O Oscillococcinum funciona para a gripe? Uma revisão objetiva
Contente
- O que é Oscillococcinum?
- É Altamente Diluído
- Bactérias não causam gripe
- É necessária mais pesquisa sobre sua eficácia
- Pode ter um efeito placebo
- É seguro com risco mínimo de efeitos colaterais
- The Bottom Line
Nos últimos anos, o Oscillococcinum garantiu um lugar como um dos melhores suplementos sem prescrição usados para tratar e reduzir os sintomas da gripe.
No entanto, sua eficácia tem sido questionada por pesquisadores e profissionais de saúde.
Este artigo informa se Oscillococcinum pode realmente tratar a gripe.
O que é Oscillococcinum?
Oscillococcinum é uma preparação homeopática normalmente usada para aliviar os sintomas da gripe.
Foi criado na década de 1920 pelo médico francês Joseph Roy, que acreditava ter descoberto um tipo de bactéria “oscilante” em pessoas com gripe espanhola.
Ele também afirmou ter observado a mesma cepa de bactéria no sangue de pessoas com outras doenças, incluindo câncer, herpes, catapora e tuberculose.
Oscillococcinum foi formulado com um ingrediente ativo extraído do coração e do fígado de um determinado tipo de pato e que foi diluído várias vezes.
Acredita-se que a preparação contenha compostos específicos que podem ajudar a combater os sintomas da gripe. No entanto, como isso funciona ainda não está claro.
Embora a eficácia do Oscillococcinum permaneça altamente controversa, é amplamente utilizado em todo o mundo como um remédio natural para tratar sintomas semelhantes aos da gripe, como dores no corpo, dor de cabeça, calafrios, febre e fadiga (1).
ResumoOscillococcinum é um preparado homeopático feito de um ingrediente extraído do coração e do fígado de um determinado tipo de pato. Acredita-se que ajude a tratar os sintomas da gripe.
É Altamente Diluído
Uma das principais preocupações em torno do Oscillococcinum é a maneira como é produzido.
A preparação é diluída a 200 ° C, medida comumente usada em homeopatia.
Isso significa que a mistura é diluída com uma parte de órgão de pato para 100 partes de água.
O processo de diluição é então repetido 200 vezes até que quase não haja um traço do ingrediente ativo remanescente no produto final.
Acredita-se que a diluição em homeopatia aumenta a potência de uma preparação ().
Infelizmente, as pesquisas ainda são limitadas sobre a eficácia dessas substâncias ultra-diluídas e se elas têm algum benefício para a saúde (,).
ResumoOscillococcinum é altamente diluído até que quase não haja um traço do ingrediente ativo remanescente no produto final.
Bactérias não causam gripe
Outro problema com o Oscillococcinum é que ele foi criado com base na crença de que uma cepa específica de bactéria causa a gripe.
Esta cepa também foi supostamente identificada no coração e no fígado de uma espécie de pato, e é por isso que são usados na formulação do Oscillococcinum.
O médico responsável pela criação do Oscillococcinum também acreditava que esse tipo de bactéria poderia ser benéfico no tratamento de muitas outras doenças, incluindo câncer, herpes, sarampo e varicela.
No entanto, os cientistas agora estão cientes de que a gripe é causada por um vírus e não por uma bactéria ().
Além disso, nenhuma das outras condições que se acredita serem tratadas pelo Oscillococcinum é causada por cepas bacterianas.
Por este motivo, não está claro o quão eficaz Oscillococcinum pode ser, dado o fato de que é baseado em teorias que já foram provadas falsas.
ResumoO Oscillococcinum foi criado com base na ideia de que uma determinada cepa de bactéria causa a gripe. No entanto, sabe-se hoje que infecções virais, em vez de bactérias, causam a gripe.
É necessária mais pesquisa sobre sua eficácia
Estudos sobre a eficácia do Oscillococcinum apresentaram resultados mistos.
