Definições de termos de saúde: nutrição
Contente
- Aminoácidos
- Glicose no sangue
- Calorias
- Carboidratos
- Colesterol
- Desidratação
- Dieta
- Suplementos Alimentares
- Digestão
- Eletrólitos
- Enzimas
- Ácido graxo
- Fibra
- Glúten
- Índice glicêmico
- HDL
- LDL
- Metabolismo
- Gordura monoinsaturada
- Nutriente
- Nutrição
- Gordura poliinsaturada
- Proteína
- Gordura saturada
- Sódio
- Açúcar
- Gordura total
- Gordura trans
- Triglicerídeos
- Ingestão de água
Nutrição é ter uma dieta saudável e balanceada. Alimentos e bebidas fornecem a energia e os nutrientes de que você precisa para ser saudável. Compreender esses termos nutricionais pode tornar mais fácil para você fazer melhores escolhas alimentares.
Encontre mais definições em Fitness | Saúde geral | Minerais | Nutrição | Vitaminas
Aminoácidos
Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas. O corpo produz muitos aminoácidos e outros vêm dos alimentos. O corpo absorve aminoácidos através do intestino delgado para o sangue. Então, o sangue os carrega por todo o corpo.
Fonte: NIH MedlinePlus
Glicose no sangue
A glicose - também chamada de açúcar no sangue - é o principal açúcar encontrado no sangue e a principal fonte de energia do corpo.
Fonte: NIH MedlinePlus
Calorias
Uma unidade de energia na comida. Carboidratos, gorduras, proteínas e álcool nos alimentos e bebidas que comemos fornecem energia alimentar ou "calorias".
Fonte: Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais
Carboidratos
Os carboidratos são um dos principais tipos de nutrientes. Seu sistema digestivo transforma os carboidratos em glicose (açúcar no sangue). Seu corpo usa esse açúcar como energia para suas células, tecidos e órgãos. Ele armazena qualquer açúcar extra no fígado e nos músculos para quando for necessário. Existem dois tipos de carboidratos: simples e complexos. Os carboidratos simples incluem açúcares naturais e adicionados. Os carboidratos complexos incluem pães integrais e cereais, vegetais ricos em amido e leguminosas.
Fonte: NIH MedlinePlus
Colesterol
O colesterol é uma substância cerosa semelhante à gordura encontrada em todas as células do corpo. Seu corpo precisa de um pouco de colesterol para produzir hormônios, vitamina D e substâncias que ajudam a digerir os alimentos. Seu corpo produz todo o colesterol de que necessita. No entanto, o colesterol também é encontrado em alguns alimentos que você ingere. Níveis elevados de colesterol no sangue podem aumentar o risco de doenças cardíacas.
Fonte: Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue
Desidratação
A desidratação é uma condição que ocorre quando você não ingere líquidos suficientes para repor os que perde. Você pode perder líquidos ao urinar, suar, diarréia ou vômito frequentes. Quando você está desidratado, seu corpo não tem líquido e eletrólitos suficientes para funcionar corretamente.
Fonte: NIH MedlinePlus
Dieta
Sua dieta é composta do que você come e bebe. Existem muitos tipos diferentes de dietas, como dietas vegetarianas, dietas para perda de peso e dietas para pessoas com certos problemas de saúde.
Fonte: NIH MedlinePlus
Suplementos Alimentares
Um suplemento dietético é um produto que você toma para complementar sua dieta. Ele contém um ou mais ingredientes dietéticos (incluindo vitaminas; minerais; ervas ou outros vegetais; aminoácidos e outras substâncias). Os suplementos não precisam passar pelos testes que os medicamentos fazem para eficácia e segurança.
Fonte: National Institutes of Health, Office of Dietary Supplements
Digestão
A digestão é o processo que o corpo usa para quebrar os alimentos em nutrientes. O corpo usa os nutrientes para energia, crescimento e reparo celular.
