistura de trilhas. Além disso, vegetais secos podem ser reidratados adicionando-os a sopas ou ensopados, se produtos frescos não estiverem disponíveis.
4. Conservas de peixe e aves
Embora o peixe fresco e as aves sejam embalados com nutrientes, eles são altamente perecíveis. Mesmo assim, as variedades enlatadas podem ser mantidas com segurança sem refrigeração por longos períodos - até 5 anos em temperatura ambiente (1).
O atum e outros produtos de frutos do mar também são vendidos em embalagens leves, conhecidas como bolsas de retorta, perfeitas para despensas menores e mochila. Frutos do mar em bolsas de retorta têm prazo de validade de até 18 meses (11).
Frango e outras carnes também podem ser encontrados nas bolsas de réplicas, embora você deva consultar a embalagem para obter informações sobre o prazo de validade.
5. Nozes e sementes
Nozes e sementes são portáteis, densas em nutrientes e estáveis em prateleiras, tornando-os alimentos não perecíveis. Favorecidos por mochileiros e caminhantes por lanches com alto teor calórico, eles também são ótimos para ter em mãos em qualquer situação.
Em média, as nozes duram cerca de 4 meses quando mantidas à temperatura ambiente ou próximas a ela (68 ℉ ou 20 ℃), embora o prazo de validade varie bastante entre as variedades de nozes (12).
Por exemplo, o caju pode ser mantido por 6 meses a 68 ℉ (20 ℃), enquanto os pistácios duram apenas 1 mês na mesma temperatura (12).
As sementes têm prazo de validade comparável. Segundo o USDA, as sementes de abóbora permanecem frescas por 6 meses em temperatura ambiente (13).
6. Grãos
Grãos integrais, como aveia, arroz e cevada, têm uma vida útil muito mais longa do que outras fontes populares, mas perecíveis de carboidratos, como pão, tornando-as uma escolha inteligente para armazenamento de alimentos a longo prazo.
Por exemplo, o arroz integral pode ser mantido a 50–70 ℉ (10–21 ℃) por até 3 meses, enquanto o farro dura até 6 meses em temperatura ambiente (14, 15).
Os grãos podem ser adicionados a sopas, saladas e caçarolas, tornando-os um ingrediente versátil e não perecível. Além disso, a ingestão de grãos integrais pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e certos tipos de câncer (16).
7. Conservas de legumes e frutas
A conserva tem sido usada há muito tempo para prolongar a vida útil de alimentos perecíveis, incluindo frutas e legumes.
O calor usado durante o enlatamento mata microorganismos potencialmente prejudiciais, e o selo característico de alimentos enlatados impede que novas bactérias estragem o conteúdo (1).
O prazo de validade de frutas e legumes enlatados depende do tipo de produto.
Por exemplo, vegetais enlatados com baixo teor de ácido, incluindo batatas, cenouras, beterrabas e espinafres, duram de 2 a 5 anos à temperatura ambiente (1).
Por outro lado, frutas com alto teor de ácido, como toranja, maçã, pêssego, bagas e abacaxi, duram apenas 12 a 18 meses. O mesmo vale para legumes embalados em vinagre, como chucrute, salada de batata alemã e outros legumes em conserva (1).
Ao fazer compras, escolha frutas enlatadas embaladas em água ou suco de frutas 100% em vez de xarope pesado e opte por vegetais enlatados com baixo teor de sódio sempre que possível.
Se você é habilidoso na cozinha, considere enlatar em casa usando frutas e legumes comprados em lojas ou cultivados em jardins. Se você não sabe, pode consultar vários livros ou tutoriais online.
8. Jerky
A preservação da carne é uma prática usada desde a antiguidade para impedir que as fontes de proteínas estraguem. Especificamente, o espasmódico é produzido curando a carne em uma solução salina e depois desidratando-a. Conservantes, aromas e outros aditivos às vezes são usados durante o processamento.
Muitos tipos de carne seca estão disponíveis, incluindo carne, salmão, frango e búfalo. Existem ainda alternativas bruscas à base de plantas feitas de coco, banana e jaca. Dito isto, observe que essas alternativas não são nutricionalmente equivalentes a empurrões à base de carne.