Por exemplo, um estudo em 455 pessoas mostrou que Oscillococcinum foi capaz de reduzir a frequência de infecções do trato respiratório ().
No entanto, outra pesquisa descobriu que pode não ser particularmente eficaz, especialmente quando se trata de tratar a gripe.
Uma revisão de seis estudos não relatou nenhuma diferença significativa entre Oscillococcinum e um placebo na prevenção da gripe ().
Outra revisão de sete estudos teve resultados semelhantes e mostrou que o Oscillococcinum foi ineficaz na prevenção da gripe.
Os resultados sugeriram que o Oscillococcinum foi capaz de diminuir a duração da influenza, mas apenas em menos de sete horas, em média ().
As pesquisas sobre os efeitos dessa preparação homeopática ainda são limitadas e a maioria dos estudos é considerada de baixa qualidade com alto risco de viés.
Estudos de alta qualidade com um grande tamanho de amostra são necessários para determinar como o Oscillococcinum pode afetar os sintomas da gripe.
ResumoUm estudo descobriu que o Oscillococcinum foi capaz de reduzir a frequência de infecções do trato respiratório, mas revisões abrangentes mostram benefício mínimo no tratamento da gripe.
Pode ter um efeito placebo
Embora as pesquisas sobre a eficácia do Oscillococcinum tenham apresentado resultados mistos, alguns estudos sugerem que ele pode fornecer um efeito placebo.
Por exemplo, em uma revisão de sete estudos, nenhuma evidência foi encontrada para sugerir que o Oscillococcinum pudesse prevenir ou tratar a gripe com eficácia.
No entanto, os pesquisadores notaram que as pessoas que tomavam Oscillococcinum tinham maior probabilidade de achar o tratamento eficaz ().
Outra pesquisa sugere que muitos dos benefícios associados às preparações homeopáticas como Oscillococcinum podem ser atribuídos a um efeito placebo, e não à própria medicação ().
Mas por causa dos resultados conflitantes sobre a eficácia do Oscillococcinum, mais pesquisas são necessárias para determinar se ele pode ter um efeito placebo.
ResumoAlgumas pesquisas sugerem que Oscillococcinum e outras preparações homeopáticas podem ter um efeito placebo.
É seguro com risco mínimo de efeitos colaterais
Embora ainda não esteja claro se o Oscillococcinum pode ajudar a aliviar os sintomas da gripe, estudos confirmaram que é geralmente seguro e pode ser usado com risco mínimo de efeitos colaterais.
Na verdade, de acordo com uma revisão, Oscillococcinum está no mercado há mais de 80 anos e tem um excelente perfil de segurança devido à falta de efeitos adversos à saúde relatados ().
Houve alguns relatos de pacientes que apresentaram angioedema, um tipo de inchaço grave, após tomar Oscillococcinum. No entanto, não está claro se a preparação causou isso ou se outros fatores podem estar envolvidos ().
Além disso, lembre-se de que Oscillococcinum é vendido como um suplemento dietético em vez de um medicamento em muitas áreas, incluindo os EUA.
Portanto, não é regulamentado pelo FDA e não segue os mesmos padrões que os medicamentos convencionais em termos de segurança, qualidade e eficácia.
ResumoOscilococcinum geralmente é considerado seguro e foi associado a muito poucos efeitos adversos. No entanto, é vendido como um suplemento dietético na maioria dos lugares, que não são tão regulamentados como outras drogas.
The Bottom Line
Oscillococcinum é uma preparação homeopática usada para tratar os sintomas da gripe.
Devido à ciência questionável por trás do produto e à falta de pesquisas de alta qualidade, sua eficácia permanece controversa.
Pode oferecer um efeito placebo em vez de verdadeiras propriedades medicinais.
No entanto, é considerado seguro com efeitos colaterais mínimos.
Se achar que funciona para você, você pode tomar Oscillococcinum com segurança quando a gripe o atacar.