Fonte: Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais
Eletrólitos
Eletrólitos são minerais nos fluidos corporais. Eles incluem sódio, potássio, magnésio e cloreto. Quando você está desidratado, seu corpo não tem líquido e eletrólitos suficientes.
Fonte: NIH MedlinePlus
Enzimas
As enzimas são substâncias que aceleram as reações químicas no corpo.
Fonte: Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais
Ácido graxo
O ácido graxo é o principal componente das gorduras, usado pelo corpo para o desenvolvimento de energia e tecidos.
Fonte: Instituto Nacional do Câncer
Fibra
A fibra é uma substância nas plantas. A fibra dietética é o tipo que você come. É um tipo de carboidrato. Você também pode vê-lo listado no rótulo de um alimento como fibra solúvel ou fibra insolúvel. Ambos os tipos têm benefícios importantes para a saúde. A fibra faz com que você se sinta satisfeito mais rápido e fique satisfeito por mais tempo. Isso pode ajudá-lo a controlar seu peso. Ajuda a digestão e ajuda a prevenir a constipação.
Fonte: NIH MedlinePlus
Glúten
O glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada. Também pode estar presente em produtos como suplementos vitamínicos e nutrientes, protetores labiais e certos medicamentos.
Fonte: Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais
Índice glicêmico
O índice glicêmico (IG) mede como um alimento contendo carboidratos aumenta o açúcar no sangue.
Fonte: NIH MedlinePlus
HDL
HDL significa lipoproteínas de alta densidade. Também é conhecido como colesterol “bom”. HDL é um dos dois tipos de lipoproteínas que transportam o colesterol por todo o corpo. Ele carrega o colesterol de outras partes do corpo de volta para o fígado. O fígado remove o colesterol do corpo.
Fonte: Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue
LDL
LDL significa lipoproteínas de baixa densidade. Também é conhecido como colesterol “ruim”. O LDL é um dos dois tipos de lipoproteínas que transportam o colesterol por todo o corpo. Um nível alto de LDL leva ao acúmulo de colesterol nas artérias.
Fonte: Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue
Metabolismo
Metabolismo é o processo que seu corpo usa para obter ou produzir energia dos alimentos que você ingere.
Fonte: NIH MedlinePlus
Gordura monoinsaturada
A gordura monoinsaturada é um tipo de gordura encontrada em abacates, óleo de canola, nozes, azeitonas e azeite de oliva e sementes. Comer alimentos que contenham mais gordura monoinsaturada (ou "gordura saudável") em vez de gordura saturada (como manteiga) pode ajudar a diminuir o colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas. No entanto, a gordura monoinsaturada tem o mesmo número de calorias que outros tipos de gordura e pode contribuir para o ganho de peso se você comer muito.
Fonte: Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais
Nutriente
Nutrientes são compostos químicos dos alimentos usados pelo corpo para funcionar adequadamente e manter a saúde. Os exemplos incluem proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais.
Fonte: National Institutes of Health, Office of Dietary Supplements
Nutrição
Este campo de estudo concentra-se em alimentos e substâncias presentes em alimentos que ajudam os animais (e as plantas) a crescer e a se manter saudáveis. A ciência da nutrição também inclui comportamentos e fatores sociais relacionados às escolhas alimentares. Os alimentos que comemos fornecem energia (calorias) e nutrientes como proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais e água. Comer alimentos saudáveis nas quantidades certas fornece energia ao corpo para realizar as atividades diárias, ajuda a manter um peso corporal saudável e pode reduzir o risco de certas doenças, como diabetes e doenças cardíacas.
Fonte: National Institutes of Health, Office of Dietary Supplements
Gordura poliinsaturada
A gordura poliinsaturada é um tipo de gordura que é líquida à temperatura ambiente. Existem dois tipos de ácidos graxos poliinsaturados (PUFAs): ômega-6 e ômega-3. Os ácidos graxos ômega-6 são encontrados em óleos vegetais líquidos, como óleo de milho, óleo de cártamo e óleo de soja. Os ácidos graxos ômega-3 vêm de fontes vegetais - incluindo óleo de canola, linhaça, óleo de soja e nozes - e de peixes e crustáceos.
