Como os vapores de tinta afetam sua saúde e como impedir a exposição
Contente
- Sobre pintura interna
- Compostos orgânicos voláteis (COV)
- E a tinta à base de chumbo?
- Exposição a vapores de tinta: Quais são os riscos?
- Tintas e alergias
- Riscos de gravidez
- Como minimizar a exposição a vapores de tinta
- Como tratar a exposição a vapores de tinta e outros riscos de tinta
- Fumos de tinta à base de solvente ligados ao MS
- Leve embora
Talvez você não seja louco pela cor da cozinha em sua nova casa. Ou talvez você esteja preparando um berçário para uma nova chegada. Independentemente da ocasião, a pintura é algo que muitos de nós fazemos como um projeto de melhoramento da casa.
Mas quão segura é a tinta interna? E o que pode acontecer se você inalar fumaça de tinta? Continue lendo enquanto respondemos a essas perguntas e mais abaixo.
Sobre pintura interna
No nível mais básico, a tinta é um pigmento dissolvido em um líquido chamado solvente. Em seguida, pode ser aplicado em paredes ou outras superfícies. Além desses dois ingredientes, outros ingredientes ou aditivos estão frequentemente presentes.
Existem dois tipos diferentes de tinta para interiores:
- Látex, ou tintas à base de água, contêm água como líquido primário, embora alguns outros solventes também possam ser incluídos.
- Alkyd, ou tintas à base de óleo, use outros solventes que não a água, como solventes orgânicos.
Compostos orgânicos voláteis (COV)
A maioria das tintas possui algum nível de COV. Os COV são liberados no ar como gases de sólidos ou líquidos que contêm produtos químicos orgânicos, como tintas e vernizes.
Alguns exemplos de COV incluem:
- tolueno
- xileno
- acetona
- formaldeído
- benzeno
Às vezes, a exposição aos COV pode levar a efeitos na saúde a curto ou longo prazo.
Idealmente, você deve limitar o uso de produtos que geram VOCs e tomar medidas de segurança ao usá-los.
Produtos de tinta com baixo VOC e sem VOC estão disponíveis para compra. Ao comprar tinta, verifique as etiquetas para ter uma idéia dos níveis de VOC de um produto.
E a tinta à base de chumbo?
Você pode ter ouvido falar sobre tinta à base de chumbo. O chumbo é um metal que pode ser muito tóxico e causar uma variedade de problemas de saúde.
Casas construídas antes de 1978 podem conter tinta à base de chumbo. As pessoas que moram em um prédio com tinta à base de chumbo precisam tomar precauções extras ao realizar projetos de melhoramento da casa que possam expô-las à pintura descascada ou lascada.
Exposição a vapores de tinta: Quais são os riscos?
Os vapores da tinta são prejudiciais? Eles podem te deixar doente?
As tintas podem causar irritação se entrarem em contato com a pele. Eles também podem ser potencialmente prejudiciais quando ingeridos, principalmente tintas à base de óleo.
Além disso, a fumaça desses tipos de tintas pode irritar os olhos, nariz ou garganta. A irritação deve desaparecer quando você sai para o ar fresco.
Os efeitos colaterais de curto prazo da inalação de COV podem incluir:
- irritação dos olhos, nariz ou garganta
- dor de cabeça
- tonturas ou tonturas
- náusea
- Problemas respiratórios
A exposição a altas concentrações de COV por períodos prolongados pode causar danos a longo prazo a certos sistemas do corpo, incluindo:
- sistema nervoso
- fígado
- rins
De um modo geral, as tintas à base de água emitem níveis mais baixos de vapores químicos e COV.
Tintas e alergias
A exposição a tintas ou seus vapores pode levar a uma reação alérgica?
A exposição a substâncias irritantes do ambiente, como vapores fortes de tinta, certamente pode desencadear condições como a asma. Curiosamente, as tintas de látex não contêm látex de borracha natural e não afetam pessoas com alergias ao látex.
Um estudo publicado em 2010 investigou os níveis de COV nos quartos das crianças. Eles descobriram que níveis mais altos de um tipo específico de COV chamado propilenoglicol e éteres de glicol levaram a uma maior probabilidade de condições, como asma, eczema e rinite.
Riscos de gravidez
E se você estiver grávida? A exposição a vapores de tinta afeta o bebê ainda não nascido?
De um modo geral, o risco associado às tintas domésticas é baixo, embora o risco de danos possa ser maior quando se trabalha com tintas que contêm solventes que não a água.
Aqui estão alguns fatos sobre vapores de tinta e gravidez:
- Um estudo de exposição não ocupacional a vapores de tinta durante o primeiro trimestre pode aumentar o risco de algumas anomalias congênitas, embora os pesquisadores observem que suas descobertas precisam de confirmação adicional.
- Outro estudo de exposição não ocupacional a vapores de tinta descobriu que não havia uma relação significativa entre a exposição a vapores de tinta e peso ao nascer ou risco de nascimento prematuro.
