Organizar meu apartamento salvou minha sanidade durante a pandemia de Coronavirus
Contente
As coisas nunca foram tão tumultuadas como em todo o ano de 2020, quando aparentemente tudo decidiu bater no ventilador de uma vez. Eu prospero quando tenho controle sobre meu tempo, minha agenda social, o controle remoto ... você escolhe. E de repente estou trabalhando, morando e dormindo em meu minúsculo apartamento enquanto o mundo lá fora está decididamente um caos. Desnecessário dizer que tem sido um pesadelo para um maníaco por controle como eu.
Alguns dias são melhores que outros. Adoro trabalhar em casa com o meu cachorrinho Bruxelas Griffon aninhado ao meu lado. Mas outros dias são difíceis, e minha ansiedade é ampliada pelo bombardeio constante de notícias ruins e, em seguida, piores e de não poder ver minha família. E quando meu estado mental fica um pouco fora do centro, o mesmo acontece com meu entorno. Basicamente, minha desorganização mental geralmente se manifesta fisicamente na forma de desordem ... em todos os lugares.
Qualquer pessoa que entrar no meu apartamento será capaz de dizer o que está acontecendo na minha cabeça. Pratos feitos? Contadores limpos? As coisas estão boas. Eu terminei meu trabalho a tempo, fiz uma boa refeição e ainda tive tempo de assistir o último episódio de qualquer reality show que esteja ao ar enquanto limpava a cozinha durante os comerciais.
Mas quando não é um dia tão bom, meu apartamento parece o que minha mãe chama de "área de desastre". Não é sujo, per se, mas nada é particularmente arrumado. Talvez a correspondência não aberta esteja empilhada em algum lugar e todos os meus sapatos estejam espalhados no chão, em vez de cuidadosamente guardados. Parece que cada dia passado em isolamento social distanciado abre a possibilidade de mais confusão induzida pela ansiedade.
“Quando as pessoas sentem ansiedade, seu sistema nervoso está em um estado aguçado”, explica Kate Balestrieri, Psy.D., CSAT-S, uma psicóloga clínica e forense licenciada. “Isso significa que você pode se sentir mais preocupado internamente com pensamentos que podem ser obsessivos ou ruminativos. E quando for este o caso, as tarefas domésticas ou de higiene podem ficar no esquecimento. ”
Essa última parte não poderia ser mais verdadeira para mim, e embora seja totalmente normal deixar o chão não varrer (certamente há peixes maiores para fritar agora), uma vez que chega a um certo nível de sujeira, na verdade causa ainda mais ansiedade. “Para pessoas organizadas, um espaço de vida desorganizado pode adicionar uma camada extra de opressão a uma mente que já está se sentindo ansiosa”, explica Balestrieri. “Um dos elementos mais importantes para a ansiedade é sentir-se impotente, desamparado, vulnerável ou fora de controle.” (Relacionado: Como a limpeza e a organização podem melhorar sua saúde física e mental)
A solução (pelo menos para mim) foi sair da minha própria cabeça e agir para que eu pudesse não apenas me sentir melhor, mas recuperar um pequeno senso de controle - algo que todo mundo precisa ainda mais agora.
Comecei com meu armário. Eu deixei transbordar, e agora era uma fonte constante de ansiedade que eu tentava ignorar cada vez que tinha que enfiar as coisas. Eu planejava começar a organizar meu armário em um fim de semana, quando eu soubesse que meu namorado estaria fora de casa a casa, para que eu pudesse ter algum tempo sozinho com a tarefa em mãos.
Meu primeiro passo: peguei uma Marie Kondo, tirei tudo do meu armário e coloquei na cama. O estresse de apenas ver tudo espalhado foi quase demais no início, mas não havia como voltar agora. Eu joguei a primeira temporada de As verdadeiras donas de casa da cidade de Nova York no fundo para me ajudar a relaxar, depois separei minhas roupas em três pilhas: guarde, doe e experimente - seguindo as etapas organizacionais da especialista da estilista Anna DeSouza.
Quanto maior ficava a pilha de doações, melhor eu me sentia. Tendo usado principalmente moletons e leggings este ano, fiz uma pausa, me perguntando se algum dia teria a chance de usar jeans ou um vestido novamente. Não deixei os pensamentos negativos espiralarem, então tomei minhas decisões e continuei.
Cada peça que decidi guardar voltou para o meu armário com cuidado e classificada por categoria - algo que também comprei na DeSouza. Passei para minha cômoda e as caixas de armazenamento debaixo da minha cama que estavam transbordando de sapatos. Antes que eu percebesse, eu estava na cozinha limpando os armários e jogando enlatados e temperos vencidos.
Ao longo da próxima semana ou assim, a estante em meu hall de entrada, meu armário de remédios ... cada espaço de armazenamento desordenado e negligenciado foi arrumado, e um pouco do peso do estresse que eu carregava começou a desaparecer. (Relacionado: Khloé Kardashian reorganizou seu refrigerador e é o material dos sonhos do Tipo A)
Agora, o espaço onde acordo, como, trabalho, faço exercício, socializo, e dormir - minha pequena bolha onde meu namorado, cachorro e eu agora passamos quase todos os momentos está de repente de volta ao meu controle. Eu posso respirar mais fácil. O pavor existencial ainda aparece de vez em quando (ei, ainda estamos em um ano de eleições e uma pandemia), mas não tenho moletons caindo de cima da minha cabeça toda vez que abro meu armário, então isso é um vencer! No final das contas, tenho menos pequenas coisas e, portanto, poucas coisas para me estressar, mesmo que ainda sinta que não tenho muito controle sobre o que acontece fora da porta do meu apartamento.