Fonte: Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais
Proteína
A proteína está em todas as células vivas do corpo. Seu corpo precisa de proteínas dos alimentos que você ingere para construir e manter ossos, músculos e pele. Você obtém proteínas em sua dieta de carne, laticínios, nozes e certos grãos e feijões. As proteínas da carne e de outros produtos animais são proteínas completas. Isso significa que eles fornecem todos os aminoácidos que o corpo não consegue produzir por conta própria. As proteínas vegetais estão incompletas. Você deve combinar diferentes tipos de proteínas vegetais para obter todos os aminoácidos de que seu corpo necessita. Você precisa comer proteína todos os dias, porque seu corpo não a armazena da maneira como armazena gorduras ou carboidratos.
Fonte: NIH MedlinePlus
Gordura saturada
A gordura saturada é um tipo de gordura sólida à temperatura ambiente. A gordura saturada é encontrada em produtos lácteos integrais (como manteiga, queijo, creme, sorvete normal e leite integral), óleo de coco, banha, óleo de palma, carnes prontas para comer e pele e gordura de frango e peru, entre outros alimentos. As gorduras saturadas têm o mesmo número de calorias que outros tipos de gordura e podem contribuir para o ganho de peso se ingeridas em excesso. Comer uma dieta rica em gordura saturada também aumenta o colesterol no sangue e o risco de doenças cardíacas.
Fonte: Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais
Sódio
O sal de cozinha é composto pelos elementos sódio e cloro - o nome técnico do sal é cloreto de sódio. Seu corpo precisa de um pouco de sódio para funcionar corretamente. Ajuda no funcionamento dos nervos e músculos. Também ajuda a manter o equilíbrio certo de fluidos em seu corpo.
Fonte: NIH MedlinePlus
Açúcar
Os açúcares são um tipo de carboidrato simples. Eles têm um sabor doce. Os açúcares podem ser encontrados naturalmente em frutas, vegetais, leite e produtos lácteos. Eles também são adicionados a muitos alimentos e bebidas durante o preparo ou processamento. Os tipos de açúcar incluem glicose, frutose e sacarose. Seu sistema digestivo quebra o açúcar em glicose. Suas células usam a glicose como energia.
Fonte: NIH MedlinePlus
Gordura total
A gordura é um tipo de nutriente. Você precisa de uma certa quantidade de gordura em sua dieta para se manter saudável, mas não muito. As gorduras fornecem energia e ajudam o corpo a absorver vitaminas. A gordura dietética também desempenha um papel importante nos níveis de colesterol. Nem todas as gorduras são iguais. Você deve tentar evitar gorduras saturadas e gorduras trans.
Fonte: NIH MedlinePlus
Gordura trans
A gordura trans é um tipo de gordura criada quando os óleos líquidos são transformados em gorduras sólidas, como gordura vegetal e algumas margarinas. Faz com que durem mais tempo sem estragar. Também pode ser encontrado em biscoitos, biscoitos e salgadinhos. A gordura trans aumenta o colesterol LDL (mau) e diminui o colesterol HDL (bom).
Fonte: NIH MedlinePlus
Triglicerídeos
Os triglicerídeos são um tipo de gordura encontrada no sangue. O excesso desse tipo de gordura pode aumentar o risco de doença arterial coronariana, especialmente em mulheres.
Fonte: Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue
Ingestão de água
Todos nós precisamos beber água. O quanto você precisa depende do seu tamanho, nível de atividade e do clima onde você mora. Manter o controle de sua ingestão de água ajuda a garantir que você obtenha o suficiente. Sua ingestão inclui os líquidos que você bebe e os que obtém dos alimentos.
Fonte: NIH MedlinePlus