As pessoas mais velhas realmente cheiram diferente?
Contente
- Diferentes idades, diferentes cheiros
- Produtos químicos quebram com a idade
- Provavelmente existe uma razão por trás do cheiro
- Alterações no odor corporal são perfeitamente normais
- A linha inferior
Diferentes idades, diferentes cheiros
O odor do seu corpo pode mudar ao longo da sua vida. Pense em um bebê recém-nascido - eles têm esse aroma distinto e fresco. Agora, pense em um adolescente. Eles também têm um perfume distinto muito diferente do de um bebê.
Os adultos mais velhos não são diferentes. Muitos descrevem seu perfume como sendo levemente doce e mofado. E, apesar do que a cultura popular possa tentar dizer, um estudo de 2012 sugere que a maioria das pessoas geralmente não se importa com esse cheiro.
Os autores do estudo acreditam que as pessoas tendem a achar o perfume mais desagradável quando sabem que é proveniente de uma pessoa mais velha. Isso sugere que provavelmente há alguma discriminação de idade em jogo na forma como as pessoas percebem o odor corporal.
Mas o que faz com que o odor do corpo mude com a idade e por que isso acontece?
Produtos químicos quebram com a idade
Ao contrário dos estereótipos prejudiciais dos idosos, as mudanças relacionadas ao envelhecimento no odor corporal provavelmente não têm nada a ver com a higiene pessoal. Em vez disso, os especialistas acham que é o resultado de compostos odoríferos e bactérias interagindo na pele. O principal composto odor em jogo é chamado 2-nonenal.
Quando certos produtos químicos se decompõem no corpo com a idade, o 2-nonenal é um dos subprodutos. A quebra dos ácidos graxos ômega-7 insaturados pode ser a maior fonte de 2-nonenal.
Especialistas detectaram apenas 2-nonenal em pessoas com mais de 40 anos. Os níveis parecem aumentar apenas com a idade. Embora fatores ambientais e de estilo de vida também possam influenciar o odor corporal, o 2-noneal parece ser responsável pelo odor distinto e levemente a mofo associado às pessoas mais velhas.
Lembre-se de que os especialistas ainda estão tentando entender completamente como o odor corporal muda com a idade. Embora o 2-noneal pareça uma causa provável, ainda existe a chance de ele não desempenhar um papel importante.
Em vez disso, pode ser apenas o resultado de interações entre secreções das glândulas da pele e bactérias que vivem na sua pele. O tipo de bactéria que vive na pele é diferente em vários estágios da vida. Da mesma forma, os produtos químicos e compostos em seu corpo também podem mudar com o tempo.
Provavelmente existe uma razão por trás do cheiro
Embora o 2-nonenal seja provavelmente responsável por como o odor corporal muda com a idade, ainda não está claro por que essa alteração ocorre. Mas os especialistas acreditam que a evolução faz parte do cenário.
Lembre-se, não são apenas os idosos que têm um cheiro distinto. Bebês, adolescentes, adultos jovens e adultos de meia-idade tendem a ter odores corporais ligeiramente diferentes. Especialistas acreditam que esses aromas específicos ajudam a manter a espécie humana viva e bem.
Por exemplo, esse cheiro fresco de bebê pode ser mais atraente para as mães, o que ajuda na ligação. Nos adultos, o odor corporal pode ajudar a sinalizar a fertilidade ou a saúde de alguém para encontrar um parceiro ideal.
Alterações no odor corporal são perfeitamente normais
Desde a descoberta do 2-noneal, várias empresas começaram a desenvolver produtos de cuidados pessoais projetados para mascarar o cheiro das pessoas idosas, principalmente no Japão. Mas não há evidências de que esses produtos façam algo para atingir 2-nonenal.
Além disso, há evidências de que as pessoas geralmente não se importam com o cheiro associado às pessoas mais velhas. De fato, o estudo de 2012 descobriu que os participantes classificaram os odores de indivíduos mais velhos como menos desagradáveis e menos intensos do que os de alguns grupos mais jovens.
Para o estudo, 44 homens e mulheres foram divididos em três categorias etárias diferentes: 20 a 30, 45 a 55 e 75 a 90. Eles foram convidados a dormir em uma camisa especialmente equipada com almofadas nas axilas que pudessem absorver o odor por cinco dias consecutivos .
Os participantes também foram convidados a evitar alimentos que pudessem interferir no cheiro natural da urina durante o teste de sono. Estes incluíam alimentos contendo muitas especiarias.
No final dos cinco dias, as almofadas nas axilas foram coletadas e cortadas em quartos. Cada peça foi colocada em uma jarra de vidro. Os autores do estudo pediram que as pessoas cheirassem a jarra e adivinhassem a idade e o sexo da pessoa.
Os testadores tiveram dificuldade em detectar diferenças de odor entre jovens e pessoas de meia idade - cheiravam muito semelhantes. Eles tiveram mais facilidade em identificar amostras do grupo mais antigo do estudo.
Esses resultados sugerem que os idosos têm um cheiro muito distinto, mas não é necessariamente desagradável ou intenso.
Se você está preocupado com as alterações relacionadas à idade no seu odor corporal, não precisa comprar produtos especialmente formulados para segmentar o 2-noneal. Qualquer produto perfumado que você goste ajudará a mascarar o cheiro.
Como alternativa, considere usar seu novo perfume como um distintivo de honra. As chances são de que a maioria das pessoas nem percebe. E se o fizerem, provavelmente não terão nenhum problema com isso.
A linha inferior
O odor corporal muda naturalmente com a idade. Para pessoas mais velhas, essa mudança no olfato é provavelmente devida a um aumento nos níveis de um composto chamado 2-nonenal.
Independentemente da causa, não há motivos para fugir dessas alterações. Pesquisas sugerem que, embora as pessoas reconheçam os adultos mais velhos com um cheiro diferente, elas não necessariamente o consideram um cheiro desagradável.