Os espasmódicos comerciais podem ser mantidos em segurança na despensa por até 1 ano, embora o USDA recomende que os espasmódicos caseiros sejam armazenados à temperatura ambiente por um período máximo de 2 meses (17).
Qualquer tipo de carne seca pode ser apreciada com moderação, mas as opções mais saudáveis são aquelas que não contêm adição de açúcar, sabores artificiais ou conservantes.
9. Barras de granola e proteínas
As barras de granola e proteínas são um alimento obrigatório para mochileiros e caminhantes, graças à sua longa vida útil e composição de nutrientes.
Muitas barras de granola permanecem frescas por até 1 ano em temperatura ambiente. Da mesma forma, a maioria das barras de proteínas tem um prazo de validade de pelo menos 1 ano, embora seja melhor verificar o rótulo de produtos individuais para obter informações de validade (18, 19).
Além disso, as barras de granola e proteínas podem ser altamente nutritivas, desde que você escolha os tipos certos. Procure por marcas cheias de ingredientes saudáveis, como aveia, nozes e frutas secas, e que contenham açúcares adicionados mínimos e ingredientes artificiais.
10. Sopa
As sopas enlatadas e secas são uma excelente opção para estocar sua despensa. Eles também são preferidos pelas organizações de doação de alimentos.
A maioria das sopas enlatadas tem baixo teor de ácido e pode durar até 5 anos em temperatura ambiente. A exceção são as variedades à base de tomate, com prazo de validade de cerca de 18 meses (1).
Embora a maioria das misturas de sopas secas deva durar até 1 ano em armazenamento, é melhor verificar os rótulos quanto às datas de validade.
Escolha sopas ricas em ingredientes saudáveis, como legumes e feijão, e selecione produtos com baixo teor de sódio sempre que possível, pois consumir muito sal pode prejudicar sua saúde.
11. Refeições liofilizadas
A liofilização usa a sublimação, um processo no qual o gelo é convertido diretamente em vapor, para remover a água dos alimentos, para que ela dure mais tempo à temperatura ambiente. Refeições liofilizadas são populares entre os mochileiros devido ao seu peso leve e portabilidade (11).
Os alimentos liofilizados e as refeições liofilizadas prontas para o consumo são feitas para armazenamento a longo prazo - com alguns produtos com garantia de sabor de 30 anos (20).
Muitas empresas, incluindo Wild Zora e AlpineAire, fazem refeições deliciosas e liofilizadas que não são apenas saudáveis, mas também acomodam padrões alimentares específicos.
12. Leite estável e leite não estéril
Embora o leite fresco e algumas alternativas não-lácteas, como os leites de amêndoa e coco, devam ser refrigerados, o leite estável em prateleira e muitos leites não-lácteos são feitos para manter a temperatura ambiente.
O leite estável ou asséptico nas prateleiras é processado e embalado de maneira diferente do leite comum, porque é aquecido a temperaturas mais altas e embalado em recipientes estéreis (21).
Um estudo constatou que o leite estável em prateleira tinha um prazo de validade de até 9 meses, quando mantido a 40-68 ℉ (4-20 ℃) (21).
Bebidas à base de plantas, como leite de soja, embalado em materiais flexíveis, incluindo plástico, papel e alumínio, duram de maneira semelhante até 10 meses, enquanto o leite de coco em conserva permanece por até 5 anos em temperatura ambiente (1, 22).
Leites de prateleira estáveis e à base de plantas podem ser usados quando a refrigeração não está disponível. O leite em pó é uma boa alternativa, com prazo de validade estimado de 3 a 5 anos, quando mantido em local fresco e escuro. Pode ser reconstituído com água limpa em pequenas porções, conforme necessário (23).
A linha inferior
Alimentos não perecíveis duram muito tempo sem estragar e são necessários para inúmeras situações.
Se você deseja doar itens para organizações de caridade, preparar-se para emergências em potencial, comprar produtos adequados para mochilas ou apenas abastecer sua despensa, você pode escolher entre uma abundância de alimentos saudáveis que não precisam de refrigeração.