- Um estudo recente sobre exposição não ocupacional a vapores de tintas à base de óleo antes da concepção descobriu que a exposição pode realmente aumentar o peso ao nascer e levar a um aumento da incidência de macrossomia.
Então, se você está grávida, deveria pintar? Se você tiver sérias preocupações com os efeitos dos vapores de tinta no seu bebê ainda não nascido, evite pintar durante a gravidez.
No entanto, se você optar por pintar, faça o seguinte:
- use tintas à base de água
- evite pintar durante o primeiro trimestre
- verifique se a área que você está pintando está bem ventilada
Como minimizar a exposição a vapores de tinta
Se você estiver pintando em sua casa, aqui estão algumas práticas recomendadas que você pode seguir para reduzir seu risco:
- Certifique-se de selecionar tintas para ambientes internos. Leia os rótulos dos produtos para selecionar um produto que gere vapores ou COV menos prejudiciais, como tintas à base de água.
- Leia as informações de segurança na etiqueta do produto com cuidado. Observe quaisquer avisos, informações de primeiros socorros ou se forem necessárias medidas de proteção, como luvas ou óculos de proteção. Você pode usar um respirador para diminuir o risco de inalar COV.
- Sempre pinte em uma área bem ventilada. Você pode esperar o tempo secar para poder abrir algumas janelas. Considere usar um ventilador de caixa na janela para ajudar a direcionar o fluxo de ar para o exterior.
- Faça pausas frequentes para permitir um pouco de ar fresco.
- Após a pintura, planeje manter as janelas o mais abertas possível por dois a três dias, para permitir que os vapores de tinta saiam da sala. Você deve evitar entrar em uma sala recém-pintada durante esse período.
- Feche firmemente todos os recipientes de tinta restantes para evitar que os vapores vazem para a área circundante. Se você optar por descartar as sobras de tinta, certifique-se de fazê-lo corretamente.
Como tratar a exposição a vapores de tinta e outros riscos de tinta
Certifique-se de consultar as informações de segurança na etiqueta do produto que você está usando para obter informações específicas sobre primeiros socorros.
Algumas diretrizes gerais para o tratamento da exposição à tinta ou aos vapores da tinta incluem:
- Na pele. Lave bem a área afetada com sabão e água morna.
- Nos olhos. Lave os olhos com água corrente por 15 a 20 minutos. Depois, descanse os olhos mantendo-os fechados por cerca de 15 minutos. Se sentir dor ou problemas com a sua visão, procure atendimento médico.
- Engolir. Beba uma pequena quantidade de leite ou água enquanto observa sintomas de dor de estômago, como náusea, vômito ou diarréia. Se necessário, ligue para o Controle de Envenenamentos no número 800-222-1222.
- Sentimentos de tontura ou tontura. Procure imediatamente ar fresco e ligue para o Controle de Envenenamentos no número 800-222-1222.
Fumos de tinta à base de solvente ligados ao MS
Você pode ter ouvido algo sobre solventes orgânicos em vapores de tinta sendo vinculados à esclerose múltipla (EM).
O artigo foi publicado em 2018 na revista Neurology. Os investigadores avaliaram mais de 2.000 pessoas com diagnóstico de EM, comparando-as com quase 3.000 controles.
Eles avaliaram a interação entre a exposição a solventes orgânicos, fumaça de cigarro e fatores genéticos e como essas coisas podem contribuir para o aumento da EM. Eles então fizeram as seguintes observações:
- A exposição a solventes orgânicos aumentou o risco de MS. O risco também aumentou com tempos de exposição mais longos.
- Indivíduos com fatores de risco genéticos específicos para EM e exposição a solventes orgânicos tiveram cerca de sete vezes mais chances de desenvolver EM do que pessoas sem os fatores de risco genéticos e sem exposição a solventes orgânicos.
- Pessoas com fatores de risco genéticos específicos expostos ao fumo e a solventes orgânicos tiveram um aumento de 30 vezes no risco em comparação com pessoas não expostas sem fatores de risco genético.
Deve-se enfatizar que os autores do estudo observam que você não obtém necessariamente MS da exposição a solventes orgânicos, como os encontrados em tintas e outros produtos domésticos.
No entanto, você pode evitá-los - assim como fumar - para reduzir o risco de esclerose múltipla, principalmente se você tiver um histórico familiar da doença.
Leve embora
A maioria das tintas é muito segura. No entanto, a exposição à tinta e seus vapores tem o potencial de causar irritação na pele, olhos e garganta. Muitas vezes, isso pode desaparecer com a limpeza da área afetada ou com a saída de ar fresco.
Muitos produtos de tinta contêm VOCs que podem potencialmente causar efeitos na saúde a curto e longo prazo. Por isso, você deve minimizar a exposição a esses produtos químicos sempre que possível.
Ao pintar em ambientes fechados, você sempre deve fazê-lo com segurança. Isso pode incluir a seleção de uma tinta com níveis mais baixos de COV, a ventilação adequada da área e a pausa para obter ar fresco.